Evite erros de português que descredibilizam. Aprenda a procurar a melhor versão de si. Evite estes 6 erros de português que colocam a sua credibilidade em causa.
A nossa credibilidade é fruto do nosso trabalho. Se fizermos um esforço para obter conhecimento em determinada área, construímos a nossa reputação. Ao fazermos um trabalho honrado, com competência, é mais provável sermos recompensados pelo nosso percurso.
Contudo, existem momentos em que todo esse trabalho pode ser colocado em questão, se cometermos alguns erros, se a nossa comunicação for inadequada e ineficaz. A língua portuguesa é importante em boa parte das profissões e, quando demonstramos grande debilidade nessa ferramenta, corremos riscos de arruinar a reputação que demorámos a construir. Estes erros de português são o harakiri da sua credibilidade. Não os cometa!
Leia também: Dúvidas de Português: deve dizer-se Ter de ou Ter que?
6 erros de português que colocam a sua credibilidade em causa
Antes de avançarmos para a exposição das palavras que são frequentemente proferidas e/ou escritas erradamente, colocamos um desafio, um pequeno teste. Vejamos as seguintes frases:
Exercício
– Foi aberto processo para biatificação de freira pela obra de caridade.
– Foi aberto processo para beatificação de freira pela obra de caridade.
– O populismo e o facciosismo são problemas que assolam o futebol português.
– O populismo e o faxiosismo são problemas que assolam o futebol português.
– Zizek vê o poder subreversivo do Coronavírus: pobreza e desemprego.
– Zizek vê o poder subversivo do Coronavírus: pobreza e desemprego.
– Ele fez uma tatuage quando estava ébrio. Depois de sóbrio, estava arrependido.
– Ele fez uma tatuagem quando estava ébrio. Depois de sóbrio, estava arrependido.
– O objetivo da medida é proteger o país de qualquer vicissitude que venha a ocorrer.
– O objetivo da medida é proteger o país de qualquer vissicitude que venha a ocorrer.
Quais são as frases que estão corretamente escritas, sem erros ortográficos? Consegue resolver este desafio? Vejamos, agora, os significados de cada um dos conceitos, de forma a que consigamos posteriormente corrigir o exercício.
Definições dos conceitos
Beatificação
Termo que vem do latim beatificatiöne. Decisão tomada pelo Papa pela qual é permitido que se preste, com determinadas restrições, culto público a uma pessoa, depois da sua morte. Ato solene em que se torna pública essa decisão papal.
Um erro comum ao escrever esta palavra é redigi-la como “biatificação”.
Facciosismo
Esta palavra significa demonstração de atitude sectária ou parcial. Qualidade do que é faccioso. Por exemplo, pessoa facciosa (do latim factiösu) é aquela que promove um motim ou toma parte nele; um revolucionário, sedicioso.
“Faxciosismo”, “faxsiosismo”, “faxiosismo”, “facsiosismo”, “facciozismo” são algumas das formas erradas de escrever esta palavra.
Subversivo
Termo que vem do latim subverso, com o mesmo significado. Subversivo é um adjetivo que significa que subverte ou que tende a subverter. Revolucionário.
Não se deve escrever “subvercivo”, nem “subeversivo”.
Tatuagem
Termo que vem do francês tatouage, com o mesmo significado. Tatuagem advém do ato ou efeito de tatuar. É ainda o desenho obtido por este processo. O desenho indelével à superfície do corpo humano, que se obtém introduzindo sob a epiderme matérias corantes. No sentido figurado, significa marca, sinal.
Não se deve escrever “tatuajem” ou “tatuage”.
Leia também: Dúvidas de Português: procrastinar ou procastinar?
Vicissitude
Esta palavra significa mudança ou diversidade de coisas; alternativa, variação; revés; eventualidade, acaso.
Erros de grafia mais comuns: vicicitude, vissicitude, vississitude,
Correção
Agora que compreendemos o significado dos conceitos e ficou claro qual a verdadeira forma de cada palavra analisada, fica extremamente fácil resolver o exercício.
– Foi aberto processo para biatificação de freira pela obra de caridade. X
– Foi aberto processo para beatificação de freira pela obra de caridade.✓
– O populismo e o facciosismo são problemas que assolam o futebol português. ✓
– O populismo e o faxiosismo são problemas que assolam o futebol português. X
– Zizek vê o poder subreversivo do Coronavírus: pobreza e desemprego. X
– Zizek vê o poder subversivo do Coronavírus: pobreza e desemprego. ✓
– Ele fez uma tatuage quando estava ébrio. Depois de sóbrio, estava arrependido. X
– Ele fez uma tatuagem quando estava ébrio. Depois de sóbrio, estava arrependido. ✓
– O objetivo da medida é proteger o país de qualquer vicissitude que venha a ocorrer. ✓
– O objetivo da medida é proteger o país de qualquer vissicitude que venha a ocorrer. X
Conclusão
Como tivemos oportunidade de ver é muito fácil cometer erros de português que podem manchar a nossa reputação. Se o nosso percurso nos honra, convém não trair o trabalho realizado com distrações que levem a erros que podem facilmente ser evitados com conhecimento.
Um vírus altamente contagioso chamado AO90 (acordo ortográfico1990) anda por aí a infectar a Língua Portuguesa sem que ninguém de direito tome urgentes medidas terapêuticas para o eliminar, estando a dar um prejuízo incalculável à Nação e a comprometer a saúde da Língua Pátria… Portugal não tem de encher os bolsos aos vigaristas, aos oportunistas, aos corruptos que por aí espalharam este vírus… maliciosamente…Em Portugal não há ciência de governar nem há ciência de organizar a oposição. A Ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina do acaso, diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pela intriga, pela vaidade, pela frivolidade e pelo interesse. A política é uma arma em todos os pontos revolta pelas vontades contraditórias. Todos os homens inteligentes, nervosos, ambiciosos querem penetrar na arena, ávidos de consideração e de dinheiro, insaciáveis de gozos da vaidade».