Quer fazer uma francesinha vegetariana que se revela particularmente tentadora? Uma solução deliciosa para quem não quer deixar de comer francesinha mas quer abdicar da carne!
Uma francesinha vegetariana não é só para vegetarianos, mas é uma forma deles poderem usufruir de um petisco que sacie o olhar e que seja tão saboroso como a francesinha comum.
Quem desconhece o que é, verdadeiramente, a comida vegetariana, normalmente associa este tipo de regime alimentar a comida menos saborosa e menos atrativa. Contudo, a comida vegetariana, sendo necessariamente diferente, pode ser igualmente irresistível, mesmo para quem não é vegetariano.
Aprenda a fazer francesinha vegetariana, mas deliciosa!
A francesinha
Este prato tradicional do Porto é um produto muito calórico, mas também muito saboroso. É um prato portuense típico que muitos tentam levar para outras zonas do país, mas o resultado final é, normalmente, desastroso.
Ela tem como características ser bela e deliciosa. É composta por duas fatias de pão, tendo entre as fatias salsicha fresca, linguiça, bife de vaca e fiambre. No topo, sobre a fatia colocada em cima, há queijo que derrete quando vai ao forno.
Depois, há um molho de francesinha absolutamente irresistível. Este molho pode variar de estabelecimento para estabelecimento, mas geralmente feito com: tomate, cerveja, piripiri, molho de marisco, licores, vinho do Porto, whisky e diversas especiarias).
Assim, ela já seria um bom prato, mas ainda tem a companhia de um ovo estrelado que é colocado no topo da francesinha e de uma dose de deliciosas batatas fritas. Fora do prato, mas parte da verdadeira experiência de comer uma francesinha portuense, há uma cerveja bem fresquinha.
Inspiração
Apesar de se dever evitar as imitações espalhadas pelo país, não há razão para rejeitar criações que se inspirem nela, mas propõem algo diferente, como acontece com a francesinha vegetariana.
Esta é uma boa alternativa para quem não pretende um prato tão pesado (nem assume o risco de imitar algo que, na verdade, é inimitável). Esta versão, além de proporcionar uma refeição mais ligeira, é apta a vegetarianos que não querem comer o petisco nortenho, com carne.
Para a francesinha vegetariana ser realizada, há uma necessária substituição da proteína animal, sendo ela trocada por proteína vegetal. Os vegetais são previamente temperados e grelhados e, posteriormente, adicionados em camadas.
No topo, é colocado queijo de cabra e há, ainda, um molho que é bem distinto do da francesinha tradicional, mas é igualmente importante neste prato. É a sua alma, tal como na francesinha do Porto.
Para o fazer, é preciso ter consigo alguns materiais e equipamentos, nomeadamente tacho, grelhador, travessa pequena de forno, tábua, faca de cozinha e varinha mágica
Receita de francesinha vegetariana
Ingredientes
Para o molho:
– 4 dentes de alho picados
– 1 cálice de vinho branco
– 1 cálice de vinho do Porto
– 1 cebola picada
– 1 cerveja (33 cl)
– 1 folha de louro
– 1 malagueta
– 200 ml polpa de tomate
– Sal q.b.
– Salsa q.b.
Para a francesinha:
– 3 fatias de queijo de cabra
– 2 fatias de pão de forma com sementes
– 1 fatia tofu
– 80 g cogumelos portobello ou shitake
– 60 g de courgette
– 60 g beringela
– Azeite q.b.
– Limão q.b.
– Sal q.b.
Modo de Preparação
Para o molho:
– Comece por colocar num tacho a cebola e o alho picados.
– Junte a malagueta, o vinho branco, a cerveja e a polpa de tomate.
– Adicione a folha de louro, o sal e a salsa e deixe apurar.
– Aguarde que ferva e, posteriormente, junte o vinho do Porto.
– Depois, enquanto o molho ainda está quente, triture com a varinha mágica e reserve.
Para a francesinha:
– Comece por grelhar a beringela, a courgette, o tofu e os cogumelos.
– Faça o tempero com sal, limão e azeite.
– Faça camadas com os ingredientes, pão e tofu.
– Ponha depois a beringela, a courgette e os cogumelos.
– Feche a sande colocando a fatia de pão no topo.
– Conclua, colocando no topo da francesinha as fatias de queijo.
– Coloque no forno e leve a gratinar por 5 minutos. Reserve.
– Recupere o molho e verta-o em abundância sobre o queijo da sande.
– A francesinha está pronta!
– Hora de servir e ficar deliciado!