Existem muitos tesouros escondidos no nosso país. Atreva-se nestes 5 lugares paradisíacos para descobrir no Minho.
Usamos frequentemente o termo paraíso fora do sentido religioso. O conceito paraíso tem sentidos distintos. Os diferentes significados para a palavra paraíso podem se confirmados num dicionário.
Este termo é associado à religião, sendo o lugar de delícias onde, segundo o Antigo Testamento, Deus terá colocado Adão e Eva; Paraíso é o Éden. O termo pode ainda significar morada dos anjos e dos bem-aventurados e justos depois da morte. No dicionário, podemos também constatar que a palavra paraíso também significa lugar delicioso; sítio muito aprazível.
Usamos frequentemente o termo paraíso neste sentido. Em Portugal Continental e nas Ilhas, podemos encontrar diversos paraísos. No presente artigo, iremos centrar a nossa atenção no Minho, uma das regiões mais encantadoras do nosso país. Fique a conhecer paraísos minhotos que asseguram experiências memoráveis.
5 lugares paradisíacos para descobrir no Minho
1 – Branda da Aveleira
Esta encantadora aldeia encontra-se presente na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A Branda da Aveleira está presente na freguesia de Gave, que se localiza no concelho de Melgaço.
Esta pitoresca aldeia representa a tipicidade da região. A Branda da Aveleira apresenta um conjunto arquitetónico fascinante. A enorme beleza do cenário que a circunda revela-se parte das atrações da aldeia, uma vez que a paisagem local é absolutamente deslumbrante.
Branda da Aveleira é constituída por um razoável conjunto de casas rústicas. As casas deste local singular encantam todas as pessoas que a visitam. Estas construções são designadas por cardenhas. Estas casas que se encontram em Branda da Aveleira são muito típicas da região e destacam-se pela beleza incomum.
Algumas das casas presentes neste local foram recuperadas para turismo. As intervenções realizadas nas casas da Branda da Aveleira foram respeitadoras. A traça original das casas foi mantida. Além das casas serem recuperadas tendo em conta a sua essência, estas habitações foram decoradas com mobiliário rústico, para o estilo local se manter.
2 – Poças do Malho
Esta atração revela-se num paraíso presente no Parque Nacional da Peneda-Gerês PNPG. Poças do Malho (Pozas do Mallón) consiste numa sequência de cascatas e lagoas do rio Laboreiro. O cenário que se encontra neste local é absolutamente deslumbrante.
Para assistir ao espetáculo das Poças do Malho, temos que fazer um percurso a pé. O trilho pedestre permite-nos chegar ao miradouro das Poças do Malho. As vistas locais são encantadoras e a experiência é extremamente agradável.
O percurso faz-se com relativa facilidade. Este trilho permite-nos apreciar uma autêntica obra-prima da Natureza. As pessoas de espírito mais radical até optam por conhecer as Poças do Malho fazendo canyoning.
O miradouro das Poças do Malho permite-nos contemplar a sucessão de lagoas e de cascatas do rio Laboreiro de uma forma formidável. Por isso, cada gotinha de suor perdida nesta experiência é devidamente recompensada pela experiência que se vive. O cenário é verdadeiramente mágico. Por isso, trata-se de algo memorável.
Embora se possa visitar as Poças do Malho em qualquer altura, é na primavera e no início do verão que se encontra a melhor altura para visitar esta atração. Nesta altura, o rio Laboreiro costuma apresentar maior caudal. Ora, nesta altura, poderá observar as cascatas e lagoas a apresentarem-se no seu máximo esplendor.
3 – Ponte da Misarela
Esta ponte é uma atração bastante popular no Parque Nacional Peneda-Gerês, único Parque Nacional do país. Esta construção encontra-se presente num local encantador, permitindo a ligação entre as freguesias de Ruivães e Campos (no município de Vieira do Minho) e Ferral (presente no município de Montalegre).
A ponte de Misarela estende-se sobre o cristalino rio Rabagão. Esta ponte é sustentada por um arco único, majestoso, de 13 metros de vão.
A Ponte da Misarela é conhecida como a ponte do diabo, uma construção com história e lendas… Esta ponte foi reconstruída no século XIX. A ponte é verdadeiramente encantadora. Ao longo dos últimos anos, esta ponte tornou-se local de culto, uma atração imperdível do PNPG.
Existe um trilho de 12 km que permite conhecer esta ponte. Este percurso permite ligar Cávado a Rabagão. Ao longo do trilho, a Natureza apresenta-se em estado selvagem, puro, no seu máximo esplendor.
Apesar deste trilho revelar-se um sacrifício, o esforço e a determinação que nos leva até esta ponte é devidamente recompensado. A ponte é encantadora, quase mágica, intrigante. O cenário que a circunda é simplesmente deslumbrante.
A ponte encontra-se circundada de escarpas e no local até há uma cascata que maravilha todas as pessoas que por lá passam. Por isso, esta é uma experiência imperdível!
Leia também:
- Santuário de Nossa Senhora da Peneda e os seus encantos
- A igreja mais estranha de Portugal está em Vieira do Minho
- 6 das melhores praias fluviais do Minho
4 – Santuário de Nossa Senhora da Peneda
Esta construção é popularmente conhecida como Santuário da Peneda, simplesmente. No entanto, o nome oficial deste santuário dedicado à Virgem Maria é Santuário de Nossa Senhora da Peneda.
Este monumento encontra-se presente em Arcos de Valdevez, mais precisamente na freguesia de Gavieira. O Santuário de Nossa Senhora da Peneda está situado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), que se trata do único parque nacional de Portugal.
Foi durante os séculos XVIII e XIX que este santuário foi construído. No entanto, o Santuário da Peneda tem ainda um contexto histórico anterior. As origens deste templo mariano remontam ao século XIII!
O Santuário da Peneda encanta também pelo cenário onde se encontra. A localização bucólica torna este monumento numa das atrações Parque Nacional Peneda-Gerês mais singulares. O Santuário de Nossa Senhora da Peneda está presente no meio das montanhas.
Este monumento apresenta um conjunto de elementos que merecem um olhar pormenorizado. O Santuário da Peneda é uma atração imperdível. Além da igreja, apresenta um escadório. Trata-se de um espaço conhecido como o Escadório das Virtudes.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é um elemento sui generis do Parque Nacional Peneda-Gerês, uma atração que se destaca entre as construções deste local. Por aqui, encontra-se ainda um terreiro onde se situa um hotel.
Além disso, há também alguns cafés e ainda pequenas lojas de souvenirs. Portanto, pode explorar a riqueza vasta deste local e entregar-se a uma experiência bastante agradável.
5 – Cascata do Pincho
Esta cascata é uma atração imperdível. A Cascata do Pincho é alimentada pelas águas cristalinas das águas do rio Âncora. As águas da cascata formam uma lagoa. Este local é bastante encantador. Apresenta tons esverdeados. Nas tardes quentes de verão, esta atração é irresistível, um local perfeito para a realização de uns refrescantes mergulhos.
A Cascata do Pincho encontra-se presente na freguesia de Montaria. Esta cascata situa-se em plena Serra d’Arga e integra uma lista de 36 geossítios importantes do Geoparque Litoral de Viana do Castelo.
Esta atração revela-se revigorante: o melhor remédio para o corpo e mente das pessoas que se sentem diferentes, após assistir a um espetáculo tão singular. O cenário é tão apaixonante que não se estranha que seja considerado como um “monumento natural” por quem assiste a esta atração. Esta cascata revela-se um cenário tão deslumbrante que é digno de um filme de Hollywood.
A beleza desta cascata é verdadeiramente incomum. A paisagem é verdadeiramente singular. A Cascata do Pincho é tão mágica que se torna inevitável tirar o smartphone do bolso ou sacar a máquina fotográfica! A beleza do cenário é tão deslumbrante que é “obrigatório” tirar muitas fotos e fazer vídeos. Facilmente se criam autênticos quadros de museu…