Existem inúmeros tesouros escondidos no nosso país. Aventure-se nestes 5 locais paradisíacos para descobrir no Norte de Portugal.
O termo paraíso está presente no nosso quotidiano e é usado frequentemente. Esta palavra pode assumir diferentes significados. Existem vários sentidos para o termo paraíso. Isso pode ser confirmado no momento de analisarmos o dicionário.
Paraíso é um termo associado à religião. Paraíso significa lugar das delícias onde, consoante revela o Antigo Testamento, Deus terá colocado Adão e Eva; Éden.
Segundo o dicionário, a palavra paraíso pode também ter o sentido de morada dos anjos e dos bem-aventurados e justos depois da morte. No entanto, este termo pode ainda significar “lugar delicioso, um espaço muito aprazível”.
Desta forma, podemos confirmar que não faltam locais portugueses que se enquadram nesta definição de paraíso. Assim se percebe que o termo paraíso seja frequentemente utilizada pela população portuguesa. Há vários paraísos de norte a sul do país (e nas lhas também!). Fique a conhecer 5 paraísos presentes na região norte do nosso país.
5 locais paradisíacos para descobrir no Norte de Portugal
1 – Cascata da Portela do Homem
Esta cascata fica situada em Braga e pode ser considerado um dos pontos mais exóticos do norte do país e é fácil perceber porquê. A sua piscina natural é uma das suas principais atrações e faz as delícias de quem a visita numa tarde quente de verão.
Sim, as águas não são propriamente quentes, mas o facto de serem cristalinas convidam mesmo a um bom mergulho. Se estiver a pensar visitar o fabuloso Parque Natural da Peneda-Gerês, então não há razão para não dar um “salto” até à fantástica Cascata da Portela do Homem.
2 – Lagoa dos Druidas
Esta lagoa está integrada num trilho, o chamado trilho Tibo-Lagoa. Trata-se de um trajeto ideal para quem gosta de caminhar, mas também de admirar a Natureza no seu máximo esplendor.
A Lagoa dos Druidas encontra-se próxima do Santuário da Nossa Senhora da Peneda, o qual fica nas imediações da aldeia de Tibo, em Gavieiras. Se for até à lagoa, aproveite para também visitar a aldeia Tibo, o Miradouro de Tibo, as Fechas do Malho e a Fraga da Pastorinha.
Esta lagoa é considerada uma das maravilhas do Gerês. Porém, ainda é pouco conhecida. As suas águas límpidas e cristalinas encantam sempre todos os visitantes que não hesitam em experimentá-las.
Tome cuidados, mas não deixe de aproveitar para apanhar uns banhos de água e de sol, pois o local convida a isso mesmo. Não esqueça o protetor solar e o calçado próprio e usufrua ao máximo do que a Natureza tem para nos dar.
3 – Cascata do Pincho
Esta cascata é alimentada pelas águas fascinantes do rio Âncora. Este “monumento natural” encontra-se presente na freguesia de Montaria. A Cascata do Pincho situa-se em plena Serra d’Arga. A cascata faz parte dos 36 geossítios mais importantes do Geoparque Litoral de Viana do Castelo.
Esta atração revela-se o melhor remédio para o corpo e para a mente. A Cascata do Pincho é formada pelas cristalinas águas do rio âncora. O cenário que se encontra é digno de um filme de Hollywood.
A cascata forma uma lagoa que apresenta tons esverdeados. Por isso, esta atração é irresistível, perfeita para uns refrescantes mergulhos, especialmente nas tardes quentes de verão.
A beleza da Cascata do Pincho é verdadeiramente notável. Dar umas braçadas nas águas cristalinas das piscinas naturais deste local é algo indescritível e ficará para sempre na nossa memória.
A beleza da Cascata do Pincho é tão incomum que se torna inevitável tirar muitas fotos e fazer vídeos. A beleza do cenário é tão deslumbrante que facilmente se criam autênticos quadros de museu… Por isso, prepare o smartphone e a máquina fotográfica!
Leia também:
- Um paraíso rural escondido em Trás-os-Montes
- Provavelmente, a aldeia mais mística de Trás-os-Montes
- 5 locais paradisíacos para descobrir em Trás-os-Montes
4 – Poço Negro do Soajo
A menos de 1 km de distância dos populares espigueiros de Soajo, é possível encontrar este poço.
Esta é uma das cascatas e lagoas do Soajo mais acessíveis, pois fica mesmo junto à estrada. Estacione o carro e faça o restante a pé. No entanto, tome precauções, pois a descida é íngreme, apesar de ter uma escadaria que oferecer maior segurança no percurso.
No fundo, perto do rio, encontra-se o poço, banhado por umas águas incríveis, de cor verde-esmeralda. Portanto, não se deixe enganar pelo nome. O poço é “negro”, pois é muito profundo e pouco banhado pela luz solar.
Por aqui, pode tomar um banho e usufruir daquela que será, provavelmente, das cascatas e lagoas mais encantadoras de todo o Soajo. A queda de água é incrível e as águas translúcidas.
A lagoa é, assim, incrível e enriquecida pelas águas do rio Adrão. Aproveite, ainda, para admirar tudo o que se exibe ao seu redor, como é o caso de uma Natureza rica e encantadora.
Se visitar este destino no verão, então certamente que vai passar aqui um dia particularmente agradável e… refrescante!
5 – Cascatas do rio Poio
Estas cascatas são perfeitas para quem gosta de ir à aventura. Elas encontram-se no rio Poio, que faz parte do Parque Natural do Alvão. O percurso até às Cascatas do rio Poio
é complicado, pois não existe propriamente um caminho como seria desejável, sendo necessário andar de pedra em pedra, no próprio rio.
Este local revela-se uma experiência verdadeiramente memorável. O cenário é tão incomum e belo que parece mágico. Por isso, as Cascatas do rio Poio revelam-se uma atração que deixa todos rendidos. Mas, dadas as caraterísticas do percurso para lá chegar, são poucos os que têm a sorte de conhecer a sua beleza singular.
Agora já sabe que há muito para ver no norte do país e que há recantos escondidos que valem bem a pena uma visita. Portanto, faça uma pausa nos destinos mais movimentados e agitados, como é o caso das cidades, e encontre nestes refúgios de Natureza a paz e a tranquilidade de que necessita para renovar energias e regressar com nova motivação à sua rotina diária.
Reúna a família ou os amigos e parta à descoberta de tesouros ainda por explorar!