Faz parte da gastronomia portuguesa e é nutricionalmente rica, versátil e muito acessível! Confira as seis boas razões para comer sopa diariamente. A sopa é parte importante da refeição. Tem um papel fundamental no nosso desenvolvimento em crianças. No entanto, quando se chega a adulto, muitas pessoas torcem o nariz ao consumo de sopa.
Este é um erro crasso, porque a sopa continua a ter um impacto importante na nossa saúde. A sopa deve ser integrada na sua rotina alimentar para fortalecer a saúde com a sopa.
Os especialistas defendem que deve existir um consumo diário de sopa para se obter vários benefícios. A sopa deve integrar uma alimentação saudável e equilibrada. O hábito diário de comer sopa tem um impacto tremendamente positivo no nosso organismo. Iremos partilhar consigo 6 razões convincentes que deixam claro por que deve comer sopa todos os dias.
6 boas razões para comer sopa diariamente
A gastronomia portuguesa tem uma qualidade fantástica. A diversidade de sopas é uma mera amostra dessa riqueza. Há sopas para todos os gostos. Creme de legumes, caldo verde, canja, sopa de peixe são meros exemplos.
O consumo diário de sopa enriquece-nos de diferentes formas. Há diversos benefícios assegurados para a nossa saúde. No entanto, convém ter em atenção a quantidade de sal adicionado.
Para a sopa apresentar o seu potencial enquanto prato saudável, a quantidade de sal deve ser reduzida. Não deve ser adicionado sal à sopa, quando a confeção de sopa é destinada a bebés, crianças e adultos com determinados problemas de saúde, tais como: pressão arterial alta.
Uma estratégia para reduzir o sal é colocar especiarias e ervas aromáticas na sua sopa, nomeadamente: orégãos, salsa, coentros, alho ou gengibre. Há muitas vantagens em integrar sopa na nossa alimentação diária, seja como entrada ou como prato principal. Conheça algumas dessas vantagens…
Trata-se de uma solução de grande riqueza
A sopa é fácil de fazer. Uma refeição prática, económica e deliciosa. Ela tende a necessitar de poucos ingredientes. Faz-se facilmente com legumes baratos. A sopa tem ainda a vantagem de poder ser confecionada em quantidade elevada e ser posteriormente armazenada no frigorífico e no congelador.
No frio, pode ser consumida no espaço máximo de 3 dias, enquanto no gelo, o prazo estende-se até aos três meses. Desta forma, é bastante valioso fazer sopa, um prato saudável que se pode ter por dias, bastando aquecer no momento de servir.
Apresenta grande riqueza em nutrientes
A sopa tem uma grande riqueza em nutrientes. Revela-se uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibra. Na sopa, podem colocar-se produtos de diferentes grupos alimentares, tais como leguminosas, carne e peixe. Até se podem incluir sementes ou frutos secos em algumas sopas. No entanto, o protagonismo vai sempre para os legumes.
Tem poder saciante e o poder de hidratar-nos
Um dos principais componentes da sopa é a água. Assim, comer sopa ajuda-nos a mantermos o nosso corpo hidratado. O consumo de sopa contribui para uma maior saciedade.
As pessoas com este hábito ficam satisfeitas mais rapidamente, ficando ainda saciadas por mais tempo. Idealmente, deve comer a sopa antes do prato principal. A insulina é libertada de forma gradual, o que promove a sensação de saciedade mais precoce e continuada.
O elevado teor de água ajuda a tornar a sopa bastante saciante. Contudo, diferentes sopas satisfazem o apetite de formas distintas. Naturalmente, as sopas com pedaços saciam mais eficazmente do que as sopas passadas / trituradas.
Contribui para manter o controlo do peso
Se os ingredientes da sopa forem bem escolhidos, então terá um bom aliado para manter um peso saudável ou até perder peso. Se comer sopas com menos calorias e ricas em fibra (nomeadamente de legumes e com leguminosas), reduz a ingestão calórica total da refeição.
Aprenda a ter uma alimentação mais equilibrada:
- Aprenda a reduzir o consumo de sal na sua dieta
- Os 7 Chás para a tensão alta
- 7 alimentos que eliminam gordura da barriga
Perfeita para todas as ocasiões
A sopa pode ser adaptada às necessidades que cada um tem. É possível escolher os ingredientes consoante o que se deseja, além de se poder ajustar as quantidades em função de terminado objetivo que se pretenda cumprir.
O contexto também é importante. O gaspacho ou outras sopas frias são ótimas no verão. Já no inverno, há muitas opções quentes e aconchegantes.
Assegura a ingestão de vegetais na alimentação das crianças
É frequente ter as crianças a rejeitar o consumo de legumes à refeição principal. Ora, apesar de elas não serem grandes adeptas de legumes, se for incutido nelas o hábito de comer sopa, elas asseguraram na sua dieta alimentos ricos em nutrientes que contribuem para o desenvolvimento da criança.