Volodymyr Zelensky é o objetivo perseguido por Putin, que pode até ir atrás da família do presidente da Ucrânia como plano B. Para isso, Putin colocou a Rússia a invadir a Ucrânia!
O nome do atual presidente da Ucrânia é Volodymyr Olexandrovytch Zelensky. Este é o homem que está no centro do conflito que tem marcado os últimos dias. O seu percurso é surpreendente, trabalhou como ator, comediante, roteirista e produtor de cinema até chegar à posição de maior poder no seu país, em 2019.
Nesse ano, Volodymyr Zelensky assumiu o cargo de presidente da Ucrânia. É nesta posição que se coloca como inimigo número 1 daquele que se tornou no maior pesadelo da Europa desde Adolf Hitler, pois, o presidente russo pode dar início a uma Guerra Mundial III.
Um pesadelo que todos tememos que seja realidade nos próximos dias ou meses. Zelensky já alertou a Europa e os EUA que necessita de maior apoio de todos para sobreviver ao cerco que Putin tem feito a Kiev. Para Zelensky não há dúvidas, Putin quer a sua cabeça, podendo ir atrás da sua família para o conseguir.
Conheça os alvos de Putin: Volodymyr Zelensky e Olena Zelenska
Vida pessoal de Zelensky
Zelensky nasceu em Krivoi Roh no dia 25 de janeiro de 1978. Na região onde ele nasceu, no sudeste do país, fala-se russo. Zelensky é de origem judia. Os seus pais são Rimma Zelenska e Oleksandr (Aleksandr) Zelensky, mãe e pais, respetivamente.
O seu avô paterno lutou contra os nazis, tendo estado ligado ao Exército Vermelho na Segunda Guerra. Os nazis perseguiram e mataram outros familiares de Volodymyr Zelensky. Ora, o presidente russo, Putin, defendeu que um dos objetivos para a guerra por ele iniciada era “desnazificar” a Ucrânia…
A infância
Zelensky mudou-se, na infância, com a família para a Mongólia, nação onde ficou por quatro anos. A formação académica de Zelensky não se traduziu na sua profissão, pois, apesar de ter tirado Direito no Instituto de Economia de Kryvyi Rih, ele não exerceu a profissão. Zelensky concluiu a sua formação em 2000, mas o seu futuro não passou pela área do Direito.
O casamento
Zelensky casou-se com Olena Zelenska em 2003. Olena foi uma colega de faculdade, pessoa com quem estabeleceu um relacionamento que deu frutos, os seus 2 filhos. Apesar do contexto delicado que o país atravessa, Olena Zelenska e os dois filhos continuam a viver em Kiev e não deixaram o Presidente ucraniano sozinho nesta luta que opõe Zelensky e Putin.
Posteridade
Putin viu em Volodymyr Zelensky uma pessoa que poderia ser usada, como uma peça de xadrez. O presidente russo quer eliminar Zelensky da presidência da Ucrânia, pretendendo colocar no lugar alguém como Aleksandr Lukashenko, que é Presidente da Bielorrússia, mas está ao serviço de Putin, como se comprova com o seu comportamento recente, colocando-se ao lado do presidente russo.
Contudo, Putin acabou por colocar Volodymyr Zelensky como um herói, não apenas da Ucrânia, mas do mundo inteiro. Volodymyr Zelensky é o rosto da resistência, um defensor da justiça, da liberdade e da democracia, recusando sair do seu país e não hesitando em morrer pela sua nação.
A família de Zelensky
Volodymyr Zelensky inspirou tudo e todos ao permanecer em Kiev para defender o seu país. Ele recusou-se a fugir para assegurar a sua sobrevivência, arriscando a sua vida para defender os seus valores. A sua família também recusou fazê-lo e não irá deixá-lo sozinho.
A sua mulher, Olena Zelenska, está a viver de perto esta guerra, encontrando-se em Kiev juntamente com os dois filhos de ambos. Não vivem no mesmo local, atualmente, já que Volodymyr Zelensky se encontra em zonas mais perigosas. As bombas são uma constante e o calendário não tem dias livres para passeios em família.
Inimigos de Putin
Se é verdade que o Presidente da Ucrânia é o alvo número um, Volodymyr Zelensky também afirmou que a sua família (a mulher e os dois filhos) são o alvo número dois. Os dias são de medo constante, fazem-se de luta sem descanso, com bombas a explodir e armas a serem disparadas constantemente. Contudo, a sua família está lá, perto do seu presidente. Ela encontra-se sem arredar pé de Kiev, mas do lado que não se pode ver.
Olena Zelenska
A mulher de Zelensky não se assusta com facilidade, ela recusa-se a deixar o marido para trás, mesmo tendo noção dos riscos que corre. Permanece ao lado do seu cônjuge mesmo que isso signifique ficar cercada numa cidade que adora, mas que pode ser destruída a qualquer momento. Contudo, Olena Zelenska pretende ficar próxima do homem por quem se apaixonou há 24 anos.
Volodymyr Zelensky e Olena Zelenska
Ambos estiveram juntos na escola, primeiro, depois estudaram juntos na faculdade em Kryvyi Rih, a 400 quilómetros de Kiev. Foi na faculdade que se aproximaram e se apaixonaram. Eles começaram a namorar e desde então que permanecem juntos.
Enquanto Olena estudou arquitetura, Zelensky seguiu Direito. Olena Zelenska tornou-se depois escritora, chegando a ser parceira de Zelensky, pois quando Volodymyr Zelensky começou a carreira de comediante, ela também lhe escrevia os textos.
O casamento
A ligação ao trabalho foi frutuosa, mas na vida a relação também deu frutos. Eles casaram-se em 2003 e Aleksandra, a primeira filha, nasceu um ano depois. Kiril, o filho mais novo do casal nasceu em 2013.
Olena Zelenska sabia que estaria ao lado do seu marido nos bons e nos maus momentos, desconhecendo que os piores momentos poderiam significar o fim da existência do seu país. Mas, mesmo assim, ela aguenta firme.
Vida política
Olena chegou a defender, à revista Vogue, que não queria que o marido seguisse a vida política e que a vida de ambos, ao tornar-se muito exposta, poderia ser perigoso para eles, temendo pela vida de ambos. Contudo, mesmo não apoiando inicialmente a escolha do marido, atualmente ela mantém-se ao lado da pessoa que ama. Aliás, mesmo na campanha eleitoral presidencial, Olena esteve ao lado do marido em todos os momentos da sua vida política.
Visibilidade
Olena é a primeira-dama da Ucrânia, sendo uma pessoa vistosa, não apenas pelas roupas que usa, pela elegância que apresenta, mas também pelo discurso. Pois, ao longo dos últimos três anos, Olena foi dando nas vistas por bons motivos, não só pelos discursos pontuais inspiradores que fez, de apelo à união entre nações, mas também pelas escolhas de roupa que eram constantemente elogiadas pelos críticos da moda.
Olena tem tido um papel ativo na defesa da igualdade de género e da nutrição infantil. Ela preferiu ficar na Ucrânia e em Kiev, junto do marido, ficando nos bastidores, sendo ativa. Olena tem usado as redes sociais desde que o conflito começou, intervindo, deixando mensagens de coragem, dando força ao povo ucraniano e inspiração.
O futuro de todos
Assim se percebe que ao lado de um grande homem caminha uma grande mulher. O país que tem duas pessoas assim, com estes valores e estas qualidades (coragem, sentido de justiça, determinação, entre outras) na posição de Presidente e de Primeira Dama, seguramente que tem muitas razões para continuar a lutar pela sua sobrevivência.
Os ucranianos seguem um líder que lidera pelo exemplo, lutando com os seus, sendo mais um entre todos. Putin, que tem uma liderança baseada na imposição e no medo, caminha só. A guerra é só dele, para ele, por ele. Os russos poderão sofrer no futuro os danos colaterais (preconceito, raiva, troca de insultos) de uma guerra que não escolheram.
Leia também:
- Vladimir Putin: 7 factos do homem mais temido do séc. XXI
- É português um dos 21 líderes mundiais antes do poder
- Curiosidades surpreendentes da Bielorrússia
NCultura
Se leu “Conheça os alvos de Putin: Volodymyr Zelensky e Olena Zelenska” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…