Se procura autenticidade e beleza natural, não pode perder a oportunidade de conhecer, provavelmente, a aldeia mais encantadora de Trás-os-Montes.
Embora muitos prefiram visitar as grandes cidades, existem vilas e aldeias que proporcionam experiências singulares. O nosso país tem diversos destinos rurais que merecem a maior atenção dos portugueses. Uma das aldeias mais fascinantes de Portugal é Vilarinho de Negrões. Este é o tipo de destino rural que encanta todos os que o visitam.
Provavelmente, a aldeia mais encantadora de Trás-os-Montes
Vilarinho de Negrões encontra-se presente em Montalegre, estando presente na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, barragem cuja construção ficou concluída no ano de 1964. Esta é uma aldeia pitoresca, de visita obrigatória. Este destino rural apresenta-se num cenário verdadeiramente memorável.
Beleza natural
Vilarinho de Negrões tem uma beleza natural que fará as delícias dos amantes de caminhadas. Ninguém pode visitar esta aldeia sem ir devidamente equipado, seja com vestimenta e calçado adequado para caminhadas, seja com máquina fotográfica ou telemóvel de qualidade, que permite tirar muitas fotografias que irão fazer furor nas redes sociais, nomeadamente no Instagram.
Património
Existe nesta aldeia um património rico e encantador. As belas ruas desta aldeia fantástica permitem-nos conhecer o seu património singular. Vilarinho de Negrões é reconhecida como uma das aldeias mais pitorescas de Portugal. O casario típico deste destino rural espalha-se sobre uma estreita península.
Cenário único
Vilarinho de Negrões é um pedacinho de terra verdadeiramente arrebatador, um paraíso rural situado junto da freguesia de Negrões. Um dos seus destaques vai para o forno em granito. Este elemento retrata muita da vida local. Por isso, vale a pena ficar a conhecer o forno.
Outro dos destaques vai para os canastros esguios, espaços onde o milho e o centeio se conservam. Os castros de Negrões, Vilarinho e Lamachã também são merecedores de uma visita.
Vida singular
As manhãs nesta localidade são marcadas pela presença dos mergulhões de crista e outras aves aquáticas. Logo de manhãzinha estas aves aproveitam o inverno mais ameno deste espaço geográfico e vivem o quotidiano, enquanto estas aves usufruem da tranquilidade matinal e anunciam o começa de um novo dia. Nesta aldeia, os dias começam assim, bem cedo. Mal o bulício começa, é possível contemplar estas espécies a fazerem a sua deslocação para uma ilhota deserta de pequenas dimensões, que foi formada por um enorme penedo.
Personalidade histórica
Domingos Pereira é uma figura popular desta terra. Ele foi um dos políticos mais relevantes da República no ciclo que se seguiu à I Guerra Mundial. O padre guerrilheiro distingue-se como uma personalidade ilustre. Foi filiado no Partido Progressista e tornou-se amigo de Paiva Couceiro, homem que esteve envolvido numa conspiração contra a República. Além disso, Domingos Pereira participou na “Monarquia do Norte”, envolvendo-se ainda nos combates de Cabeceiras, Mirandela e Vila Real. Conhecer um pouco desta personalidade é desvendar a fibra do povo local.
Recomendação
Este é um destino perfeito para uma escapadinha, para passar um fim de semana memorável, seja em família, seja em casal. Além disso, quem gosta de passar uns dias sozinho, Vilarinho de Negrões revela-se um local perfeito para se estar em plena introspeção. A aldeia assegura o sossego e a tranquilidade que muitas pessoas procuram para as suas férias, mas raramente encontram.
Nas imediações da aldeia, poderá encontrar um vasto conjunto de atrações, nomeadamente restaurantes que não permitem apenas “matar” a fome. Nestes estabelecimentos tradicionais, poderá deliciar-se com as iguarias típicas regionais. Há várias atrações a visitar nos arredores deste destino rural.
Ribeira de Pena
Esta atração está situada perto de Vilarinho de Negrões. Esta vila portuguesa está presente na fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, mais precisamente no concelho de Vila Real.
Este destino é famoso pelo vinho verde, pelo cultivo do milho e pelo linho. Na Ribeira de Pena, destaca-se ainda como atividades a criação de gado e de porco. Um momento relevante neste local está na matança do porco.
Neste local, poderá encontrar um património religioso vasto. Entre os espaços que são de visita obrigatória encontram-se a Igreja de Canedo e Cerva e a Capela de S. Pedro em Ribeira de Pena.
No entanto, há outras construções religiosas de grande importância para o povo da região, nomeadamente a Igreja de Santa Marinha, a Igreja Matriz do Salvador, as capelas de Senhora da Guia e da Granja Velha, entre outros templos.
Ponte Velha de Montalegre
Esta atração encontra-se presente junto ao castelo. O monumento também é conhecido como “Ponte Romana”. A ponte está situada numa vila histórica, que apresenta vestígios de ocupação humana bem antigos.
Segundo reza a lenda, a origem desta ponte remontará ao tempo dos romanos. Por isso, também tem o outro nome. A Ponte Velha de Montalegre é constituída por um só arco. Este arco encontra-se bem aparelhado e contém um tabuleiro que não vem desse tempo. Terá sido alterado várias vezes ao longo dos séculos.
Para quem se encontra pelos lados de Vilarinho de Negrões, esta é uma atração imperdível!…
Castelo Montalegre
O início da construção deste monumento remonta ao século XIII. Esta é uma obra que remonta a 1270. No tempo da sua construção, estava-se em pleno reinado de D. Afonso III.
A edificação da Torre de Menagem surge mais tarde. Este monumento revela-se um testemunho da importância histórica de Montalegre. O castelo local visava fazer a defesa da fronteira do reino de Portugal, um escudo sempre presente que nos defendia da ameaça de Castela.
Esta fortificação é um Monumento Nacional relevante. No seu interior, existe um núcleo museológico que nos revela muito sobre a história local. Por esta e por muitas mais razões, visitar o histórico Castelo de Montalegre revela-se uma experiência bastante enriquecedora. Assim, trata-se de um monumento que merece uma visita demorada!
Conheça outras aldeias para visitar:
- Sabugueiro: A aldeia mais alta da Serra da Estrela
- 15 das mais belas aldeias do Norte de Portugal
- 12 incríveis aldeias abandonadas em Portugal
Onde comer?
Restaurante Dias
Neste restaurante, poderá encontrar entradas bastante agradáveis.
O restaurante Dias é um bom local para os amantes de refeições à base de peixe. Existe no menu a opção por um polvo à lagareiro que é simplesmente maravilhoso. Este estabelecimento é também reconhecido pela sua carne Barrosã.
Para beber, muitos pratos são harmonizados com o vinho verde, frequentemente elogiado.
Morada: Largo do Penedo nº 2 | Largo do Penedo No 2 Km 119 EN 103, Montalegre
Contacto: 910 228 242
Restaurante Albufeira
Este restaurante encontra-se perto da barragem do Alto Rabagão, estando presente para os lados de Vilarinho de Negrões. O Restaurante Albufeira é famoso pelas entradas de presunto e salpicão. No entanto, quem prova o seu saboroso cozido à portuguesa fica satisfeito. Existem ainda sobremesas deliciosas para adoçar a boca.
Morada: Lama da Missa, Viade de Baixo | Barragem Dos Pisões, Montalegre
Contacto: 276 556 213