A massa al dente é um prato clássico da culinária italiana. Neste artigo vamos ajudar a cozinhar a massa de maneira consistente e saborosa, como um verdadeiro Chef. A massa é um alimento bastante popular. Existem diversos tipos de massas e inúmeras receitas feitas com este alimento. No entanto, todo o italiano defende que a massa só deve ser comida quando se apresenta “al dente”.
Muitas pessoas ainda desconhecem o significado da expressão, mas visa identificar o ponto perfeito da massa, quando ela se encontra apenas suficientemente cozinhada. No entanto, ainda ligeiramente dura.
Não é necessário ser de Itália para apreciar uma massa no ponto perfeito. Contudo, nem todos conseguem cozer a massa e apresentá-la com essa qualidade. No presente artigo, irá aprender a cozinhar devidamente este ingrediente tão versátil e saboroso.
Aprenda a cozinhar massa al dente na perfeição
Embora todas as pessoas apreciem determinados alimentos de forma distinta, como acontece com o bife (por exemplo, uns preferem mal passado, outros bem passado, outros numa fase intermédia), a massa também pode ser apreciada de formas distintas.
Uma massa não tem necessariamente de ser servida no ponto al dente. Em determinados países, a massa tende a ser servida bem cozinhada. Portanto, mais mole. Mesmo entre italianos, nem sempre foi servida al dente. Aparentemente, chegaram a servir pratos com massa muito mais cozinhada. Contudo, atualmente, existe uma clara preferência pelo ponto al dente. A mudança visou tornar a massa mais mastigável e saudável.
Passos para uma massa al dente
Se pretende cozinhar massa al dente, poderá aprender todos os passos necessários neste artigo do NCultura. Ficará a saber tudo o que precisa para apresentar a massa al dente, numa versão tipicamente italiana, deliciosa e aromática.
No presente artigo, ficará ainda a conhecer os tempos aproximados indicados para ter sucesso nesse objetivo.
A definição
Muitos estão a interrogar-se: “o que é a massa al dente?”. Esta expressão é referente ao estado de cozedura da massa. O nome popularizou-se internacionalmente. Vem do italiano ‘al diente’ que tem o significado ‘ao dente’.
A massa só pode ser considerada al dente quando se morde a massa e se encontra alguma resistência à mordida. Mesmo quando se corta a massa com um garfo percebe-se que não corta no imediato. A massa al dente apresenta-se firme (no entanto, não se encontra dura). Ela revela uma fina veia branca no centro.
Quais são os benefícios de uma massa al dente
Impede a formação de picos de glicose no sangue: quando a massa é mal cozida, ela contribui para a manutenção do índice glicémico baixo e ajuda os níveis de açúcar e insulina a manterem-se estáveis.
Por isso, o consumo desta massa contribui para impedir o armazenamento de gordura. Além disso, permite que se mantenha a energia e a fome equilibradas. No entanto, para se comer uma massa al dente saudável, selecione molhos com menos gordura e calorias.
Perfeita para desportistas: a massa cozinhada no ponto al dente apresenta um índice glicémico inferior quando se compara com a massa demasiado cozida. Com a massa cozinhada neste ponto ideal, os hidratos de carbono são libertados progressivamente para o sangue.
- Esta curiosidade facilita a compreensão… Quando o esparguete é cozido ao longo de 5 minutos, apresenta um índice glicémico de 45. Contudo, se o esparguete for cozido por mais 10 minutos, isto é, ao longo de 15 minutos, ele apresenta um índice glicémico de 61.
- Por aqui, podemos confirmar que quando a massa se encontra no ponto al dente demora mais tempo a ser digerida, além dos níveis de glicose levarem mais tempo a subir.
- Este tipo de cozedura é vista como perfeita para pessoas desportistas que procuram atividades fisicamente mais exigentes. Tal acontece, porque o consumo da massa cozida al dente possibilita que eles possam atuar com maior rendimento durante mais tempo.
A atividade física intensa (nomeadamente, uma corrida de ciclismo, uma maratona, outras) requer que o corpo apresente níveis estáveis de glicose e os mantenha por muito tempo. Ora, o consumo de massa al dente ajuda o corpo nessa tarefa. Ele é responsável por gerir as suas próprias reservas.
Com este consumo, ele consegue fazer uma libertação gradual dos hidratos de carbono da massa. Já quando a massa se apresenta demasiado cozida, o índice glicémico é superior e a glicose atinge mais rápido a corrente sanguínea. Por isso, o atleta fica cansado prematuramente.
Ajuda a comer mais lentamente: com massa al dente, existe a necessidade de dar uma maior atenção ao processo de mastigação. Existe uma maior tendência para comer mais devagar.
Por isso, podemos apreciar melhor a refeição. Não apenas o sabor da massa, como também o do molho que a acompanha. Desta forma, o consumo de massa al dente beneficia-nos, porque concede tempo ao estômago para libertar as hormonas que nos permitem saciar (assim, evitamos comer excessivamente, porque há uma maior saciedade).
O passo a passo para fazer massa al dente na perfeição
Como devo cozinhar esparguete, macarrão ou rigatone al dente?
- Primeiro, deve usar a quantidade adequada de água, isto é, um litro por cada 100 gramas de massa.
- Segundo a receita italiana, para que a massa tenha espaço suficiente para cozinhar, não se deve poupar na água.
- Nesta etapa, deve consultar os gramas de massa consoante o número de pessoas a servir, que estarão na mesa.
- Posteriormente, após começar a ferver, junte o sal (estime 7 g por cada 1l de água).
- Em seguida, deve adicionar a massa quando o sal se dissolver e a água voltar a ferver.
- No imediato, mexa um pouco durante os primeiros minutos e aguarde o tempo indicado pelo fabricante, indicado na embalagem.
- Então, após esse tempo, deve coar a massa.
- Finalmente, pode misturar com um molho da sua preferência.
Tempos mais indicadas para massas ficarem al dente
O tempo de cozedura deve ser adaptado à massa que se usa para se conseguir obter o ponto de massa al dente. Por isso, tenha em conta o tipo de massa e o fabricante em questão no momento de cozer a massa.
Leia o rótulo com as indicações, porque há ligeiras mudanças no tempo destinado a cada variedade. No entanto, normalmente, o tempo destinado para as massas secas situa-se entre 6 e 12 minutos.
Por exemplo, o esparguete que se encontra entre as massas mais comuns fica pronto em apenas 8 minutos, enquanto o Fusilli necessita de 11 minutos para ficar al dente.
A referência ao tempo de cozedura encontra-se presente no pacote de massa. Portanto, a indicação apresentada na embalagem corresponderá à cozedura al dente. No entanto, iremos apresentar uma tabela com os tempos de cozedura mais comuns para as massas clássicas ficarem no ponto al dente.
Aprenda a cozinhar massa como um Chef:
- Aprenda a fazer massa gratinada no forno como um Chef italiano
- 3 receitas de massa gratinada com bacon e cogumelos
- 3 receitas de massa com atum no forno. Todos adoram!
Tipos de massa e tempos de cozedura al dente
- Tortiglioni requer 12 minutos
- Penne rigate requer 11 minutos
- Fusilli requer 11 minutos
- Farfalle requer 10 minutos
- Macarrão requer 9 minutos
- Esparguete requer 8 minutos
A forma mais antiga de reconhecer a massa no ponto al dente está na boca. Se não tiver consigo forma de estimar o tempo de cozedura, deve prová-la. Basta picar com um garfo, cortar ao meio. Se a cor no meio da massa se apresentar diferente e confirmar alguma resistência, significa que a massa está pronta! Pode desligar o lume.