Torne-se num verdadeiro chef evitando estes 9 erros na cozinha. Torne os seus pratos em autênticas iguarias sem igual. Aprenda! A cozinha é uma das divisões mais importantes do nosso lar. É de lá que saem as criações gastronómicas que nos deliciam e se revelam extremamente importantes para a nossa sobrevivência. A alimentação não visa só assegurar a sobrevivência, também pode ter outras características que nos encantam: o perfume e equilíbrio de sabores (ácido, salgado, adocicado, picante…).
Mas cozinhar não é fácil e há muitas pessoas que o fazem há muito tempo e continuam a repetir os mesmos erros. Há pratos que correm mal? Alguma comida fica empapada (arroz, legumes…)? Esses e outros problemas surgem, pois há erros que são frequentemente cometidos e que nos levam a estragar alguns dos nossos pratos favoritos. Confira agora os 9 erros na cozinha que deve evitar cometer.
9 erros na cozinha que até os mais experientes cometem
1 – Optar por ervas secas
As ervas frescas são a melhor opção para conceder à comida mais aroma e mais sabor. É um erro comum recorrer apenas a ervas secas, mas basta colocar lado a lado o mesmo prato com ervas frescas e com ervas secas para se perceber o real impacto das duas opções de tempero.
2 – Queimar o alho
É um erro comum deixar o alho cozinhar excessivamente, o que leva a que toda a comida adquira o sabor queimado do alho.
3 – Não acertar no tempo de cozedura adequado dos ovos
Há um tempo certo para cozinhar os ovos, consoante o gosto de cada um. Há quem prefira os ovos bem cozidos, nesse caso deve deixá-los a cozer ao longo de 9 minutos. Há quem prefira os ovos mal cozidos, nesse caso a melhor opção é deixá-los cozer por apenas 6 minutos.
4 – Cozer a massa em pouca água
Não se coze tudo pela mesma bitola, sem respeito pelos produtos que se tem à disposição. A massa, por exemplo, deve ser cozida numa quantidade de água que seja, sensivelmente, o dobro da porção da massa.
Mais rigorosamente, por cada 500gr de massa deve usar 950ml de água; por cada 1kg de massa deve usar-se 1900 ml.
5 – Usar óleo pouco quente
Devemos sempre certificar-nos que o óleo está bem quente seja na panela, na frigideira ou na fritadeira. Se colocar a peça de carne ou outro ingrediente e começar a borbulhar, então é porque pode usar esse óleo de imediato, pois ele está pronto a ser utilizado.
Se a temperatura do óleo estiver abaixo dos 177 ºC, a comida vai absorver muito óleo e, assim, tornar-se mais gordurosa, mais pesada e menos saudável e saborosa.
O termómetro acaba por se tornar numa ferramenta importante, pois é muito útil em certas receitas.
6 – Cozinhar com tachos frios
Deve aquecer os tachos, antes de começar a cozinhar. Por isso, deve certificar-se de que tem o tacho bem quente, antes de colocar os ingredientes que pretende confecionar.
7 – Virar e tornar a virar e virar mais uma vez e virar só mais uma o bife!
É um erro comum estar sempre a virar o bife. São muitas as pessoas que têm o hábito de estar constantemente a virar a carne. Não se deve estar sempre a virar o bife para o fritar corretamente. Fazê-lo, só prejudica a qualidade do produto final, pois altera as suas propriedades e sabor.
Pretende-se que o bife seja suculento, saboroso e que adquira uma parte tostada. Assim, a recomendação é que só vire o bife após as suas bordas mudarem de cor. Até esse momento não deve mexer nele. Depois, vire o bife e aguarde 5 minutos.
8 – Cortar a carne no momento, sem a deixar repousar
É um erro comum cortar a carne, sem ela repousar. Um bife de vaca necessita apenas de repousar por 5 minutos.
Outros tipos de carne necessitam de mais tempo, nomeadamente um frango inteiro. Este necessita de repousar cerca de 30 minutos. Por isso, convém que haja alguma paciência…
9 – Colocar os legumes húmidos diretamente na frigideira
É um erro comum colocar os legumes húmidos diretamente na frigideira. Mas, antes, deve sempre secá-los bem. Os legumes ficarão moles e empapados se forem colocados dentro da frigideira ainda molhados. A melhor opção para ter uns legumes deliciosos é secá-los muito bem!
NCultura
Se leu “9 erros na cozinha que até os mais experientes cometem” e gostou, deixe-nos o seu comentário! Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…