Aldeia portuguesa eleita uma das 5 joias mais bem escondidas da Europa. O portal de viagens “European Best Destinations” elegeu Braga, em 2019, como o segundo melhor destino turístico europeu. Em 2020, foi a vez de Sistelo ser incluída no top “Best Hidden Gems” (Melhores Jóias Escondidas).
Na verdade, esta vila já foi destacada noutras listas que tem como mote dar relevo a locais pitorescos, cheios de encanto e que ainda não foram muito descobertos, nem explorados pelo turismo. É realmente o caso deste simpático destino que proporciona uma escapadinha super agradável que não pode deixar de fazer.
Aldeia portuguesa eleita uma das 5 joias mais bem escondidas da Europa
A vila de Sistelo fica em Arcos de Valdevez, perto do Parque Nacional Peneda-Gerês. Fica a apenas 1h30 de distância da cidade do Porto e já foi eleita uma das 7 maravilhas de Portugal. Carinhosamente apelidada de “Tibete português”, esta vila tem apenas 300 habitantes.
Leia também: Vale de Poldros: a aldeia dos Hobbits portuguesa
Candidata a Património Mundial pela UNESCO, a paisagem cultural de Sistelo já foi classificada monumento nacional.
Atrações
Em termos paisagísticos, um dos seus atrativos mais marcantes são, sem dúvida, os socalcos, onde é feita a plantação do milho, assim como os espigueiros, onde a colheita do milho é armazenada. Todos estes elementos conferem encanto a este local, tornando-o um pequeno paraíso a descobrir. Mas há ainda a floresta densa, os lagos e as cascatas refrescantes e deslumbrantes.
Mas há mais para ver e fazer em Sistelo. Existe o miradouro do “Chão da Armada”, de onde consegue obter algumas das melhores vistas sobre a paisagem e o casario. Há, ainda, o trilho “Brandas de Sistelo”, ideal para quem gosta de descobrir uma terra, caminhando.
O percurso conta com 11 kms, sendo o ponto de partida no centro da vila, levando-o depois para alguns recantos imperdíveis e inesquecíveis que comprovam como, de facto, esta é uma vila para e por descobrir.
Para os fãs de história, há também a possibilidade de visitar o Castelo do Visconde de Sistelo e ficar a conhecer todo o património local e regional, presente na arquitetura típica, nas tradições, na gastronomia e, claro, nas pessoas – simples, humildes e com muitas estórias para contar.
Não deixe de ficar a conhecer a Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos, a Capela de Santo António, os lavadouros, as casas senhoriais, a ponte oitocentista, os moinhos abandonados,… tudo elementos que ajudam a caraterizar e a definir esta região.
Vídeo de: Rui Videira
Passadiços do Sistelo-Vez
Os apreciadores de passadiços podem e devem aproveitar este percurso, integrado na Ecovia do Vez. Trata-se de um trajeto de 10 km de extensão (20 kms se contabilizar a ida e a volta) que percorre um caminho, desde a aldeia de Sistelo à ponte medieval de Vilela.
O trilho pode ser feito a pé, mas também de bicicleta. As subidas e descidas são significativas, tornando este num percurso de dificuldade média. Porém, a paisagem sobre o rio Vez (onde pode tentar a sua sorte e procurar pescar uma truta) e sobre os socalcos verdes da região vale bem a pena a caminhada.
Eta a etapa 3 do percurso da Ecovia do Vez, pode demorar cerca de 3 horas a fazê-la e encontra mais informações sobre ela, aqui.
Leia também: Igreja de Válega é a igreja mais bonita de Portugal?
A lista European Best Hidden Gems 2020
Outra boa notícia é que esta joia portuguesa não é a única presente na lista European Best Hidden Gems 2020. No top 10, além de Sistelo na 5ª posição, encontramos a Ilha das Flores, nos Açores, em 2º lugar, e Vila Franca do Campo, também nos Açores, na 10ª posição.
Conheça, agora, a lista completa:
1 – Bohinj, Eslovenia
2 – Ilha das Flores, Açores
3 – Aguero, Espanha
4 – Cefalu, Itália
5 – Sistelo, Portugal
6 – Sirmioni, Itália
7 – Adishi, Geórgia
8 – Torquay, Inglaterra
9 – Crovie, Escócia
10 – Vila Franca do Campo, Açores