Início Cultura 6 erros de português com palavras começadas pela letra “Z”

6 erros de português com palavras começadas pela letra “Z”

Palavras da língua portuguesa que começam pela letra “Z” e que são escritas erradamente. Confira estes 6 erros de português.

6 erros de português com palavras começadas pela
6 erros de português com palavras começadas pela letra “Z”

Palavras da língua portuguesa que começam pela letra “Z” e que são escritas erradamente. Confira estes 6 erros de português.

O N Cultura tem o objetivo de contribuir para uma redução de erros na língua portuguesa, por isso tem vindo a publicar diversos artigos que integram uma série que pretende apresentar uma breve lista com erros frequentes em palavras começadas com determinada letra.

Portanto, no total, serão publicados 26 artigos, destinando a cada artigo erros em palavras começadas com uma das letras do alfabeto, logo de A a Z. São os erros mais comuns (ou alguns dos) em palavras começadas por determinada letra do alfabeto. O presente artigo será focado na letra “Z”. Pretende saber mais? Eis Língua portuguesa: 6 erros de português com palavras começadas pela letra “Z”.


Leia também: Dúvidas de Português: como escrever sem género


6 erros de português com palavras começadas pela letra “Z”  

Zona

Do grego zóne, “cinta”, pelo latim zona, com o mesmo significado. Zona significa faixa, cinta. Área, parte. Zona também significa espaço de terreno destinado a determinadas culturas ou produções. Área de terreno que, a partir de certo ponto, está sujeita a fiscalização. Cada uma das divisões naturais de um país. Qualquer parte característica do corpo humano. Qualquer porção da superfície da terra.

Na geografia, cada uma das 5 divisões do globo terrestre, determinada pelos círculos polares e pelos trópicos. Na geometria, é referente a porção de círculo compreendida entre duas cordas paralelas. Na medicina, zona é também uma doença infeciosa, causada pelo vírus da varicela e caracterizada pela inflamação dolorosa da pele e erupções vesiculares localizadas.

Não se deve escrever “zôna”.

Zigoto

Próprio da biologia, zigoto é um termo que diz respeito a célula que resulta da fecundação dos gâmetas, ovo.

Não se deve escrever “zigôto”.

Zonzos

Termo de origem onomatopaica. Significa atordoado, tonto, estonteado.

Não se deve escrever “zonsos”.


Leia também: Dúvidas de Português: as reticências


Ziguezaguear

Ziguezaguear é descrever ziguezagues, andar aos ziguezagues. Ziguezague vem do alemão zickzack com o mesmo significado, pelo francês zigzag. Linha quebrada que forma, de modo alternado, ângulos salientes e reentrantes. Caminho ou traçado que lembra essa linha. Também significa modo de andar sinuoso aos esses (“S´s”).

Não se deve escrever “ziguesaguear

Zunzum

Termo de origem onomatopaica que significa zumbido, zunido.

Não se deve escrever “zunsum”.

Zarolho

Termo de sentido pejorativo que significa pessoa que é cega de um olho, que tem desvio nos olhos, que é vesga.

Não se deve escrever “zarôlho”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.