Aprenda a dominar a arte de cozinhar marisco como um verdadeiro Chef. Truques simples e fáceis de aplicar para preparar uma refeição de sonho! O marisco é um ingrediente especial. A explosão de sabores que proporciona permite criar admiradores fervorosos. Existem diversas receitas com estes ingredientes. São propostas gastronómicas muito distintas. Há de tudo: sapateiras recheadas, camarões, ameijoas… Cada refeição representa uma tentação.
No presente artigo, poderá ficar a conhecer alguns passos essenciais para poder preparar uma refeição maravilhosa com marisco. Há etapas importantes para deixar o marisco perfeito, para que não fique seco. A regra de ouro para ter um marisco suculento passa por não o cozinhar em excesso. No entanto, confira outras dicas para dominar este ingrediente fantástico.
Aprenda a cozinhar marisco como um Chef
Os tempos adequados para cozinhar marisco:
Camarões
O tempo estimado para cozinhar camarões é de 2 minutos, em média. Este ingrediente pode levar de 1 a 3 minutos a cozer. O tamanho do camarão pode fazer variar esse tempo. Se o camarão for mesmo muito grande, demorará 4 minutos.
- Após se deixar a água ferver, adicione o camarão. Ele irá começar logo a ficar rosado. Ao fim dos 2 minutos (ou logo após o camarão ficar todo rosado), retire os camarões.
No imediato, deve arrefecer o camarão em gelo, para interromper a cozedura e ficar mais rijo. Por fim, deve polvilhar com umas pedras de sal grosso e verter algumas gotas de sumo de limão.
- Para fritar camarões, primeiro descasque-os. Em seguida, frite-os em lume alto para que fritem mais rápido possível. Assim, apresentam-se tostados sem que sequem. Tal como acontece com os camarões cozidos, os camarões a fritar não devem ficar em contacto com o calor por mais de 3 minutos
Lagosta e lavagante
Estes ingredientes levam entre 15 e 30 minutos a cozinhar, o que varia consoante o tamanho. Após cozidos, estes alimentos também devem ser arrefecidos em gelo ou água gelada para interromper de imediato a cozedura. O marisco passa do ponto se não se fizer esse procedimento.
Sapateira e Santola
Demoram entre 14 e 20 minutos a ficarem prontos, o que varia conforme o tamanho. Por exemplo, elementos com menos de um quilo são pequenos.
Se tiver mais pesados que vão até ao 1,5 kg, será uma medida média. Um peso superior a 1,5 kg revela-se um tamanho grande. O procedimento após cozinhar é o mesmo: requer um arrefecimento imediato.
Búzios
Demoram 15 minutos a ficarem prontos.
Percebes
Demoram apenas 1 a 2 minutos a ficarem prontos.
Bivalves
Os bivalves ou mariscos de concha devem cozinhar até ao momento em que abrem. Após as conchas abrirem, os bivalves ou mariscos de concha estão prontos.
Primeiro, deve ter muita atenção no momento de os escolher. Idealmente, deve usar o produto muito fresco: os bivalves ou mariscos de concha devem cheirar bem e estar vivos (a mexerem-se).
Se eles forem depurados, em princípio não terão areias. Se não forem depurados, eles devem ser colocados em água com um pouco de sal, por 1 a 2 horas para largarem a areia. Depois, devem ser muito bem lavados.
Relativamente aos mexilhões, devem ser bem limpos. Remova-lhes as “barbas” com uma faca (deve puxar com força até esses elementos saírem de dentro da concha).
O método mais indicado para confecionar amêijoas e berbigões é colocar azeite na frigideira. No imediato, adicione muito alho. Posteriormente, quando estiver quente, acrescente as conchas. Em seguida, deixe que cozinhe em lume médio/alto até as conchas abrirem.
- Importante: quando verificar que há conchas que não abrem não deve forçar. Elas não devem ser comidas, porque esse alimento pode não estar bom para consumo.
Finalmente, regue com sumo de limão, polvilhe com coentros frescos e misture delicadamente. Se apreciar um molho mais rico, pode acrescentar um copo de vinho branco.
Outra forma de enriquecer o molho consiste em fazer uma cebolada antes e após a cebola se apresentar amolecida. Pode então adicionar as ameijoas, berbigões ou mexilhões.
Conheça as melhores receitas destes petiscos:
- Como fazer polvo à lagareiro de comer e chorar por mais
- O melhor bacalhau gratinado com camarão. Ninguém resiste!
- Arroz de marisco
Vieiras
Antes de as cozinhar, as vieiras devem ser retiradas da casca. Em alternativa, pode comprar miolo congelado de boa qualidade. Deve retirar-lhes o músculo que as agarra à concha, porque se trata de um elemento mais rijo.
O melhor método de cozinhar vieiras é fritá-las, numa frigideira bem quente, com manteiga. Faça a fritura das vieiras num processo muito rápido. Elas só devem ser cozinhadas por cerca de um minuto, entre 30 a 60 segundos para cada lado. O tempo varia ligeiramente conforme o tamanho da vieira.
Tenha cuidado, porque as vieiras rapidamente passam do ponto. Por isso, podem ficar muito rijas e emborrachadas. Para se apresentarem no ponto perfeito, devem estar brancas no topo. No centro, as vieiras devem ficar ligeiramente translúcidas.