Início Histórias Afinal foram os portugueses a descobrir a Austrália

Afinal foram os portugueses a descobrir a Austrália

O que se ensinou nos últimos 237 anos é agora contrariado pelo historiador australiano Peter Trickett: afinal foram os portugueses a descobrir a Austrália.

_

Peter Trickett fundamentou esta sua afirmação em mapas de origem portuguesa que cartografaram parcialmente a Austrália já no século XVI, tendo-lhe atribuído o nome de “Terra de Java”.

Afinal a Austrália foi descoberta pelos portugueses
Afinal foram os portugueses a descobrir a Austrália

Cristóvão Mendonça terá ancorado ao largo da atual Botany Bay, área que cartografou referindo as “montanhas de neve”, as dunas de areia branca que ali existiram até serem domadas pela relva de um campo de golfe, segundo declarações do autor.

O estudioso australiano menciona ainda os cerca de 150 topónimos australianos “de clara origem portuguesa” e questiona “que explicação se pode dar para tal?”.

Afinal a Austrália foi descoberta pelos portugueses
Afinal foram os portugueses a descobrir a Austrália

Além dos mapas de origem portuguesa, Peter Trickett aponta o aparecimento em mares australianos de dois potes de cerâmica de estilo português. Um deles foi datado como sendo do ano 1500, o da descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, o outro aguarda datação.

Na área arqueológica cita-se também a descoberta de um peso de pesca com 500 anos, em Fraser Island, no Estado australiano de Queensland.

A “ilha de ouro”

Afinal a Austrália foi descoberta pelos portugueses
Afinal foram os portugueses a descobrir a Austrália

A política de sigilo das monarquias ibéricas, designadamente dos reis D. João II e D. Manuel I, e que terá encoberto o conhecimento do Brasil, foi também praticada relativamente a esta “Terra de Java”, a Austrália atual, defende o historiador.

(Não perca o vídeo no final do artigo)

(cont.)

1
2
3

OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

10 COMENTÁRIOS

    • É como o teu Brasiu que já havia povos que o habitavam e quem descobriu foi o Lulinha da Silva, descobriu gajos como tu que os roubou até dizer chega.

  1. Márcio Magalhães, quando dizermos que Newton descobriu a gravidade não quer dizer que antes ela não existia. Agora pergunto, se a notícia fosse “afinal foram os holandeses a descobrir a Austrália” faria esse comentário? Um pouco mais de raciocínio e pragmatismo. De chavões estamos nós cheios.

    • Tudo o que tínhamos, conquistado no passado pelos Heróis portugueses, ou nos foi roubado, ou vendido pelos sucessivos e desonestos oportunistas que de Portugal se apoderaram como governantes, desde Abril de 1974.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.