Deixe-se encantar pela beleza inesgotável da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. Mais do que uma fantástica experiência, é um inolvidável encantamento.
A região de Trás-os-Montes revela-se um destino fantástico para quem pretende fugir ao rebuliço das grandes cidades. A sua beleza natural revela-se o melhor cartão de visita, existindo diversos atrativos dispersos pelos vales profundos das suas terras agrícolas.
Um dos destinos mais encantadores encontra-se perto de Macedo de Cavaleiros. A albufeira do Azibo é um dos ex-libris da região, um tesouro natural que conquista tudo e todos.
A Albufeira do Azibo é a pérola mais cintilante do nordeste transmontano
Localização
A Albufeira do Azibo encontra-se a meros 2 km de Macedo de Cavaleiros e a uma distância de apenas 30 km de Bragança. A albufeira do Azibo encontra-se rodeada de vegetação mediterrânica e atlântica, beneficiando das caraterísticas do clima do nordeste transmontano.
Nela é possível encontrar diferentes elementos que enriquecem a paisagem de forma singular, nomeadamente castanheiros, oliveiras, sobreiros, carvalhos que contribuem para tornar o cenário ainda mais belo. Ela reúne caraterísticas propícias para albergar diversas espécies de aves.
Acesso
O melhor acesso para se chegar à Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo é feito através da A4 e/ou pelo IP2.
Quem for de Lisboa, deve seguir pela A23 até à Guarda, depois seguir pela A25 e, posteriormente, deve ir pelo IP2, no sentido de Bragança.
A melhor forma de chegar a Macedo de Cavaleiros indo do Porto é apanhar a A4, prosseguindo no sentido de Bragança.
História
Situada no concelho de Macedo de Cavaleiros, a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo revela-se um símbolo da região. A barragem presente no local foi construída nos anos 70/80 do século passado. O objetivo da construção foi abastecer de água os campos agrícolas da região, algo que ainda beneficiou as populações de diferentes formas.
Por via da construção da barragem houve uma grande capacidade de armazenamento de água que permitiu a criação de um ecossistema propício à existência de diversas espécies de aves migratórias.
Esta realidade levou a que muitos ornitólogos e amantes da Natureza visitassem o espaço ao longo de todo o ano. A construção da maior barragem da Europa em terra revelou-se bastante preciosa para a região, tendo mesmo sido considerada uma das 7 maravilhas de Portugal.
Beleza incomum
Descubra a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, pois revela-se uma experiência demonstrativa da sua beleza singular, presente no centro do Nordeste Transmontano. Esta Área Protegida foi integrada na Rede Natura 2000.
Atividades a fazer
É possível praticar diversos desportos náuticos na Albufeira do Azibo, nomeadamente: natação, remo, vela, windsurf e canoagem.
Nesta área protegida, é ainda possível recorrer a trilhos para realizar passeios pedestres e ciclismo que se encontram inseridos no Ecopark do Azibo.
Época Balnear
Uma das razões do sucesso turístico está nas suas duas belas praias fluviais.
A praia fluvial da Fraga da Pegada e a praia fluvial da Ribeira, com piscina flutuante e que se encontra perto da aldeia de Santa Combinha. Estas praias atraem anualmente centenas de pessoas, encontram-se vigiadas e com bandeira azul.
Todos gostam de usufruir da beleza natural local, pois dispõem de bons acessos para pessoas com mobilidade reduzida.
Nestas praias, encontram-se serviços e atividades para todos os gostos. Por isso, são muitos os que procuram estas praias para estenderem a toalha, darem um mergulho nas águas locais e contemplarem a paisagem.
Onde se deve comer?
Embora a probabilidade de entrar num restaurante e sair satisfeito seja elevada, existem soluções particularmente tentadoras, tais como: O Restaurante Azibo ou A Dona Antónia.
Onde se deve dormir?
Existem alguns espaços que permitem que se tenha o descanso indispensável, quando se procura fugir do movimento das grandes cidades.
Para quem quiser explorar ao máximo a zona da Albufeira do Azibo e pretende ficar nas redondezas, algumas das melhores opções são: a Casa do Azibo ou as Casas de Campo de Podence.
Quem pretender ficar no centro de Macedo de Cavaleiros e explorar mais toda a região pode optar entre o Hotel Muchacho ou o Solar Morgado de Oliveira, duas propostas distintas que deixam boa impressão a qualquer pessoa.
Curiosidade
A Albufeira do Azibo recebeu o “Prémio Cinco Estrelas Regiões”.
Sugestão
Visite Podence e saiba mais sobre a tradição dos Caretos, pois os Caretos de Podence são um símbolo da região. Todos conhecem estas barulhentas figuras que se vestem a rigor no Entrudo, de forma colorida, para perseguirem as mulheres solteiras.
Informação útil
Localização: Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Jardim 1º de Maio – 5340-218 Macedo de Cavaleiros.
Contactos: +351 278 420 420 / [email protected] / [email protected].
Leia também:
- Mergulhe connosco nas melhores praias fluviais do Minho
- 10 boas razões para visitar Vieira do Minho
- Praia fluvial de Cardigos, um pequeno paraíso à sua espera
NCultura
Se gostou deste artigo, deixe-nos um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre turismo e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…