Início Cultura 6 erros de português que afetam a credibilidade

6 erros de português que afetam a credibilidade

Erros tão frequentes que são diariamente cometidos por diversas pessoas. Confira 6 erros de português que afetam a credibilidade.

erros de português que afetam a credibilidade
6 erros de português que afetam a credibilidade

Erros tão frequentes que são diariamente cometidos por diversas pessoas. Confira 6 erros de português que afetam a credibilidade.

Escrevermos corretamente a nossa língua revela-se crucial, independentemente do rumo profissional que queiramos seguir. Escrever bem em português é uma ferramenta essencial que contribui para a nossa afirmação pessoal. Por isso, convém respeitar esta língua que tem uma história relevante, feita de ganhos e perdas, de conquistas e de superações.

É nosso dever ter esse respeito pela língua que faz parte da nossa identidade, da nossa afirmação no mundo. É um dever de todos nós fomentar uma melhoria contínua, uma aprendizagem recorrente.

Por isso, devemos procurar esclarecer as dúvidas sempre que elas surjam, no momento em que elas aparecem, de forma a adquirimos um conhecimento valioso que nos impeça de errar no futuro. Palavra a palavra vamos melhorando. Sempre que comunicamos corretamente estamos também a contribuir para que outros possam melhorar.

Se podemos aprender com os nossos erros, também podemos aprender com os erros dos outros. Se podemos aprender com os erros dos outros, eles também podem aprender com os nossos. Se podemos aprender com os erros também aprendemos com os bons exemplos. Conheça erros de português que teimamos em repetir, uma e outra vez!…


Leia também: Dúvidas de português: O que é a família de palavras?


6 erros de português que afetam a credibilidade

Perturbação

Termo que advém do latim pertubatiōne, com o mesmo sentido. Perturbação é o ato ou efeito de perturbar. Significa interferência, contributo para a alteração da ordem, agitação, confusão, tumulto. Desassossego, transtorno, abalo.

Sentir uma perturbação é a perda de controlo ou de equilíbrio, uma tontura. Na medicina, é o desarranjo que ocorre numa determinada função psíquica ou orgânica.

Frase exemplo: Prioridade do governo é “assegurar contenção com a menor perturbação”.

Erro frequentemente cometido: “preturbação” (ou “pretubação”).

Tatuagem

Termo que advém do francês tatouage, com o mesmo significado. Tatuagem advém do ato ou efeito de tatuar. É ainda o desenho obtido por este processo. O desenho indelével à superfície do corpo humano, que se obtém introduzindo sob a epiderme matérias corantes. No sentido figurado, significa marca, sinal.

Frase exemplo: Ele fez a tatuagem ontem, um dragão, em homenagem ao seu clube.

Erro frequentemente cometido: “tatuajem” (ou “tatuage”).

Recessão

Termo que advém do latim recessiōne, com o mesmo significado, de recedĕre, afastar-se. Recessão significa recuo, retrocesso. Na economia, recessão é um termo que significa uma descida do nível da atividade económica ou diminuição docrescimento. É ainda uma fase descendente do ciclo económico, caracterizada pela contração da produção e da procura e pela descida dos preços.

Frase exemplo: Depois do novo coronavírus, também temos de vencer a recessão.

Erro frequentemente cometido: “resessão” (“resseção”, “receção”, entre outras possibilidades de erro).

Umbigo

Termo que advém do latim umbilīcu, com o mesmo significado. Umbigo é um nome masculino cujo significado na anatomia é referente a uma cicatriz abdominal, saliente ou reentrante, no ponto em que o cordão umbilical se prendia, durante a vida fetal.

Na zoologia, é a depressão existente na base da concha de alguns moluscos. Orifício do tubo ou cálamo de uma pena. No sentido figurado, significa centro.

Frase exemplo: Ela fez um piercing no umbigo. Dias depois, tinha uma infeção.

Erro frequentemente cometido: “imbigo”, (ou “embigo”).

Comprimento

Comprimento é um termo que vem do português antigo cumprir + mento. Na física, refere-se à grandeza de base que exprime a distância percorrida entre dois pontos e cuja unidade de medida é o metro. Este termo refere-se à extensão longitudinal entre duas extremidades. Distância, tamanho, grandeza.

Frase exemplo: A distância que separava os amantes era apenas de 45 metros de comprimento.

Erro frequentemente cometido: Cumprimento.


Leia também: Dúvidas de Português: o ponto e vírgula


Caxemira, topónimo. Região presente entre a Índia e o Paquistão. É ainda um substantivo feminino que indica um material, lã fina e macia, obtida de um tipo de cabra da região de Caxemira. Termo que indica assim um tecido feito com essa lã. É ainda uma palavra que indica a língua falada na região de Caxemira e em parte do Paquistão.

Frase exemplo: A nova coleção da famosa marca deixa claro que a caxemira terá destaque neste verão.

Erro frequentemente cometido: Cachemira.

O presente artigo não visa apenas informar sobre determinadas palavras que são escritas erradamente com frequência. Tem também como objetivo fomentar o hábito saudável de recorrer a um dicionário, pois sempre que lemos um livro, uma revista, um jornal, é normal deparamo-nos com algumas palavras que nos suscitam dúvidas.

É importante esclarecer todas essas dúvidas no imediato, de forma a não perpetuarmos os nossos erros, de maneira a obtermos conhecimento valioso que nos impeça de dar esses erros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.