Descubra os seus inúmeros tesouros escondidos. Atreva-se nestes 5 locais paradisíacos para descobrir em Trás-os-Montes.
O termo paraíso é usado com regularidade pela população portuguesa. Essa palavra pode ter significados distintos. Existem vários sentidos para a palavra paraíso. Se pegarmos no dicionário, podemos confirmar que o significado desta palavra se encontra ligado à religião. O termo Paraíso significa lugar das delícias onde, segundo o Antigo Testamento, Deus terá colocado Adão e Eva; Éden.
A palavra paraíso pode também significar morada dos anjos e dos bem-aventurados e justos após a morte. O termo pode ainda significar local delicioso, um espaço muito aprazível. Ora, facilmente se percebe que a palavra paraíso seja usada pela população portuguesa neste sentido, sendo possível encontrar vários paraísos portugueses de norte a sul do país. Fique a conhecer 5 paraísos transmontanos que são memoráveis!
5 locais paradisíacos para descobrir em Trás-os-Montes
1 – Pitões das Júnias
Este destino é uma pérola turística presente no extremo norte de Portugal e pousada no coração do Gerês. Pitões das Júnias é um destino perfeito para uma escapadinha, proporcionando uma experiência incrível que nos permite conhecer o melhor do Parque Nacional Peneda-Gerês e dos seus 1001 encantos.
Está situada no concelho de Montalegre, encontrando-se a uma altitude de 1100 metros. Por isso, trata-se da mais alta povoação do Barroso.
Encontra-se presente num espaço territorial particularmente encantador. A sua beleza é notável, sendo uma aldeia que se encontra perfeitamente inserida numa paisagem natural de cortar respiração.
Este local fantástico tem conseguido manter a sua pequena população. Pitões das Júnias parece ter parado no tempo, apresentando-nos o seu aspeto medieval. Esta aldeia representa bem os encantos do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Apresentando-se em perfeita comunhão com a Natureza, facilmente conquista as pessoas que procuram um retiro.
Pitões das Júnias é uma das aldeias transmontanas mais pitorescas e tradicionais. Ela apresenta-se rodeada de verde e revela um património cultural riquíssimo. Por isso, é um destino perfeito para uma escapadinha memorável, conjugando caraterísticas que proporcionam uma experiência única, nomeadamente história, tranquilidade, beleza natural, gastronomia, atrações… e muito mais.
2 – Rio de Onor
Esta aldeia encontra-se presente no Parque Natural de Montesinho. Este destino encantador é uma aldeia fronteiriça. Rio de Onor está presente no concelho de Bragança. Esta aldeia é atravessada pela fronteira com Espanha. De um lado, encontra-se Rio de Onor, enquanto do lado espanhol, podemos encontrar Rihonor de Castilla. Por causa destas características, é frequente dizer-se que Rio de Onor é “uma aldeia, dois países”!
Ela é famosa pelas belas habitações. Rio de Onor apresenta casas típicas serranas feitas em xisto, com varandas alpendradas. As casas desta aldeia enquadram-se perfeitamente na paisagem, contribuindo para um cenário que fica na memória.
3 – Arribas do Douro
O Parque Natural do Douro Internacional apresenta um espaço territorial alargado. São 122 km de troço fronteiriço do rio Douro e do rio Águeda (seu afluente). Ele integra vários concelhos no seu território, nomeadamente os de Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro.
Neste espaço territorial, podem encontrar-se diversas atrações, como os desfiladeiros. Estes elementos foram escavados pelos rios, apresentando-se extremamente profundos. Eles chegam a ultrapassar os 200 metros.
Os desfiladeiros apresentam uma grande beleza, apesar das diferenças que os distingue. Ao longo do troço internacional do Douro, foram construídas 5 barragens. No entanto, o Rio Águeda corre ainda livre.
As margens escarpadas apresentam uma beleza fantástica. Elas são frequentemente designadas de arribas. As arribas têm um valor faunístico riquíssimo, especialmente no que concerne às aves.
Este espaço é muito procurado por amantes de Birdwatching. Os observadores de aves podem encontrar por aqui diversas espécies, nomeadamente grifos, cegonhas-pretas, abutres do Egipto, águias-reais e águias de Bonelli, entre outras espécies.
Leia também:
- Um paraíso rural escondido em Trás-os-Montes
- Provavelmente, a aldeia mais mística de Trás-os-Montes
- 12 fascinantes curiosidades sobre Trás-os-Montes
4 – Vilarinho de Negrões
Esta aldeia proporciona uma experiência singular. Vilarinho de Negrões encontra-se presente em Montalegre, na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, cuja construção da barragem ficou concluída em 1964.
Este é um destino de visita obrigatória porque apresenta uma beleza incomum e esconde um património único. A riqueza deste destino rural é verdadeiramente singular. Vilarinho de Negrões é uma das aldeias mais pitorescas de Portugal.
Esta aldeia apresenta ruas lindas e charmosas e um casario típico que se estende sobre uma estreita península. Percorrer as suas ruas permite-nos testemunhar a riqueza do património da aldeia. O facto deste local se encontrar praticamente rodeado por água torna-o particularmente encantador.
Esta aldeia está junto da freguesia de Negrões, onde se destaca a presença de um forno feito em granito, os canastros esguios, espaço onde se conserva o milho e o centeio. Os castros de Negrões, Vilarinho e Lamachã são outras atrações da região.
5 – Gimonde
Esta aldeia é uma pérola presente em Trás-os-Montes. Gimonde encontra-se às portas do Parque Natural de Montesinho. Este destino rural proporciona uma experiência singular a todos os que visitam esta típica aldeia transmontana. É um destino fantástico, genuíno e singelo.
Gimonde é uma aldeia que parece ter parado no tempo. Os seus habitantes são acolhedores e pessoas humildes. Eles trabalham as suas terras com afinco e sabem como receber os visitantes. As atividades agrícolas fazem parte do dia a dia destas pessoas.
Uma experiência enriquecedora que se vive neste local é ver estas pessoas a levarem os seus animais para as pastagens verdes que se encontram nos arredores. Essa visão retrata a realidade do quotidiano dos aldeões.
Além do quotidiano rural e pitoresco desta aldeia, Gimonde apresenta paisagens deslumbrantes. Esta aldeia encontra-se perfeitamente enquadrada num cenário memorável. Não há melhor experiência do que caminhar livremente pelas ruas da aldeia, sendo possível apreciar cada detalhe de Gimonde.
Uma das atrações desta típica aldeia da Terra Fria Transmontana é a Ponte Velha. Esta ponte, com muita história, permite-nos atravessar o rio Malara.
Em Gimonde, também podemos encontrar outras atrações, tais como os fornos da aldeia, elementos que retratam o quotidiano dos aldeões. Os habitantes de Gimonde ainda utilizam estes fornos. É nestes elementos que estas pessoas cozem o pão à moda antiga, que fica especialmente saboroso.