Um artigo da Traveler demonstra os encantos da Festa da Flor. Este evento memorável permite que de 27 de abril a 21 de maio de 2023 a Madeira fique cheia de cores, de ornamentos e de perfumes inesquecíveis. Sara Andrade foi a autora do artigo que revela que a Traveler ficou maravilhada com este evento madeirense.
No artigo, é apresentado tudo o que se precisa saber para participar na celebração. Como se sabe, com a primavera, o nosso país apresenta campos floridos que se encontram em flor. Durante o tempo em que se está nessa estação, vários festivais são realizados em todo o mundo em homenagem à Primavera.
Este evento realiza-se na ilha da Madeira. A sua tradicional Festa da Flor revela-se um acontecimento digno de ser visto. Este evento abre as portas da primavera. A Festa da Flor consiste uma celebração colorida em grande estilo, um evento que enche de cor e de alegria as ruas da cidade do Funchal, capital da Madeira.
A Festa da Flor apresenta um programa muito amplo. Um dos destaques é o Cortejo Alegórico da Flor. É a celebração mais aguardada. Trata-se de um desfile no qual centenas de pessoas procuram acompanhar os carros alegóricos que se encontram bastante coloridos, inundados com arranjos florais maravilhosos.
Há danças e música tradicional que asseguram momentos de grande diversão. Ao longo da Festa da Flor, há espetáculos, diversos concertos, performances criadas por grupos folclóricos regionais, exposições. Com tanta riqueza, não faltam motivos para agendar uma visita a este local magnífico.
A Festa da Flor é celebrada duas semanas após a Páscoa. No entanto, já na semana anterior, a cidade inicia a sua transformação. O Funchal começa a ser coberto de cores e fragrâncias sedutoras. As casas apresentam-se decoradas de forma maravilhosa e mesmo as lojas adornam as suas janelas, apresentando florais deslumbrantes.
Por toda a sua singular riqueza, a Festa da Flor da Madeira consiste num dos eventos mais esperados pelos madeirenses, só comparável à Festa de Passagem de Ano.
É num sábado que as festividades começam, num momento em que milhares de crianças se reúnem na Praça do Município. Elas apresentam-se perfeitamente vestidas para a ocasião e participam na construção do Muro da Esperança, que consiste num mural de flores.
No dia seguinte, circulam dezenas de carros alegóricos. Estes veículos apresentam-se “decorados de forma artesanal e com uma infinidade de flores típicas da ilha, deixam no ar perfumes suaves e efémeros: é o Cortejo Alegórico da Flor, a grande procissão da flor”.
Existe outra atração do festival que encanta habitantes e visitantes da cidade. Tratam-se dos tapetes e esculturas em tamanho real. Estes elementos são criados por artistas madeirenses. Estas atrações visam decorar as zonas pedonais da Avenida Arriaga.
Nesta época, este local de sonho é transformado num autêntico jardim tropical. Neste evento, é possível ver os encantos de centenas de espécies florais. Entre os destaques estão: o hibisco, floripôndios, acácias persas, lírios, maracujás, orquídeas, lírios, calas, rosas, margaridas africanas, tulipas, magnólias e as maravilhosas estrelícias, símbolo da Madeira.
A Exposição de Flores ocorre no centro da cidade, mais precisamente no Largo da Restauração, nas traseiras do Palácio de São Lourenço. Este evento acontece desde 1955. Trata-se de uma amostra da incrível variedade da flora da Ilha da Madeira. As flores apresentadas são avaliadas, segundo a respetiva categoria e são premiadas após avaliação realizada por um júri especializado.
Vídeo de: Visit Madeira
O primeiro Festival da Rosa foi realizado em 1954. Esse evento decorreu no Ateneu Comercial do Funchal. Nesse ano, foram expostas flores que participaram num concurso. O sucesso do festival foi assinalável.
Por isso, desde então começou a realizar-se anualmente com o nome de “Festa da Flor”. No ano de 1979, a Direção Regional de Turismo organizou diversas celebrações que definiram a Festa da Flor da Madeira como é conhecida atualmente.
Fique a conhecer um pouco melhor a Madeira com estes 3 artigos:
- Tradições madeirenses
- A história e os encantos da Ilha da Madeira
- Ilhas Selvagens, uma das maiores áreas protegidas do mundo
No artigo da Traveler, podemos ainda confirmar outro destaque:
“Por outro lado, o belo Mercado dos Lavradores, também conhecido como Mercado de las Flores, tornou-se parte da Festa da Flor em 2007, para dar a conhecer, paralelamente à Exposição de Flores, as inúmeras espécies de flores que o arquipélago possui. É uma ocasião ideal para visitar este magnífico edifício que no seu pátio interior desenvolve um autêntico mercado tropical, com frutas, flores e vários produtos da gastronomia e artesanato madeirenses.”
O Desfile do Automóvel da Madeira é outro evento interessante que conjuga a beleza de vários carros clássicos com arranjos florais deslumbrantes.