A encantadora e mítica vila no Centro de Portugal revela-se um local de sonho, uma experiência imperdível com história, atrações, gastronomia e muita beleza.
No nosso país, existe um conjunto vasto de vilas típicas. Há vilas que se destacam por diferentes razões. Cada uma é especial por apresentar caraterísticas únicas: a beleza da paisagem local, a antiguidade e história do povoamento, a beleza da vila em si e as suas atrações.
Muitas vilas têm ainda diversos pontos de interesse nas suas proximidades. Reúnem um conjunto de atrativos que as tornam muito procuradas para uma escapadinha memorável.
Uma dessas vilas especiais é Dornes. Uma vila mítica que se destaca pela sua singularidade. A vila de Dornes revela-se um local de sonho, uma experiência imperdível que tem história, atrações, gastronomia e muita beleza.
Dornes: a mítica vila que a todos encanta no Centro de Portugal
Localização da vila
Dornes está localizada no concelho de Ferreira do Zêzere, que integra o distrito de Santarém. A pequena povoação de Dornes encontra-se presente no topo de uma península contornada pela albufeira de Castelo de Bode.
Dornes é frequentemente designada como terra mítica dos Templários, havendo também que chamem este local de península encantada.
Trilho de Dornes PR1 – Vigia do Zêzere
Dornes também possui trilhos que foram pensados para proporcionar uma boa experiência para aqueles que não conseguem parar quietos. Os aventureiros que adoram explorar as riquezas da Natureza com uma boa caminhada podem ficar a conhecer os vários percursos pedestres disponíveis.
Alguns deles começam na Península dos Templários. Um dos percursos mais populares é o Trilho Vigia do Zêzere.
Este trilho tem o seu início e o seu fim na vila de Dornes. Trata-se por isso de um percurso circular. O percurso estende-se ao longo de 19 km. Ao longo do trilho, poderá ficar a conhecer paisagens verdadeiramente fantásticas.
Entre os destaques do percurso estão a península de Dornes e a Albufeira de Castelo de Bode, com as suas ilhas desertas fantásticas.
Breves dicas para fazer o trilho
- Levar uma mochila leve e confortável
- Usar alçado adequado a caminhadas
- Levar comida e bebida (especialmente muita água)
- Levar protetor solar (no corpo e na mochila)
- Levar óculos de sol e chapéu
- Usar máquina fotográfica / smartphone para registar os momentos da caminhada
- Aproveitar o ponto de descanso para realizar um piquenique
- Levar um saco para trazer o lixo – tenha respeito pela Natureza
- Não fazer fogueiras – não coloque este local em perigo.
Fique a conhecer melhor o Trilho de Dornes PR1 – Vigia do Zêzere, aqui.
Beleza natural
Esta vila revela grande proximidade ao rio Zêzere. Trata-se de um elemento importante que enriquece a vila de várias formas, não só na paisagem. No cenário, há ainda montanhas imponentes. A vila enquadra-se perfeitamente neste cenário deslumbrante.
Os encantos da vila de Dornes
Dornes destaca-se pelas suas pitorescas ruelas empedradas. Além da existência de trilhos de xisto e de pedra, há a referir que passear pelas ruas estreitas permite viver uma experiência distinta.
As casas de xisto, com cal ou tinta branca, apresentam um ambiente bucólico bastante singular. A sua riqueza é de tal ordem que Dornes foi uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Vilas.
Principais atrações
A Torre Templária de Dornes
Dornes tem uma grande ligação aos Templários. Esta torre foi mandada erigir por Gualdim Pais, figura importante da história que foi grão-mestre da Ordem dos Templários em Portugal.
Esta torre é única no nosso país e tem a particularidade de ter cinco faces. Trata-se de uma torre defensiva pentagonal, um raro exemplar de arquitetura militar no período da Reconquista.
A torre sineira e templária é um dos pontos turísticos mais procurados, que encanta todos os que a visitam. A Torre Templária de Dornes foi parte integrante de um sistema defensivo da Linha do Tejo, que incluía Tomar (onde a sede da Ordem dos Templários ficava) e Almourol. Portanto, a torre teve um papel importante contra os mouros.
A partir desta torre e da praça é possível ver toda a paisagem deslumbrante que a circunda. As vistas deslumbram de diferentes ângulos, onde o rio Zêzere reivindica protagonismo.
Templo de Nossa Senhora do Pranto
Este é outro espaço encantador e absolutamente obrigatório de visitar. Este templo é muito frequentado durante as peregrinações. No entanto, não deixa de merecer uma visita noutras datas.
Esta Igreja de Nossa Senhora do Pranto foi mandada construir em finais do século XIII, pela rainha Santa Isabel, filha do rei de Aragão e esposa de D. Dinis, rei português. Depois, foi substituída por uma de maiores dimensões em 1453.
No interior do templo, existe uma riqueza assinalável. Um dos destaques vai para o fantástico órgão de tubos. O púlpito (é de 1544) deste templo é formado por 5 fiadas de rosetas, onde se encontra no centro outra peça emblemática, a Cruz de Cristo. Existe ainda um quadro a óleo denominado “Descanso na Fuga para o Egipto” que é encantador.
Atividades
A praia fluvial de Dornes é um local de passagem obrigatória, principalmente nos dias mais quentes. É possível realizar uma série de atividades em Dornes. Os amantes do lazer em plena Natureza podem fazer algumas atividades que asseguram momentos de grande descontração.
Por exemplo, passear de barco é uma opção que agrada a miúdos e a graúdos. Existem outras opções, como realizar passeios pedestres temáticos. As pessoas que gostam de realizar atividades mais ousadas podem sempre aproveitar a oportunidade de experimentar o Wakeboard e Cable Park.
Gastronomia
Nesta terra, o peixe e o marisco são as estrelas da gastronomia. Pode aproveitar para experimentar alguns dos melhores produtos locais, nomeadamente o peixe do rio frito, a caldeirada, o ensopado e a sopa de peixe. As espécies mais encontradas no rio local são a carpa, a boga, o barbo e o achigã. Também pode experimentar o lagostim.
Nas carnes, também há petiscos, como a carne de porco com amêijoa do rio. Outros pratos muito apreciados na região são leitão à ferreirense ou cabrito assado.
Para adoçar a boca, também há muitas tentações. Nesta terra, também há que destacar o mel, um produto que é usado em muitos doces regionais. Entre os doces típicos da região, estão o biscoito Dornito. O pudim de abóbora com nozes é uma sobremesa bastante popular.
Festividades
Círios a N.ª Sr.ª do Pranto, desde 2.ª feira de Pascoela, em especial domingo de Espírito Santo.
Festa da Solenidade da Assunção de N.ª Sr.ª / Círios, a 15 de agosto.
O que visitar nos arredores de Dornes?
Além de Dornes ter muito para ver, há outras atrações que se encontram nas proximidades. Eis alguns pontos de interesse que se encontram perto de Dornes e são merecedores de uma visita.
Convento de Cristo, Tomar
A cidade de Tomar, também conhecida como a Cidade dos Templários, é um ponto de interesse ali bem próximo e que tem atrações tão icónicas e emblemáticas como o mítico Convento de Cristo.
Este é um exemplar arquitetónico com impacto nacional e que não deixa nenhum visitante indiferente. A sua charola é mítica e, por isso, vale bem a pena uma visita até este espaço.
Albufeira de Castelo de Bode
Quem aprecia encantos naturais únicos tem mesmo de visitar e conhecer a Albufeira de Castelo de Bode. O seu grande lago azul encontra-se preenchido por ilhas desertas de grande beleza.
As praias fluviais locais são perfeitas para ir a banhos. Além disso, neste espaço, há miradouros que comprovam a beleza incrível desta região.
Cascata do Penedo Furado
Esta é uma atração bastante popular. É possível chegar às Cascatas do Penedo Furado através dos passadiços. A beleza desta cascata é imperdível; um espetáculo natural memorável.
Castelo de Almourol
Se seguir o rio Zêzere até à sua foz, poderá encontrar por lá Constância, uma terra que tem no Castelo de Almourol uma atração imperdível.
Informação Útil
Sugestão
Dornes encontra-se a duas horas (aproximadamente) de dois pontos de referência do nosso país: a 180km da cidade do Porto e a cerca de 170km da capital de Lisboa.
Para ir até Dornes, a nossa recomendação é que faça a deslocação de automóvel. Como esta encantadora vila se encontra situada perto de várias cidades, nomeadamente de Santarém, de Leiria, de Coimbra e de Castelo Branco, será mais fácil fazer uma escapadela até esses locais, se tiver carro.
Leia também:
- As 10 vilas e cidades mais bonitas de Portugal
- A vila que D. Afonso Henriques conquistou aos muçulmanos no Alentejo
- A encantadora vila que D. Dinis doou aos Templários
Quer saber onde pode comer em Dornes ou nas proximidades?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Fonte de Cima
Morada: Rua Amadeu Garcês, n.º 3238 Dornes
Contactos: (+351) 933 161 019 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Restaurante O Rio
Morada: Rua Guilherme de Pavia 135 Dornes, Ferreira do Zêzere, Dornes 2240-611 Portugal
Contactos: (+351) 962 912 485 / (+351) 918 531 841
Mais informações, aqui.
A Grelha do Zêzere
Morada: Rua Maria Vasques 37, Ferreira do Zêzere 2240-358 Portugal
Contactos: (+351) 249 362 300
Mais informações, aqui.
Restaurante A Gruta
Morada: Praça Pedro Ferreira, 2240-342 Ferreira do Zêzere
Contactos: (+351) 249 361 042
Casa dos Leitões
Morada: Bela Vista, 2240-031 Águas Belas
Contactos: (+351) 249 366 002
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Dornes ou nas proximidades?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hospedaria Nossa Senhora do Pranto
Morada: Estrada Nacional 238, Vale Serrão, 2240-628 Dornes
Contactos: (+351) 249 366 447
A Casa da Eira
Morada: Rua Pedro Afonso, n.º 347 Cagida 2240-605 Dornes
Contactos: (+351) 934 740 848 / (+351) 936 108 279
Riverside House
Morada: Rua Nossa Senhora do Pranto, 2240-611 Dornes, Portugal
Mais informações, aqui.
Casa do Adro Hotel
Morada: Rua Dr. António Baião, 13, 2240-347 Ferreira do Zêzere, Portugal
Contactos: (+351) 249 361 397
Mais informações, aqui.
Casa da Inveja
Morada: Casa da Inveja, Casa de Campo, Dornes, 2240 – 611 Dornes, Portugal
Contactos: (+351) 926 648 947 / (+351) 249 366 265 / [email protected]
Este artigo visa apresentar da melhor forma Dornes, mas nada se compara com a experiência in loco. Por isso, aproveite qualquer espaço na agenda para visitar esta vila maravilhosa com muito para oferecer!