Sempre ouvimos dizer que a sopa faz bem, mas conhece os seus benefícios? Aprenda a tirar o melhor partido deste prato económico e muito nutritivo. A sopa apresenta uma qualidade que é constantemente desvalorizada. Muitos torcem o nariz à sopa. No entanto, desconhecem que ela pode revelar-se bastante benéfica para o organismo.
Uma sopa faz maravilhas pela saúde. Nas estações mais frias, nomeadamente no outono e no inverno, a sopa cai particularmente bem, pois aquece o corpo e a alma, transformando um dia frio ou chuvoso num momento de puro deleite.
A sopa faz bem e é barata
A sopa deve ser integrada no nosso regime alimentar, porque se trata de uma refeição bastante rica. Não só sabe bem, como faz bem à saúde e contribui para que uma pessoa se sinta bem e em forma. Por isso, no momento de gerir as refeições para toda a família, a sopa tem de ser integrada, porque origina diversos benefícios para o organismo. Quer conhecer as vantagens que a sopa gera na sua saúde?
Conheça 8 vantagens do consumo regular de sopa
1 – É fácil fazer uma sopa
Seguramente que se percebe que esta seja uma das várias vantagens desta refeição. Não é necessário ser um Chef para fazer uma sopa divinal. A fácil preparação da sopa permite a qualquer um preparar uma refeição saborosa, nutritiva, saudável.
Reunir os sabores dos alimentos frescos permite preparar uma sopa deliciosa. Quando estes alimentos se apresentam bem cozidos e temperados, o sabor da sopa fica irresistível. Outra qualidade consiste nas inúmeras variedades de sopas que se pode fazer, bastando alterar alguns ingredientes.
2 – A sopa é uma refeição barata
Não é caro fazer uma sopa de qualidade. Os alimentos para se fazer uma sopa tradicional encontram-se à venda a um custo acessível. Não há forma de comer mais saudável e natural do que recorrer a uma sopa. Os ingredientes presentes numa sopa de legumes enriquecem a sopa, tornando-a numa refeição capaz de alimentar toda a família por vários dias. Ora, a sopa é muito mais nutritiva e rentável do que qualquer outra refeição de fast food que se compra, além de ser bem mais saudável.
3 – Esta refeição pode ser consumida por toda a família
Todos os elementos da família podem (e devem) comer sopas. Tratam-se de refeições com ingredientes comuns. Neste tipo de refeição, não irá encontrar ingredientes proibidos ou restritos. Geralmente, as sopas são compostas basicamente por verduras e legumes. Por isso, são boas para todas as idades. Felizmente, as sopas fazem-se em grande quantidade, suficiente para todos, para o dia e para o dia seguinte.
4 – A sopa ajuda a introduzir na alimentação das crianças os “temidos” legumes
É comum ver crianças a tentar ao máximo evitar comer os vegetais. Ora, embora muitas consigam convencer os pais a não colocar estes ingredientes fundamentais no prato principal, quando eles são colocados numa sopa, elas nem notam. Por isso, as sopas são refeições saudáveis que promovem facilmente o consumo dos legumes que as crianças teimam em querer evitar.
5 – Esta refeição hidrata e nutre
A nutrição e a hidratação encontram-se entre as maiores vantagens desta refeição. A sopa permite uma ingestão elevada de líquidos. Com esta refeição, o corpo assegura uma alta dose de nutrientes, vitaminas e minerais. Estes benefícios fazem-se sentir no nosso quotidiano.
6 – A sopa aumenta a saciedade
Como tivemos oportunidade de ver, as sopas são compostas por água. Em todas as sopas, há bastante água. Esta riqueza em água e nutrientes faz com que o organismo se sinta saciado de modo mais rápido.
Segundo alguns estudos, a ingestão regular de sopa pode revelar-se fundamental numa dieta voltada para a perda de peso. Geralmente, para cumprir esse objetivo, é sensato investir no consumo de pratos e de alimentos que proporcionam saciedade elevada.
A sopa é uma das melhores opções, porque sendo uma preparação gastronómica saborosa, sacia e contém poucas calorias.
7 – Esta refeição aquece o corpo
Se servir aos seus convidados um prato de sopa, irá proporcionar uma grande vantagem a quem estiver na mesa. Segundo os especialistas, o metabolismo pode acelerar até 20%, após o consumo de sopa. Esta refeição promove um efeito designado como termogénese.
Este efeito é muito comum durante a ingestão de proteínas. Geralmente, o corpo necessita de compensar o aumento da temperatura quando se ingere uma refeição mais quente, porque faz circular o sangue já aquecido.
Desta forma, é comum que uma pessoa que coma um prato quente de sopa sinta no corpo um calor agradável durante o consumo desta refeição. Ora, nas estações mais frias, quando o tempo se encontra mais frio, a sensação gerada pelo consumo da sopa é ainda mais aprazível.
O mesmo acontece quando o corpo está a lutar contra alguma doença. Por isso, só tem de aproveitar qualquer oportunidade para fazer sopa e beneficiar das suas diversas vantagens.
Veja como preparar as melhores sopas:
- 5 sopas portuguesas típicas de Trás-os-Montes e Alto Douro
- Sopa da Pedra, as melhores receitas
- Sopas de cavalo cansado, uma tradição regada com vinho tinto
8 – A sopa permite uma fácil digestão
A sopa consiste num conjunto de alimentos cozidos e bastante água. Neste tipo de refeição, os alimentos apresentam-se numa fase de pré-digestão. Trata-se de uma ótima vantagem, porque cada colherada de sopa é facilmente digerida pelo organismo. Por isso, quando a refeição é consumida, ela assenta perfeitamente no estômago.