Descubra os encantamentos destes autênticos paraísos. Aventure-se nestes 5 locais paradisíacos para descobrir perto de Lisboa.
O termo paraíso é usado frequentemente. Esta palavra pode ter diferentes significados. Há vários sentidos para este termo. Se analisarmos o dicionário, confirmamos que o significado do termo se encontra ligado à religião. Paraíso é o lugar das delícias onde, conforme o Antigo Testamento, Deus terá colocado Adão e Eva; Éden.
A palavra paraíso também pode significar morada dos anjos e dos bem-aventurados e justos depois da morte. O termo pode ainda significar lugar delicioso, um espaço muito aprazível. Ora, tendo em conta este sentido, facilmente se percebe que a palavra paraíso seja frequentemente utilizada pela população portuguesa, uma vez que é possível encontrar paraísos portugueses de norte a sul do país.
Em Portugal Continental e nas Ilhas, há locais paradisíacos (termo relativo ou pertencente a paraíso, algo belo, maravilhoso, extremamente agradável). No presente artigo, iremos centrar a nossa atenção nas proximidades da capital. Fique a conhecer os atributos de paraísos que se encontram próximos da capital.
5 locais paradisíacos para descobrir perto de Lisboa
Azenhas do Mar
Azenhas do Mar é um paraíso encantador presente a meros 40 quilómetros de Lisboa. Esta atração está presente no concelho de Sintra, mais precisamente na Freguesia de Colares.
Azenhas do Mar está escondida num penhasco, num espaço onde a paisagem é absolutamente deslumbrante. A beleza incrível fascina, com facilidade, todos os viajantes que passam por lá.
As vistas sobre o Oceano Atlântico deslumbram. A paisagem em Azenhas do Mar é de cortar o fôlego. A presença das diversas casinhas encantadoras que se apresentam incrustadas num penhasco tornam todo o cenário em algo muito autêntico, especial.
As ruas estreitas das Azenhas do Mar também são peculiares. A oportunidade de passear pelas Azenhas do Mar representa viver uma experiência única. Por isso, todos os que têm a oportunidade de caminhar pelas ruelas locais, devem encontra-se devidamente equipados com máquina fotográfica.
Todo o cenário encanta, das casas típicas, que se encontram decoradas com belos azulejos, à paisagem que circunda as habitações. As pequenas casas estão perfeitamente integradas na arriba da costa. Nas Azenhas do Mar, vive-se uma experiência imperdível, memorável!
Existe ainda um restaurante local que merece que se prove as suas tentações. O seu nome é… Azenhas do Mar. Este espaço é moderno e bastante acolhedor. O restaurante apresenta música ambiente. Trata-se de um elemento que contribui para a criação de um ambiente bastante charmoso.
Este restaurante apresenta uma ementa onde se destaca peixes e mariscos. Entre as especialidades deste restaurante, encontram-se as seguintes refeições: Polvo assado no carvão, Caril de Gambas, Bacalhau à Lagareiro, Arroz de Polvo, entre outras deliciosas tentações gastronómicas.
Tudo isto num cenário deslumbrante, estando próximo da piscina e com vista para a praia e para o mar. Este restaurante tem na seleção de vinhos outra boa qualidade!…
Informação útil:
Coordenadas GPS: 38°50¹26.04¹¹N 9°27¹43.49¹¹W
Morada: Restaurante Piscina Azenhas do Mar, Azenhas do Mar 2705-104
Colares – Sintra
Berlengas
O Arquipélago das Berlengas está localizado na plataforma continental portuguesa, sendo mais um paraíso de Portugal. Este pequeno arquipélago situa-se a meras 5,7 milhas do Cabo Carvoeiro (Peniche).
O Arquipélago das Berlengas é formado por um conjunto de pequenas ilhas e recifes costeiros que se encontram distribuídos por três grupos, nomeadamente: a Ilha da Berlenga, as Estelas e os Farilhões-Forcadas.
O Arquipélago das Berlengas está situado a apenas 16 km de Peniche, a oeste. O arquipélago consiste num possante bloco granítico. O território do Arquipélago das Berlengas pertence à freguesia de São Pedro, concelho de Peniche. Desde o ano de 2011 que as Berlengas são consideradas como Reserva Mundial da Biosfera, pela UNESCO.
Estas ilhas apresentam uma riqueza incomum. Elas conservam um ecossistema e um património biológico riquíssimo, sendo bastante diversificado e singular. Há um conjunto de esforços a serem realizados no sentido de assegurar a conservação desta riqueza.
Em terra, o seu protagonismo vai para as aves marinhas que tornam estas ilhas no seu santuário. No entanto, há também muito para explorar e descobrir por mar. Desta forma, muitas das pessoas que visitam as Berlengas fazem questão de realizar uma das atividades mais populares, o mergulho.
Ora, através desta atividade é possível observar algumas das diversas espécies de peixes. Através do mergulho, é ainda possível observar barcos afundados que, atualmente, se encontram cheios de vida marinha.
Há ainda duas construções que se tornaram duas atrações imperdíveis deste local. Tratam-se do farol do Duque de Bragança (construído em 1841 e que se tornou automático em 1985) e do forte de S. João Baptista (que foi construído no reinado de D. João IV).
Praia dos Coelhos
Este paraíso encontra-se a cerca de 10 km do centro de Setúbal. Para chegar à praia dos Coelhos, pode seguir pela estrada N10-4, em direção à Praia da Figueirinha/Galapos.
O acesso é realizado por um trilho e não existe muito espaço para estacionamento. Por isso, normalmente, a única opção são os lugares que se encontram ao longo da estrada da Serra.
Pode estacionar o carro e seguir a pé pelo trilho que se estende por 400 metros, aproximadamente. Depois, resta descer pela encosta de floresta. O esforço para conhecer a praia portuguesa mais selvagem é devidamente recompensado pela experiência.
Esta praia encantadora encontra-se presente numa pequena enseada, no sopé da Serra da Arrábida. O seu areal e as águas cristalinas tornam esta praia num local imperdível. A Praia dos Coelhos está situada entre as praias dos Galapinhos e do Creiro/Portinho da Arrábida.
As águas cristalinas da Praia dos Coelhos é uma das muitas qualidades deste paraíso. O cenário é mágico: águas azuis, areia branca e fina. Além disso, destaca-se no cenário a deslumbrante vegetação verde que se encontra em redor da praia.
Nesta praia encontrará uma atração natural imperdível. A Natureza intocada e selvagem torna este local imperdível. Fruto das dificuldades para lá chegar, são poucas as pessoas que fazem o esforço. Portanto, há alguma privacidade e muito areal.
Praia da Ribeira do Cavalo
Esta praia é uma verdadeira maravilha, um autêntico paraíso que merece ser explorado. A Praia do Ribeiro do Cavalo é quase um segredo que se encontra próximo de Lisboa (está a apenas 40 quilómetros da capital) e anseia por ser desvendado por mais pessoas. Esta praia encontra-se no concelho de Sesimbra.
A dificuldade do percurso para lá chegar revela-se a principal razão para esta praia não ter mais popularidade. É necessária determinação; fazer um grande esforço para chegar à Praia do Ribeiro do Cavalo. É indispensável fazer um trilho a pé, que demora cerca de 15 minutos.
Trata-se de um caminho estreito, inclinado, com presença de muitas pedras. As dificuldades do percurso podem obrigar a parar, a recuperar o fôlego. É necessário haver capacidade de sacrifício. Só quem está disposto a fazer esse bom investimento de tempo e de energias é que pode ser recompensado com a experiência de estar nesta praia.
A Praia do Ribeiro do Cavalo é um espaço calmo e aprazível. Um dos seus muitos atributos é o mar tranquilo, bastante sedutor, sendo impossível resistir ao impulso de dar um mergulho nas suas águas límpidas e cristalinas.
A paisagem local é outros dos atributos desta praia singular. As rochas que surgem no cenário encantam pelos formatos inusitados. Uma dessas rochas é mais famosa, pois tem parecenças com a cabeça de um cavalo. Por isso, é nessa rocha que se encontra a origem do nome dado à praia.
A serenidade desta praia é especial. Por aqui, usufrui-se de uma aura de silêncio que nos cativa. A Praia do Ribeiro do Cavalo proporciona uma perfeita comunhão com a Natureza. A experiência de ouvir o som das pequenas ondas, da brisa fresca, do chilrear dos pássaros, é bastante relaxante.
Esta praia é selvagem, sedutora. Estar neste espaço representa viver uma experiência única. A praia é verdadeiramente especial, pura, exótica. O areal é deserto. Há privacidade e tranquilidade. A beleza local é indescritível. A Praia do Ribeiro do Cavalo está perfeitamente integrada num cenário digno de um filme.
O mar tranquilo e límpido. As suas águas apresentam um azul profundo sedutor, levando-nos ao mergulho. A água pode estar fria, mas a experiência é mágica. Esta praia não é vigiada por nadadores-salvadores. Logo, é necessário que tenha todos os cuidados. Por isso, não exagere nas brincadeiras na água.
A praia é isolada. Deve equipar a mochila com tudo o que necessitar, porque não se encontram cafés ou restaurantes nas proximidades da praia.
Leia também:
- Os melhores locais a visitar para descobrir a essência de Lisboa
- Este local é um autêntico conto de fadas perto de Lisboa
- 8 pratos típicos de Lisboa que nos deixam com água na boca
Praia da Ursa
Esta praia singular encontra-se situada perto de Lisboa. A Praia da Ursa é considerada uma das praias mais belas de Portugal. Esta praia está presente no caminho até ao Cabo da Roca, em Sintra, em pleno Parque Natural Sintra-Cascais.
Após chegar-se ao Cabo da Roca, reconhecido como o ponto mais ocidental da Europa, é possível avistar uma formação rochosa surpreendente. O nome praia da Ursa deve-se a estes rochedos singulares que estão presentes no local. A forma dos rochedos é semelhante à forma do animal que deu nome à praia, o urso.
Esta praia parece escondida, secreta. Por isso, a experiência de passar uns momentos de verão na praia da Ursa representa vivenciar algo indescritível, verdadeiramente singular.
Este paraíso só está ao alcance dos mais aventureiros, só os mais valentes e determinados conseguem lá chegar. Quem se encontra em boa forma física supera a tarefa árdua para chegar a esta praia quase selvagem, inóspita. As dificuldades do percurso levam a que poucas pessoas arrisquem chegar lá, algo bastante positivo para quem visita a praia, pois há sempre lugar para estender toalha.
As dificuldades são algumas. É necessário descer os penhascos com mais de 140 metros de altura. A tarefa árdua também implica ter de passar pelo meio da vegetação, ter de passar as rochas e as pedras!
O esforço realizado para lá chegar implica algum suor, mas será devidamente recompensado pela experiência. Para conseguir descer a montanha e chegar à praia, serão necessários 30 minutos (tenha em conta que leva o mesmo tempo para fazer o percurso inverso).
A Praia da Ursa apresenta-nos um cenário espetacular. Todos ficam boquiabertos a admirar a paisagem local. As fotografias tiradas neste local são sempre fantásticas. Facilmente se revelam um sucesso nas redes sociais.
Esta praia é um autêntico paraíso que poderia, facilmente, ser o local de um filme de Hollywood. A Natureza apresenta-se no seu máximo esplendor. A beleza exibe-se em estado bruto. A Praia da Ursa é frequentemente elogiada em publicações internacionais. O famoso Guia Michelin, por exemplo, já considerou esta praia como uma das praias mais belas do mundo.