Parta à descoberta de alguns lugares turísticos que escondem grande riqueza. Confira estes 8 locais escondidos para descobrir em Lisboa.
O nosso país tem cidades fantásticas. Uma das cidades mais encantadoras de Portugal é Lisboa. A capital portuguesa tem uma história fascinante, existindo um conjunto de monumentos que ajudam a contar esse passado glorioso. Além disso, ao longo do tempo, foram criadas diversas atrações que tornaram a cidade ainda mais especial.
Há uma faceta de Lisboa desconhecida pela maioria. Um conjunto de atrações que não se encontra nas zonas mais turísticas. Desta forma, pode passear por Lisboa e conhecer alguns lugares quase escondidos. São quase segredos de lisboetas.
São espaços onde se pode descontrair, sem se lidar com as multidões de turistas que exploram a cidade. Fique a conhecer 8 atrações imperdíveis na capital portuguesa.
8 locais escondidos para descobrir em Lisboa
1 – Casa do Alentejo
Esta casa é também conhecida como Palácio Alverca. A Casa do Alentejo é um antigo palácio. É provável que tenha sido construído no século XVII. Este Palácio sofreu uma remodelação surpreendente em 1917-1919. Casa do Alentejo foi declarada Monumento de Interesse Público, pelo seu valor artístico, cultural e arquitetónico!
Foi nesses anos que se realizou uma transformação que fez com que o espaço se transformasse no que é atualmente. A Casa do Alentejo tornou-se num espaço cultural cuja missão é preservar a cultura e tradições da região do Alentejo.
Ainda que esta construção apresente uma fachada muito modesta, o interior é simplesmente magnífico, destacando-se pelas cores exóticas, pelas decorações em azulejos, pelas salas amplas com candeeiros ornamentados de forma encantadora e pelas diversas peças de diferentes estilos. Há um pouco de tudo: de neo-góticas, neo-árabes, neo-renascentistas, neo-rococós, neo-barroco e de Arte Nova.
Morada: Rua das Portas de Santo Antão 58 (Baixa)
2 – Galeria Subterrânea do Loreto
Esta atração encontra-se por baixo da terra. A Galeria Subterrânea do Loreto consiste numa das 5 galerias (ou túneis) que integravam o sistema do Aqueduto das Águas Livres, sendo parte da rede de abastecimento de água à cidade.
Neste espaço, é possível caminhar pelas profundezas da cidade de Lisboa, num total de 2835 metros. A entrada da Galeria Subterrânea do Loreto é no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras e a saída é realizada no Miradouro de S. Pedro de Alcântara.
Aproveite a passagem para visitar o Miradouro, um dos mais populares da capital. Este miradouro tem das melhores paisagens da capital. As vistas são de cortar a respiração!
3 – Miradouro da Nossa Senhora do Monte
Já que se falou em miradouros, visitar este revela-se outra experiência memorável. O Miradouro da Nossa Senhora do Monte é simplesmente belíssimo. Apesar de não ter tanta fama como outros, neste Miradouro podemos usufruir das vistas e encontrar uma paz soberba.
O Miradouro da Nossa Senhora do Monte está situado no bairro da Graça. Neste miradouro, é possível aceder a vistas fantásticas sobre a capital portuguesa. A partir deste miradouro, é possível reconhecer alguns locais populares como: o estuário do Tejo, o Bairro Alto, o Castelo de São Jorge, a Baixa de Lisboa e até o Parque Florestal de Monsanto.
Curiosamente, o Miradouro da Nossa Senhora do Monte é em formato de meia-lua. Neste espaço, é possível comprar bebidas e snacks nos carrinhos de comida de rua que se encontram por lá. Portanto, pode usufruir das vistas, enquanto passa momentos de descontração bastante agradáveis, comendo e bebendo.
4 – A Livraria Mais Pequena do Mundo
A Livraria Simão situa-se nas Escadinhas de São Cristóvão, na Mouraria. Ela é conhecida como Livraria Mais Pequena do Mundo. Esta livraria é composta por um pequeno corredor de apenas 3,8 metros.
A livraria Simão é tão pequena que só cabe uma pessoa de cada vez. Por isso, sempre que um cliente deseja um livro, o vendedor tem de sair primeiro para o cliente procurá-lo. No entanto, não é por isso que há pouca variedade na livraria.
Este espaço vende mais de 4 mil livros. Há diferentes categorias de livros à venda, de diversos autores, existindo obras para diferentes gostos. Nesta livraria, até pode encontrar alguns discos de vinil à venda. Nesta livraria, percebe-se bem o ditado “o saber não ocupa lugar”. Este dito popular tem um sentido literal!
Morada: Escadinhas de São Cristóvão 18, 1100-213 Lisboa
5 – Palácio Fronteira
O Palácio dos Marqueses de Fronteira é uma construção em estilo barroco português. Também conhecido por apenas Palácio Fronteira, esta construção remonta ao século XVII. O Palácio dos Marqueses de Fronteira foi mandado construir pelo 1º Marquês de Fronteira, entre 1671 e 1672.
Este palácio apresenta uma fachada de um tom vermelho marcante. No interior deste Palácio, podemos conhecer toda a sua vasta riqueza!
O Palácio dos Marqueses de Fronteira encontra-se rodeado por majestosos jardins geométricos. Os jardins apresentam notáveis influências italianas e francesas. Neste local, é também possível encontrar lagos, mas também pontes, esculturas encantadoras e muitas decorações em azulejos que deslumbram.
Atualmente, ainda há luxuosas salas e jardins abertos ao público para visita. Ainda que o Palácio seja local onde o 12º Marquês de Fronteira mora.
Morada: Largo São Domingos de Benfica 01, 1500-554 Lisboa
6 – Jardim do Torel
Este espaço encontra-se no topo de uma das colinas de Lisboa. O Jardim do Torel destaca-se pelas maravilhosas vistas panorâmicas. Este espaço oferece experiências incríveis a todos os visitantes.
O Jardim do Torel revela-se um espaço algo alternativo. Normalmente, este espaço recebe poucas pessoas. Apesar de não ser muito popular, assegura a quem o visita uma experiência agradável.
Neste espaço, há diversas formas de lazer. No Jardim do Torel, pode passar pelo restaurante-café para um momento agradável e de convívio. No entanto, as atrações são outras, como os lagos, que são encantadoras. Há bancos, que permitem o descanso, enquanto se trocam dois dedos de conversas.
No jardim, também não faltam espaços com sombras para piqueniques. No mês de agosto, o lago vive uma transformação. Torna-se numa autêntica piscina pública.
Morada: R. Júlio de Andrade, 1150-122 Lisboa
7 – Jardim Botânico Tropical
Este jardim foi fundado há mais de um século, mais precisamente, em 1912. O Jardim Botânico Tropical está situado próximo a um monumento de referência, o icónico Mosteiro do Jerónimos.
Ao longo dos anos, este espaço já assumiu diferentes nomes. Já foi chamado de Jardim Colonial, Jardim do Ultramar e Jardim Agrícola Tropical.
O Jardim Botânico Tropical tem sete hectares. Neste espaço, encontram-se mais de 500 espécies de flora. A maioria destas espécies é de origem tropical ou subtropical.
Por toda a sua riqueza, este jardim é um espaço que proporciona experiências distintas. No Jardim Macau, poderá encontrar elementos paisagísticos e esculturas orientais, o que representa uma viagem a outro ponto do planeta.
Morada: Travessa Ferreiros a Belém 41 (Belém)
8 – Jardim da Tapada das Necessidades
A beleza deste jardim é encantadora. O Jardim da Tapada das Necessidades encontra-se presente na zona de Alcântara, estando muito perto de outras atrações lisboeta, o Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu do Oriente e do Museu da Marioneta.
Apesar de se encontrar tão perto de vários locais de interesse, o jardim é uma experiência complementar, um ponto de interesse de visita obrigatória.
Há um palácio do século XVIII que se encontra mesmo ao lado do Jardim da Tapada das Necessidades, o que nos permite concluir que estas terras já foram pisadas por monarcas.
Este jardim tem espaço de sobra para muitas pessoas explorarem. No Jardim da Tapada das Necessidades, também pode encontrar um chafariz. Além da vegetação exótica, neste jardim, até pode contemplar uma bela cascata. No verão, é particularmente agradável passear por aqui, devido aos vários espaços com sombra.
Morada: Calçada Necessidades (Alcântara)
Leia também:
- Provavelmente, o palácio mais bonito de Lisboa
- Oceanário de Lisboa: um dos melhores oceanários do mundo é orgulho de Portugal
- Este local é um autêntico conto de fadas perto de Lisboa
Quer saber onde pode comer em Lisboa?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Bistro 100 Maneiras
Morada: Largo da Trindade 9, 1200-466 Lisboa
Contactos: (+351) 910 307 575
Mais informações, aqui.
Bairro do Avillez
Morada: Rua Nova da Trindade 18, 1200-303 Lisboa
Contactos: (+351) 21 583 0290.
Mais informações, aqui.
Restaurante Gastronomia Italiana
Morada: Rua Frederico Arouca 36 Loja A, 2750-355 Cascais
Contactos: (+351) 936 535 282
Mais informações, aqui.
Ka Sushi Cave
Morada: Travessa Frederico Arouca 9 Travessa da ressurreição 6, 2750-476 Cascais
Contactos: (+351) 924 784 022
Mais informações, aqui.
Conceito Food Store
Morada: R. Pequena, Urbanização do Viso Lote 1, Loja A Bicesse Urbanização do Viso Lote 1, loja A, 2645-486 Cascais
Contactos: (+351) 21 808 5281
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Lisboa?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hotel Mercy
Morada: Rua da Misericórdia 76, 1200-273 Lisboa
Contactos: (+351) 21 248 1480 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Teatro Boutique Chiado
Morada: Rua da Trindade 36, 1200-468 Lisboa
Contactos: (+351) 213 472 024 / +351 213 472 024 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Palácio Estoril Hotel Golf & Wellness
Morada: Rua Particular, 2769-504 Estoril
Contactos: (+351) 214 648 000 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel Métropole
Morada: Praça Dom Pedro IV 30, 1100-200 Lisboa
Contactos: (+351) 213 219 030 / [email protected]
Mais informações, aqui.
InterContinental Cascais – Estoril
Morada: Avenida Marginal, 8023, 2765-249 Monte Estoril
Contactos: (+351) 218 291 100 / [email protected]
Mais informações, aqui.