O segredo do molho de francesinha perfeito, com todo o aroma e sabor do petisco da cidade Invicta! A francesinha é uma criação gastronómica absolutamente irresistível. É calórica, é indesmentível, mas é bastante saborosa. Ela não tem que ser comida todas as semanas, nem deve, mas é um prato fantástico, perfeitamente indicado para momentos especiais, sendo particularmente bem recebido em eventos mais numerosos, em família ou com amigos.
A melhor francesinha é servida na cidade Invicta. É na cidade do Porto que se encontra o molho de francesinha perfeito, com todo o aroma e sabor que lhe é característico. Refira-se que a francesinha foi considerada uma das 10 melhores sanduíches do mundo pelo Aol Travel (uma plataforma norte-americana sobre destinos turísticos e lazer que é uma referência internacional). Outras entidades já defenderam o mesmo, nomeadamente o sítio britânico “The Culture Trip” e a prestigiada revista espanhola de viagens “Condé Nast Traveller”.
Quer levar a essência da francesinha portuense diretamente para sua casa? Nós explicamos como!

Molho de francesinha perfeito à moda do Porto
Símbolo da cidade
A francesinha tornou-se um verdadeiro símbolo da cidade Invicta. É um prato típico da cidade do Porto e é uma experiência gastronómica obrigatória para quem quer que visite a cidade, seja português ou estrangeiro.
A francesinha é realizada com a forma de uma sande bem enriquecida com diversos ingredientes gulosos (nomeadamente salsicha fresca, fiambre, linguiça, carnes frias e bife de carne de vaca). Ela é coberta por queijo que fica derretido, depois de um “estágio” no forno.
O “banho” do molho (que pode ser ligeiramente ou muito picante!) dá-lhe um toque mágico que enriquece a experiência gastronómica, tornando-se num dos pratos mais impressionantes e emblemáticos da gastronomia nacional!

Acompanhamentos
A francesinha é, por si só, um prato pleno, repleto de sabor. Mas ele ainda pode ser enriquecido com uma dose de batatas fritas que pode ser servida como acompanhamento. Há ainda a possível adição de um ovo estrelado que, normalmente, é colocado no topo da sanduíche. Sendo um acrescento à receita original, é um pormenor importante que tem sido bem acolhido pelos portuenses e outros fanáticos do petisco do Porto.
O molho
É considerado o produto chave deste maravilhoso prato. O molho de francesinha é constituído por tomate, cerveja, piri-piri e… o melhor mesmo é partilhar a receita!

Receita do molho de francesinha (o autêntico, à moda do Porto)
Ingredientes
– 1 cebola pequena
– 1 c. sopa azeite
– 1 dente de alho
– 1 folha de louro
– ½ cubo de caldo de carne
– ½ lata pequena de tomate pelado (cortado em cubos)
– ½ malagueta vermelha
– 100 ml água
– 100 ml cerveja
– 50 ml vinho branco
– 1 c. de chá com amido de milho
– 1 c. de chá com molho inglês
– 1c. de chá com sal
– 1 c. de chá com vinho do Porto
Modo de Preparação
– Coloque a refogar no azeite a cebola picada
– Acrescente ao refogado a malagueta, o alho picado, o tomate e a folha de louro.
– Junte a água, o molho inglês, a cerveja, o vinho branco e o caldo de carne.
– Deixe que ferva ao longo de 10 minutos.
– Faça o tempero com o sal.
– Acrescente, então, o amido de milho diluído em água fria e o vinho do Porto.
– Deixe que ferva por 5 minutos.
– Finalmente, triture tudo com a varinha mágica.
– Está pronto a dar banho a uma irresistível francesinha!…

Quem diria que seria tão fácil aprender a fazer um verdadeiro símbolo da gastronomia da cidade do Porto. A francesinha, além de um autêntico símbolo da Invicta, é uma experiência gastronómica incrível e irresistível que pode ser feita em pouco mais de 30 minutos!
Faça este delicioso molho de francesinha perfeito e surpreenda familiares e amigos com este petisco memorável!
Leia também:
- Francesinha à moda do Porto para fazer em casa
- Conheça a curiosa história do nome Francesinha
- Aprenda a fazer francesinha vegetariana, mas deliciosa!

NCultura
Agora que já sabe como preparar o molho de francesinha perfeito à moda do Porto, basta reunir todos os ingredientes e colocar em prática. Se tem alguma sugestão de temperos ou receitas que gostaria de ver presentes no nosso site, deixe-nos a sua sugestão.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…
O “Molho da Francesinha” reside em muitos modos e lugares, aqui no Porto, porque o tempo se encarregou e carregou de inventiva.
Este molho aqui apresentado, sem dúvida, deve ser muito bom. Mas, cá no burgo, nenhum novo “Molho de Francesinha” nos faz esquecer o ainda molho original da Regaleira (sóbrio, pouco picante e com não muitos ingredientes), vigiado de perto pelo funcionário que, desde o início de tão fascinante sandwich, acompanha o serviço.
As primeiras Francesinhas faziam-se em pão molete’, isto é pão comum (o ‘bijou’ ou o ‘4 palavras’), pão à medida do pequeno almoço da manhã. Hoje está quase totalmente consagrado o uso do ‘pão-de-forma’.
Ao autor(a) deste molho (que haverei de provar) os meus parabéns.