Tem morangos em casa? Fique a conhecer diversas maneiras de conservar morangos para que durem muito mais tempo! Os morangos são um fruto particularmente agradável, muito estimado entre os portugueses. O seu sabor é tão apreciado que muitas pessoas optam por comprar em qualidade. O problema deste fruto é que tem uma validade muito reduzida. A sua qualidade vai reduzindo com o passar das horas e dias. Por isso, rapidamente deixa de ficar em bom estado.
O presente artigo do NCultura serve como solução para esse problema da rápida deterioração dos morangos, como um guia completo para conservar e armazenar adequadamente este fruto tão amado.
Reunimos um conjunto de dicas práticas que permitem preservar as qualidades da fruta por mais tempo. Saiba o passo a passo a seguir para armazenar os morangos corretamente, para assegurar a sua preservação, prolongando a vida útil dos morangos.
Aprenda a conservar morangos para que durem meses
Os morangos frescos que estão disponíveis nos supermercados são comprados, mas duram pouco tempo. Por isso, pode aprender os passos certos para armazenar e congelar adequadamente esta fruta tão deliciosa. Assim, poderá comer morangos ao longo de todo o ano.
Procedimento: à temperatura ambiente, para consumo rápido
Se for colocar os morangos no frigorífico, não os lave. Os morangos funcionam como esponjas. Eles absorvem muita humidade. Ora, se os lavar, eles vão absorver muita água, o que fará com que se estraguem rapidamente.
Se for congelar os morango, pode lavá-los. Contudo, tenha o máximo cuidado para os secar de seguida, para se livrar do excesso de humidade. Eles podem ficar com muito gelo.
Sempre que identificar morangos com mofo, elimine-os no imediato. O mofo espalha-se com facilidade para os outros morangos. Mesmo após comprar os morangos, pode encontrar morangos mofados. Remova-os imediatamente.
O mofo irá estragar rapidamente os morangos que se encontrem em bom estado. Por isso, basta um morango podre para estragar todos em pouco tempo. Mantenha os mais frescos e mais brilhantes que encontrar. Coloque esses morangos numa superfície limpa.
Os morangos devem ser armazenados à temperatura ambiente, se forem comidos num espaço de poucas horas. Se planear usar os morangos em poucas horas, seja numa receita ou porque vai comê-los como um lanche à noite, armazene-os à temperatura ambiente para manter o sabor fresco.
Os morangos não devem ser guardados nas suas embalagens plásticas. A maioria deles são comprados embalados em recipientes deles, que não são indicados para armazená-los. O plástico das embalagens do mercado não permite a passagem de ar e faz com que os morangos se estraguem rapidamente. Coloque-os numa vasílha.
Procedimento: no frigorífico
Coloque os morangos numa vasilha aberta. Primeiro, forre o recipiente com papel toalha para absorver o excesso da humidade. Em seguida, tire-os da embalagem original e coloque-os num grande recipiente espaçoso.
Não coloque os morangos amontoados. Eles devem ficar encaixados confortavelmente dentro da vasilha. Pode necessitar usar vários recipientes para que os morangos caibam todos nestas condições.
Tenha em conta que não deve fechar o recipiente. Os morangos devem ser arejados. Não necessitam de tampa. Posteriormente, coloque a vasilha aberta com os morangos no frigorífico até que pretenda comer os morangos.
Aprenda a conservar outros alimentos:
- Aprenda a escolher e a conservar melancia por mais tempo
- Aprenda a conservar alface para que dure até 2 semanas
- Aprenda a conservar queijo para que dure muito mais tempo
Procedimento: no congelador
Após retirar as hastes dos morangos, coloque os morangos numa única camada numa assadeira. Em seguida, coloque no congelador por algumas horas até que os morangos se encontrem completamente congelados.
Posteriormente, coloque a fruta num recipiente hermeticamente fechado. Eles devem ser comidos no espaço máximo de 6 meses.
Também pode guardar os morangos numa calda simples. Faça um xarope com quatro chávenas de água para cada chávena de açúcar. Em seguida, dissolva o açúcar e deixe que a mistura esfrie.
Depois, pode usá-la. Primeiro, coloque as frutas inteiras em recipientes e cubra os morangos com a calda fria, usando meia chávena de xarope caseiro para cada recipiente de 0,5 l (aproximadamente).
Finalmente, deve vedar os recipientes e congelar os morangos. Assim, quando quiser comer os morangos, coloque os recipientes no frigorífico a descongelar.
Pode ainda armazenar os morangos com açúcar. Primeiro, corte os morangos pela metade ou fatie-os. Depois, coloque a fruta cortada numa tigela. Para cada quatro chávenas de frutas, polvilhe meia chávena de açúcar sobre os morangos.
Em seguida, misture bem os morangos com o açúcar para que estes se dissolvam. Finalmente, embale os morangos num recipiente adequado para congelamento e feche-o bem antes de congelar.