Início Cultura Dúvidas de Português: procrastinar ou procastinar?

Dúvidas de Português: procrastinar ou procastinar?

Fique a saber se se escreve procrastinar ou procastinar e melhore a expressão escrita.

procrastinar ou procastinar
Dúvidas de Português: procrastinar ou procastinar?

Fique a saber se se escreve procrastinar ou procastinar e melhore a expressão escrita. A presença ou não de uma letra é suficiente para tornar uma palavra correta ou errada. E é esse o caso das duas palavras enunciadas no título deste artigo. Uma está escrita corretamente, enquanto a outra pura e simplesmente não existe nos dicionários da língua portuguesa.

Portanto, se tem dúvidas quanto à forma certa de redigir este termo adequadamente, então espreite as próximas linhas e fale português corretamente.

Dúvidas de Português: procrastinar ou procastinar?

Comecemos por responder à questão anterior. O modo certo de escrever é procrastinar, sendo procastinar um erro.

Contudo, este pode considerar-se um erro relativamente comum que advém da pronúncia incorreta. Este erro de pronúncia deve-se ao facto de haver um encontro consonantal na sílaba anterior (consoante + R Alveolar tepe). A supressão de consoantes róticas em encontros consonantais é um problema fonoaudiológico frequente.

procrastinar ou procastinar
Dúvidas de Português: procrastinar ou procastinar?

Procrastinar

Verbo transitivo

Significa deixar para depois; ADIAR, POSTERGAR, PROTRAIR.

Verbo intransitivo

Significa usar de delongas; DELONGAR, DEMORAR, POSTERGAR.

Procrastinar tem origem no latim procrastinatus, procrastinare, que significa, literalmente, “à frente de amanhã”. É, então, um verbo sinónimo de adiar, prolongar o tempo de algo. É muito usado com o sentido de deixar algo para a última hora ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.

Embora seja um comportamento considerado normal no ser humano, procrastinar pode ser muito prejudicial, se impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.

Usamos este verbo quando há negligenciamento de atividades, isto é, quando um trabalho não recebe a devida atenção e é deixado de lado para a produção de outras atividades, menos importantes.

Quem costuma procrastinar, está por norma desconcentrado do seu objetivo e com ansiedade, stress ou falta de criatividade.


Leia também: Língua Portuguesa: qual a razão de não chamarmos «primeira-feira» ao domingo?


Como deixar de procrastinar?

Há técnicas para diminuir a procrastinação, ensinando as pessoas a focarem-se na otimização e divisão do seu tempo de trabalho, entretenimento e descanso.

Uma dessas técnicas é a técnica de Pomodoro, criada por Francesco Cirillo, nos anos 80 do século passado. Segundo este método, devemos dividir o tempo em períodos de 25 minutos (chamados “pomodoros”), intercalando estes com intervalos de 5 minutos de descanso. Após 4 “pomodoros”, fazem-se 30 minutos de repouso. Depois, retoma-se uma nova sequência de “pomodoros”.

procrastinar ou procastinar
Dúvidas de Português: procrastinar ou procastinar?

Sinónimos de procrastinar

– Adiar

– Espaçar

– Postergar

– Demorar

– Atrasar

– Protrair

– Prolongar

– Retardar

– Protelar

– Prorrogar

– Pospor

– Diferir

– Delongar

– Tardar

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.