Início Tradições Aprenda a fazer a maionese caseira perfeita

Aprenda a fazer a maionese caseira perfeita

Hum, deliciosa… a maionese caseira é um molho versátil e saboroso. Aprenda a fazer a maionese caseira perfeita e nunca mais terá de a comprar.

fazer a maionese caseira
Aprenda a fazer a maionese caseira perfeita

Aprenda a fazer a maionese caseira perfeita e nunca mais terá de a comprar. A maionese é um molho fantástico, tão internacional como o ketchup com o qual forma uma dupla fantástica nos cachorros quentes. Mas pode ter consequências para a linha… Sendo extremamente versátil, é muito útil de ter por casa. E melhor do que tê-lo em casa, é poder fazê-lo em casa.

A maionese caseira revela-se mais saudável do que a comercial e também mais saborosa! Ela combina com diversos alimentos e fica particularmente bem na companhia de comida crocante, mais especificamente batata frita. Os hambúrgueres também são outro alimento que fica ainda melhor na companhia de maionese caseira.

Saladas, massas, atum, delícias do mar, bacalhau, camarões são muitos os alimentos que ficam ainda mais saborosos com maionese, nomeadamente caseira.

fazer a maionese caseira
Aprenda a fazer a maionese caseira perfeita

Aprenda a fazer a maionese caseira perfeita

Dicas

Nem sempre é fácil acertar no ponto para ter uma maionese caseira de excelência. Quer fazer uma maionese caseira como os chefs fazem? Temos alguns truques e dicas que irão ajudar nesse fim. Verá grande diferença no produto final, garantidamente!


Leia também: Aprenda a fazer o peixe assado perfeito


Como em qualquer outra receita, é importante escolher bem os ingredientes. Um bom limão e/ou vinagre concederão um toque de acidez, que dará vida à maionese. Quanto melhor for o azeite, melhor será o produto final. O sal também funciona como elemento essencial. Os ovos ou o leite também integram a receita. Tanto pode utilizar seis ovos como 400 ml de leite (um substitui o outro).

O produto final é diferente, mas pode ser duas formas distintas de ter uma maionese caseira deliciosa. Além do sumo de um limão, de vinagre (10 ml), do sal (a gosto), do azeite, é também importante contar com cebola (30g) e mostarda (80g).

fazer a maionese caseira
Aprenda a fazer a maionese caseira perfeita

Tabela de valor nutricional da Maionese, light (colher de sopa 15 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 36 kcal 1,8 %
149 kJ
Gordura 3,3 g 5,1 %
Gorduras saturadas 0,5 g 2,3 %
Gorduras monoinsaturadas 0,8 g 2,6 %
Gorduras poliinsaturadas 1,9 g 13,0 %
Carboidratos 1,4 g 0,5 %
Açúcares 0,5 g 1,1 %
Proteína < 0,1 g < 0,1 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 2,4 mg 8,0 %
Sódio 0,1 g < 0,1 %
Água 9,9 g 0,5 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

fazer a maionese caseira
Aprenda a fazer a maionese caseira perfeita

A colocação dos ingredientes deve ser feita aos poucos

Sugestão: Coloque o azeite por 12 horas no frigorífico, antes de o usar na receita.

O momento de colocar os ingredientes no liquidificador é importante, devendo haver todo o cuidado para não estragar o produto. Por isso, os alimentos devem ser colocados no liquidificador aos poucos, enquanto se está a bater.

Bata a cebola com o leite (ou, em alternativa, os ovos) no liquidificador. Faça-o até dissolver bem. Junte o azeite aos poucos. Coloque a mostarda e o vinagre. Pode, depois, colocar (mais um pouco de óleo) e o limão. Posteriormente, coloque mais azeite até formar um “ponto de creme” e, por fim, adicione o sal. Coloque no frigorífico.

fazer a maionese caseira
Aprenda a fazer a maionese caseira perfeita

Textura

A textura é importante. O ideal é parar o liquidificador, quando a maionese adquirir uma textura espessa, idêntica à de um creme. Assim, fica no ponto ideal para acompanhar inúmeros pratos. Faça o teste da colher, coloque uma porção de maionese na colher e mova-a de cima para baixo. Se se mover lentamente, é sinal de que conseguiu.

E se ficar líquida? Este é um problema comum, mas é preciso perceber que, quanto mais azeite se usa, mais espessa a maionese fica. Se a textura estiver muito líquida, deve retirar o preparado do liquidificador e colocá-lo uns minutos no frigorífico e, só depois, voltar a colocá-lo na liquidificadora. Bata novamente!


Leia também: Aprenda a assar frango no forno


fazer a maionese caseira
Aprenda a fazer a maionese caseira perfeita

Validade

Devemos ter em conta que o produto tem uma validade reduzida. O aspeto fica diferente, denunciando que está num processo de degradação. Não se pode comer a maionese caseira, após o prazo de validade ter passado. Deve ter-se todo o cuidado no armazenamento da maionese caseira, pois uma distração reduz drasticamente o seu prazo de validade.

No máximo dos máximos, deve consumir a maionese dentro de dois dias, idealmente em 24 horas. E, para conseguir essa longevidade, é preciso que tenha todos os cuidados, nomeadamente manter o produto muito bem fechado e colocá-lo a uma temperatura até 6°C.

fazer a maionese caseira
Aprenda a fazer a maionese caseira perfeita

Nota:

Se consumir a maionese fora do prazo de validade, então corre o risco de sofrer uma intoxicação alimentar e salmonella (que é reconhecida como uma das principais infeções transmitidas pelo consumo de alimentos, nomeadamente quando são ingeridas bactérias).

Agora que tem a receita mágica para aquela maionese caseira de excelência, experimente colocá-la na companhia de diversos pratos. Inspire-se nas diversas receitas presentes aqui no NCultura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.