Aqui vai poder passar dias em perfeita comunhão com a Natureza. Há muitas atrações e excelente gastronomia na joia do turismo da Serra da Lousã.
Quer tirar uns dias de lazer num destino que permita uma fuga à vida agitada das cidades? Há em Portugal diversas aldeias que pode explorar. Destinos rurais que encantam pela sua história, pelas suas atrações, pelas suas tradições. Uma das aldeias encontra-se na Serra da Lousã, a aldeia do Talasnal.
Além de ser uma povoação encantadora, oferece grande tranquilidade e ainda beneficia da beleza natural que a circunda. A aldeia do Talasnal é bastante pitoresca e permite que se passem dias em perfeita comunhão com a Natureza. Há muitas atrações e boa gastronomia!…
Aldeia do Talasnal: A joia do turismo da Serra da Lousã
Localização
A aldeia do Talasnal encontra-se presente na Serra da Lousã. Esta aldeia serrana está situada no concelho da Lousã, mais precisamente na freguesia da Lousã e Vilarinho.
Características da aldeia do Talasnal
A aldeia do Talasnal tem no casario de xisto caraterístico uma atração imperdível. Ele apresenta-se de forma perfeita, estando bem enquadrado pela sua paisagem encantadora. Fazer um passeio pela sua rua principal é a melhor forma de conhecer a aldeia. A rua é bastante íngreme, o que se deve ao declive da zona.
Experiência
Todos os que desejam fugir à agitação da cidade devem escolher passar uns dias nesta aldeia. A bela e pitoresca povoação oferece-nos tudo aquilo de que se necessita para apreciar a vida da melhor forma.
Nesta aldeia, poderá passar uns dias verdadeiramente reparadores, de descanso e lazer. A aldeia do Talasnal revela-se um recanto memorável. Além do sossego e da tranquilidade, que por si só já são merecedores dos maiores elogios, esta aldeia disponibiliza-nos um conjunto de atrações fantástico.
Além destas qualidades, resta acrescentar a beleza da Natureza que a circunda, que se apresenta no seu máximo esplendor. Por isso, esta aldeia revela-se um destino de sonho para uma escapadinha memorável!
Breve história
A origem desta aldeia faz-nos perceber a riqueza do território. A origem de Talasnal remonta aos séculos XVII / XVIII- Terá sido por essa altura que surge a fixação de residentes nesta região.
Naturalmente, a aldeia do Talasnal cresceu desde então, tendo chegado a apresentar mais de uma centena de habitantes. No entanto, atualmente, esta aldeia serve mais como uma segunda residência ou como destino para uma escapadinha.
Passado
Em tempos, o Talasnal era uma aldeia de pastores. No entanto, como a subsistência se tornou cada vez mais difícil de assegurar, a aldeia enfrentou a desertificação. Nesse momento, surgiu a imposição da cultura do pinheiro que acabou com a pastorícia, o que teve consequências.
No ano de 1975, a escola primária da região apenas tinha 2 alunos, por isso acabou mesmo por encerrar. A aldeia foi votada ao abandono, sem habitantes. Com o passar do tempo, as casas degradam-se.
Intervenção
Atualmente, a aldeia do Talasnal apresenta muitas casas com boas condições, uma vez que boa parte delas foram recuperadas, mantendo sempre a sua traça arquitetónica original. O turismo rural e a Rede das Aldeias do Xisto salvaram Talasnal.
Algumas das casas servem como segunda casa; outras servem como alojamento local. Foi dada uma segunda oportunidade a esta aldeia que se transformou. Atualmente, apresenta-se bem preservada e renovada.
Convívio
Esta não é uma aldeia deserta… Aproveite a experiência ao máximo e conviva. Conheça as pessoas. Os habitantes locais são poucos, mas sabem acolher bem e gostam de contar como era a vida da aldeia.
O cenário
Há muito para ver e fazer na aldeia do Talasnal. No entanto, uma das melhores coisas a fazer é apreciar o cenário. As casas erguem-se num equilíbrio surpreendente, estando presentes ao longo da encosta.
As vistas sobre o local são verdadeiramente deslumbrantes. A arquitetura típica também encanta por isso, a experiência enriquecedora surge do conjunto destes dois elementos que se apresentam em perfeita harmonia.
Beleza
A recomendação é que fotografe tudo o que vier, a partir dos mais variados ângulos, de forma a conseguir captar a beleza. As fotografias são sempre tão amorosas que se tornam sucessos nas redes sociais, atraindo muitos comentários.
A alminha
Existe uma alminha presente na rua principal. Ela encontra-se guardada num nicho em madeira.
Os lagares
Outra experiência imperdível é visitar os dois lagares de azeite existentes em Talasnal. Embora um deles se encontre em ruínas, o outro lagar foi totalmente recuperado. Estes dois elementos proporcionam experiências distintas.
O Retalhinho
Este é um espaço especial. Visite este local que é perfeito para trazer souvenirs para aqueles elementos da família que não têm a sorte de visitar esta aldeia. Além do artesanato local, neste espaço poderá provar alguns petiscos e adoçar a boca com bolos caseiros tradicionais.
Uma das tentações que não pode perder são os talaniscos, que se tratam de uns doces feitos com mel e castanha. Os retalhinhos são outra tentação que pode encontrar neste espaço chamado O Retalhinho. Eles são confecionados com castanha e amêndoa.
Leia também:
- Provavelmente, a aldeia mais bonita da Serra da Lousã
- Candal, a mágica aldeia de xisto na Serra da Lousã
- Casal de São Simão, a aldeia só com uma rua na Serra da Lousã
Quer saber onde pode dormir em Talasnal?
Como já dissemos, pode ficar a dormir na aldeia ou, em alternativa, procurar algo nas imediações. Eis algumas sugestões de qualidade:
Casa da Urze
Esta casa encontra-se no centro da aldeia do Talasnal. Este estabelecimento é uma casa de campo. Casa da Urze é um espaço perfeito para umas férias em família ou um grupo de amigos que desejem passar uns dias de descanso e lazer.
Casa Lausus
Esta casa também se encontra na aldeia do Talasnal. A Casa Lausus encontra-se presente numa casa de campo. Este espaço encontra-se completamente equipado e com vistas privilegiadas para a Serra da Lousã e Trevim.
Casa Cimeira
Em alternativa, pode escolher esta outra unidade de alojamento encantador. A Casa Cimeira está presente na aldeia do Candal. Este espaço tem capacidade para 6 pessoas. Esta casa com 3 quartos tem o preço de 160€ por noite, com pequeno-almoço incluído.
Quer saber onde pode comer em Talasnal?
Já aqui referimos O Retalhinho, que se trata de um espaço indicado para se deliciar com alguns doces conventuais. Se procurar fazer refeições principais, pode fazê-lo noutros locais.
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Varanda do Casal
Este restaurante encontra-se na aldeia de Casal de São Simão. Entre as especialidades deste estabelecimento estão: porco preto, cogumelos selvagens e tiborna de bacalhau.
Morada: Rua Principal, 3260-030
Contactos: (+351) 912 944 001
Museu da Chanfana
Este espaço encontra-se perto do Parque Biológico da Serra da Lousã. Neste estabelecimento, pode provar os melhores pratos regionais, nomeadamente: chanfana de cabrito, bucho, maranhos e tigelada.
Morada: 3220-154 Miranda do Corvo
Contactos: 915 361 527
Outros espaços
A Taberna Talasnal é um espaço pequeno e rústico presente no centro da aldeia, onde se pode provar a chanfana.
O restaurante Ti Lena tem este nome em homenagem à última habitante do Talasnal. Este restaurante serve excelentes pratos de cabrito assado, chanfana e bacalhau com batata a murro.