Aprenda a cozinhar massa: evite estes 5 erros. “Quem não sabe fazer massa? É só ferver água e atirar a massa lá para dentro e em 15 minutos está feita!” Este é o pensamento de muita gente. Mas será mesmo assim? Será que esta afirmação é mesmo verdadeira? Comer massa é realmente uma experiência que muitos adoram. É um prato gastronómico que pode ter fama de ser fácil fazer, mas na verdade muitos não o fazem como devem. É bem mais fácil comer massa do que a fazer corretamente.
Se não existirem alguns cuidados, cometemos erros. Fazer massa na perfeição é uma tarefa que exige alguns conhecimentos.
Leia também: Aprenda a fazer arroz branco seco, solto e delicioso

Aprenda a cozinhar massa: evite estes 5 erros
Ao conhecer os erros que são realizados por muitos, podemos evitar repeti-los e, assim, tornamo-nos mais competentes. É o que acontece com estes erros que as pessoas cometem, quando pretendem fazer massa.
O sal a colocar, a temperatura da água, entre muitas outras informações são relevantes para se criar um prato de massa delicioso. Pode não tornar-se um chef profissional, mas seguramente que a sua massa ficará bem diferente e as pessoas à sua volta poderão avaliar essa diferença.

É um erro muito comum… Salga excessivamente a água.
Alguma vez salgou excessivamente a massa?
Não se deve abusar nem cozer a massa sem sal, mas também não se deve abusar do sal. Por isso, a água da cozedura da massa deve ser salgada com um punhado de sal para cada 1 litro de água. A massa não vai ficar salgada, se não passar o ponto de cozedura.

É um erro muito comum… Ser sovina na água.
Alguma vez foi sovina na água?
Colocar muita massa e pouca água é um erro. Para se fazer uma boa massa, é necessário que a massa tenha espaço para cozer, de forma a que cresça e que possa mexer-se na água.

É um erro muito comum… Dar à massa um banho de água fria inicial.
Alguma vez deu um banho de água fria no processo inicial de fazer a massa?
Deve esperar-se que a água ferva, antes de se colocar a massa. Não o fazer é um erro! Só depois da água atingir a temperatura de 100 graus Celsius, é que se coloca a massa. Não basta estar quente, é preciso que esteja a ferver.

É um erro muito comum… passar o ponto de cozedura.
Alguma vez deixou passar o ponto de cozedura da massa?
Se a massa passar o ponto de cozedura, não fica “al dente”, que é como ela deve ser servida. Assim, bastam entre 8 e 10 minutos para cozer bem a massa. A massa nunca deve passar o ponto de cozedura.
Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos
É um erro muito comum… dar um banho de água fria final.
Alguma vez deu um banho de água fria no processo final de fazer a massa?
Passar por água fria, depois de fazer a massa, é um erro bastante comum.
Mas como isso faz com que os poros fechem, nunca deve ser feito, pois não permite que o molho penetre na pasta. Deve juntar o molho e cozer por mais 2 minutos.

Conclusão
Apesar de ser um dos alimentos que mais rapidamente aprendemos a fazer, muitas vezes essa aprendizagem é feita com esses erros. Contudo, em vez de procurarmos melhorar, perpetuamos esses erros.
Agora poderá fazer a massa da forma mais adequada, pois ficou a saber alguns dos erros mais comuns que são feitos a cozinhar massa. Com esse conhecimento, pode evitar repetir os mesmos erros.