Conheça algumas dicas para melhorar saladas frias! Aprenda a fazer as melhores saladas do mundo com estes truques muito fáceis!
O verão é uma estação do ano muito aguardada. Verão é sinónimo de calor, céu azul, sol, praia, mar, bebidas geladas e bronze numa toalha. Para brilhar numa praia, em pleno verão, convém primeiro fazer uma dieta, para ter um corpo mais apropriado para as idas à praia.
Para estar no seu melhor neste verão, deve comer muitas saladas. Mas isso não quer dizer que não possa fazer refeições deliciosas… Preparamos algumas dicas para melhorar saladas frias que lhe vão ser muito úteis!
Estas são as dicas para melhorar saladas frias e saudáveis
No verão, as saladas apresentam-se como o prato principal, mas em noutras estações ficam (normalmente) apenas com um papel secundário, como entradas ou acompanhamentos e são mais desvalorizadas.
As saladas são refeições perfeitas para uma dieta equilibrada e existem algumas dicas que permitem que se façam saladas deliciosas. Representam refeições particularmente indicadas para a época mais quente do ano e, além de serem leves, nutritivas e versáteis, podem ser bastante saborosas.
Temperos
Diferentes temperos contribuem para dar mais sabor às saladas. Ervas frescas são sempre uma boa opção, mas também podem ser secas. Pimentas, alho, gengibre são exemplos de opções comuns. Siga o seu gosto.
Molhos
É uma sugestão fácil, mas que faz a diferença quando se pretende uma salada deliciosa. Uma salada não tem que ser temperada só com azeite, vinagre e sal. Existem muitas outras alternativas que permitirão tornar a refeição sempre diferente. Os mesmos ingredientes e um molho para saladas diferente tornam a refeição distinta.
Embora a tripla azeite, vinagre e sal torne a salada fantástica, há outras escolhas, como maionese (menos saudável…), vinagretes e muitos molhos específicos para saladas. O mel ou um molho agridoce também são opções interessantes.
Diversidade de vegetais
Saladas não se cingem a tomate e alface. Existem muitas outras opções que podem integrar as saladas, nomeadamente vegetais.
Os vegetais de folhas verdes são sempre boas alternativas e é possível apostar em legumes ralados (por exemplo, cenouras), grelhados ou cozidos.
Grão-de-bico, lentilhas, feijões e, por exemplo, rúcula, bróculos, milho, ervilhas, tomate cherry… são, ainda, outras escolhas de ingredientes a considerar.
Elementos extra
Alface e tomate são elementos base que surgem logo como prioritários, quando se fala em saladas. Mas podemos ser criativos e juntar outros legumes (como vimos acima), queijos (mozzarella, feta ou outros), castanhas, amendoins, sementes, frutas (a maçã granny smith é uma boa opção), ervas frescas, entre muitas outras alternativas.
É preciso criatividade, inspiração e experiência. Arrisque e teste a conjugação de sabores.
Mar
Delícias do mar, atum, camarão são alguns sabores que combinam muito bem com as saladas. Experimente e verá que não quererá outra coisa!
Junte proteína
É importante (mas não imprescindível), acrescentar proteína às saladas: peru, frango, atum, lascas de carne, presunto em cubos, cogumelos, leguminosas, bacon, ovos e queijos cortados são alguns exemplos. Dão mais poder e mais sabor às saladas.
Efeitos distintos
Jogue com os sentidos e crie texturas diferentes. Por exemplo, conjugar elementos crocantes, como castanhas, com elementos macios, como queijo mozzarela. Várias cores, diversos sabores (doce, salgado, ácido, picante…).
A riqueza da salada está também na variedade. Podem ser criadas diversas saladas, sempre diferentes, sempre vistosas, sempre saborosas.
Salada ibérica
Ingredientes
– 4 ovos codorniz
– 3 folhas de manjericão
– 2 gressinos
– 1 pepino
– 150 g salada ibérica
– 2 c. de sopa com azeite
– 2 c. de sopa com azeitonas às rodelas
– 1 c. de sopa com sementes de linhaça
– 1 c. de sobremesa com vinagre balsâmico
– 1 c. de café com sal
– Água q.b.
Modo de Preparação
– Coloque um tacho com água temperada com sal.
– Junte os ovos de codorniz
– Ponha a cozer por 5 minutos.
– Passe os ovos por água fria e descasque-os.
– Junte numa taça: a mistura ibérica de alfaces, o pepino e as azeitonas (em rodelas).
– Depois de tostar as sementes de linhaça, coloque-as numa frigideira antiaderente.
– Adicione as sementes de linhaça tostadas sobre a salada.
– Tempere com uma mistura de vinagre balsâmico, azeite e sal.
– Salpique a salada com as folhinhas de manjericão (cortadas em tiras).
– Mexa bem a salada e envolva.
– Corte ao meio os ovos de codorniz e faça a decoração com eles.
– Junte os gressinos (partidos em pedacinhos) na altura de servir.