Início Histórias Afinal foram os portugueses a descobrir a Austrália

Afinal foram os portugueses a descobrir a Austrália

O que se ensinou nos últimos 237 anos é agora contrariado pelo historiador australiano Peter Trickett: afinal foram os portugueses a descobrir a Austrália.

_

Tudo aponta para “uma clara antecipação da descoberta da Austrália pelos portugueses, a mando de D. Manuel I na busca da ilha de ouro”. Hoje, a Austrália é o terceiro maior produtor mundial de ouro.

Afinal a Austrália foi descoberta pelos portugueses
Afinal foram os portugueses a descobrir a Austrália

Os meios académicos não aceitam esta tese, ao contrário do que aconteceu com a tese da primazia da descoberta Viking da América do Norte que, após provas arqueológicas apresentadas por Helge Ingsrad, é hoje amplamente aceite.

Para Peter Trickett, “a natureza humana é o que é, não aceita ter-se enganado ou dizer que errou, tanto mais quando se trata de académicos, com teses e trabalhos teóricos publicados sobre o assunto, a terem de admitir que erraram”.

Afinal a Austrália foi descoberta pelos portugueses
Afinal foram os portugueses a descobrir a Austrália

Acresce a esta “negação da primazia lusa” o facto de Peter Trickett não ser um académico, vir do meio jornalístico e não universitário.

“É certo que dizem que a tese é errada, insustentável, mas não fizeram até hoje qualquer crítica séria do ponto de vista científico. Penso que acham que a minha tese é difícil de combater e preferem não dizer nada de concreto”, sublinhou.

Afinal a Austrália foi descoberta pelos portugueses
Afinal foram os portugueses a descobrir a Austrália

O estudioso afirmou à Lusa que continua a investigar o assunto e que o seu editor projeta editar a obra em Espanha e na Holanda, onde há uma tese que refere que navegadores holandeses terão também avistado costas australianas antes de Cook.

Para Peter Trickett, porém, foram os navegadores portugueses que “exploraram e cartografaram efetivamente as costas australianas, bem como parte substancial das da vizinha Nova Zelândia”, com base quer nos mapas, quer nos primeiros achados arqueológicos em meio marítimo.
_

_

10 COMENTÁRIOS

    • É como o teu Brasiu que já havia povos que o habitavam e quem descobriu foi o Lulinha da Silva, descobriu gajos como tu que os roubou até dizer chega.

  1. Márcio Magalhães, quando dizermos que Newton descobriu a gravidade não quer dizer que antes ela não existia. Agora pergunto, se a notícia fosse “afinal foram os holandeses a descobrir a Austrália” faria esse comentário? Um pouco mais de raciocínio e pragmatismo. De chavões estamos nós cheios.

    • Tudo o que tínhamos, conquistado no passado pelos Heróis portugueses, ou nos foi roubado, ou vendido pelos sucessivos e desonestos oportunistas que de Portugal se apoderaram como governantes, desde Abril de 1974.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.