Até os estudiosos ficam surpreendidos. Deixe-se encantar pela magia destes locais misteriosos e fascinantes. A sua singularidade deixa todos de boca aberta.
O nosso mundo está cheio de coisas fascinantes. Existem objetos, materiais ou locais que são verdadeiramente maravilhosos. Existem diversos locais no nosso planeta que nos deixam completamente boquiabertos. Espaços tão singulares e originais que se tornam absolutamente inesquecíveis.
Existem locais que fascinam os mais curiosos. Contudo, fomentam diversas questões e estão na origem de diversas curiosidades, havendo até mistérios e significados por desvendar.
Algumas construções, feitas em tempos ancestrais, são tão misteriosas que muitos cientistas, investigadores, historiadores, arqueólogos tentam encontrar respostas sobre como algo do género pode ter sido feito. Algumas respostas até já foram encontradas (nem sempre inteiramente aceites), mas há outras que permanecem por dar…
8 locais misteriosos e fascinantes
1 – Rocha dividida de Al Naslaa (Arábia Saudita)
Esta curiosa rocha é enorme e apresenta uma rachadura tão perfeita que parece ter sido produzida com um laser. É um mistério…
Certo é que não existem explicações sobre como a rocha ficou assim, nem como surgiu a rocha naquele local. Não consta que Darth Vader tenha passado por lá com o seu sabre, mas é uma possibilidade que convém deixar em aberto…
2 – Templo Kailāsanātha (Índia)
O Templo Kailāsanātha das Grutas de Ellora revela-se uma construção que esconde muitos mistérios. Levanta muitas interrogações e nem todas as perguntas são inteiramente respondidas.
A edificação é enorme, sendo mesmo das maiores do planeta, tendo sido usada apenas uma rocha que foi inteiramente esculpida. Muitos arqueólogos interrogaram-se sobre os motivos que levaram os antigos indianos a erguerem uma construção tão peculiar, tal como se questionam como tal construção terá sido feita.
3 – Templo de Baco (Baalbek)
O Templo de Baco está situado no Líbano, mais precisamente em Baalbek. Esta construção incrível revela-se uma estrutura misteriosa.
Muitos historiadores defendem que a construção terá sido erguida no primeiro milénio d.C. O espaço é incrível, sendo que as dimensões da construção terão inspirado a criação de diversas histórias sobre gigantes antigos.
Ora, quando não se sabe explicar bem algo, as pessoas tendem a procurar respostas originais. Por isso, há até quem defenda que o templo foi construído por seres alienígenas.
A teoria oficial informa que o templo foi construído por ordem de Antonino Pio, imperador romano.
4 – Casas de Fadas (Itália)
Os italianos têm a sorte (e tiveram o engenho) de contar com um património invejável. Ao longo da sua história, contaram com alguns dos nomes mais talentosos da arquitetura, da escultura, da pintura…
Por isso, não é de estranhar que se encontre na Sardenha uma construção verdadeiramente invulgar, as “Casas de Fadas” (Domus de Janas). O tamanho das “casas” revela-se mais indicado para fadas do que para pessoas. Esta construção conta com mais de 6 mil anos e terá pertencido à civilização Ozieri.
5 – Teotihuacan (México)
Teotihuacan encontra-se no México, sendo uma construção que é frequentemente identificada como cidade dos deuses.
Atualmente, esta cidade que chegou a ter 100.000 pessoas a viver no local encontra-se inteiramente destinada ao turismo. Ninguém por lá vive, mas é um destino que atrai muitos turistas.
De acordo com os historiadores, a cidade foi subitamente abandonada, devido a uma seca que levou a que os seus moradores deixassem o local por falta de alimentos e procurassem outro local para viver.
6 – Dólmen de Volkonka (Rússia)
Dólmen de Volkonka é uma construção muito antiga, estando associada a diversas explicações avançadas por diferentes historiadores.
Alguns defendem que o local era usado como motivação religiosa, sendo um local destinado ao culto religioso. Outra questão levantada é como será que a construção foi feita, pois as pessoas da época não tinham os recursos e as ferramentas de eras posteriores.
O Dólmen de Volkonka é uma construção impressionante, que nos faz questionar como se conseguiu fazer na época uma câmara tão espaçosa no interior de uma rocha gigante.
7 – Masuda Iwafune (Japão)
Existem diversas pedras peculiares esculpidas, presentes em diferentes partes do Japão, mais especificamente na região de Asuka. A maior das pedras esculpidas apresenta 11 metros de comprimento, tendo-se tornado bastante popular pelos seus buracos quadrados.
Os motivos para esses buracos são desconhecidos, mas sabe-se que os seus autores foram antigos habitantes do Japão. Há quem defenda que as pedras de Masuda faziam parte de antigos altares.
8 – A Planície dos Jarros (Laos)
Estes enormes “potes” são feitos de pedra. Eles encontram-se espalhados sobre uma das montanhas do Laos, na Ásia. No entanto, ninguém sabe ao certo por que razão foram feitos ou com que intenções.
Porém, existe uma lenda que revela que eram utensílios que pertenceram a gigantes que viveram na terra. Há ainda historiadores que defendem que os jarros de pedra terão sido usados pelos antigos laosianos como tumbas. É uma possibilidade, mas seria bem mais fantástico se fossem mesmo de gigantes…
Leia também:
- 16 fantásticas praias secretas do Algarve
- 4 Fantásticas atrações para visitar na região Centro de Portugal
- 40 experiências no Minho para fazer (pelo menos) uma vez na vida
NCultura
Se leu “8 locais misteriosos e fascinantes” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…