Início Tradições 5 dicas para o café perfeito. Tome nota!

5 dicas para o café perfeito. Tome nota!

Há hábitos que ficam, como tomar café. São momentos que ajudam a tornar o nosso dia mais próximo da perfeição! Confira 5 dicas para o café perfeito. Tome nota!

dicas para o café perfeito
5 dicas para o café perfeito. Tome nota!

Há hábitos que ficam, como tomar café. São momentos que ajudam a tornar o nosso dia mais próximo da perfeição! Confira 5 dicas para o café perfeito. Tome nota! Beber café faz parte do seu quotidiano, não é verdade? Não é difícil adivinhar. Faz parte do quotidiano de muita gente. São milhões de pessoas em todo o mundo. Sabia que o café é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo? Só é superada pela água, o que se revela uma informação reveladora da importância e da popularidade desta bebida.

Bebemos café quando saímos com amigos, quando estamos a trabalhar e temos uns minutos de intervalo, depois de almoçarmos, entre outros momentos. Há quem beba uma chávena por dia e há quem não se contente com tão pouco e exagere no consumo, repetindo o momento várias vezes. Mesmo quando estamos por casa temos necessidade de beber um bom café, mas nem todos o sabem preparar…

5 dicas para o café perfeito. Tome nota!

Atenção

Falamos em consumir café, mas é importante não exagerar no consumo. O café é uma bebida que está associada a diversos benefícios para a saúde, mas estes só ocorrem se existir um consumo responsável, regular e moderado.

Mas o que é um consumo moderado de café? Esta é uma questão pertinente. Uma questão à qual a Organização Mundial de Saúde (conhecida pela sigla OMS) já deu resposta. Esta entidade tão respeitada no universo da saúde defende que a quantidade máxima de cafeína que deve ser ingerida diariamente é de apenas 400mg. Este valor pode facilmente ser superado, pois bastam 2 a 3 chávenas de café por dia, no máximo, pois cada chávena equivale a 85mg a 125mg de cafeína.

dicas para o café perfeito
5 dicas para o café perfeito. Tome nota!

Leia também:

Devemos ter em conta que a estes valores ainda há que somar a cafeína presente em outros produtos, como cacau, chocolate, determinados chás, bebidas energéticas, certos refrigerantes (como a famosa Coca-Cola), alguns medicamentos e até suplementos alimentares. Tenha isso em consideração, pois superando essa referência dos 400mg de cafeína não só anula os benefícios, como começa a obter malefícios, prejudicando a sua saúde.

dicas para o café perfeito
5 dicas para o café perfeito. Tome nota!

Para se ter uma bebida saborosa é importante valorizar os acessórios!

O segredo para preparar um café perfeito, perfumado, fresquinho e delicioso é fácil: basta primar pela qualidade. Se quer um café com aroma sedutor, com um sabor maravilhoso, há que dar atenção a diversos pormenores.

Ter os utensílios utilizados em atenção é fundamental; saber cuidar bem deles para que continuem a garantir a qualidade de que precisa para um café de excelência! Mas depois do café perfeito, sabe o que fazer com a borra de café? Sabe qual a melhor forma de limpar os utensílios? Tome nota das dicas que temos para si.

dicas para o café perfeito
5 dicas para o café perfeito. Tome nota!

Garrafa térmica

É possível que já se tenha deparado com alguns resíduos mais grossos que se formam no fundo da sua chávena de café, mesmo tendo a bebida sido filtrada. Essa realidade pode ser um sinal indicativo de que a sua garrafa térmica apresenta resíduos acumulados. É algo que acontece regularmente devido aos óleos do café ficarem impregnados na ampola da garrafa.

Assim, é importante evitar deixar a bebida armazenada na garrafa por um tempo excessivo. Tal como é crucial fazer uma limpeza frequente e eficaz, após o consumo. Deve escaldar a garrafa com água fervente, para eliminar os óleos impregnados.

Pode também juntar uma colher de bicarbonato com água fervente. Esta é uma limpeza mais eficaz, se a garrafa estiver muito suja. Deixe ficar de um dia para o outro e lave normalmente no dia seguinte, enxaguando bastante. Se ainda se mantiver sem qualidade, terá mesmo de comprar outra…

dicas para o café perfeito
5 dicas para o café perfeito. Tome nota!

Coador de algodão

O coador de algodão também merece atenção. Por isso, escalde o coador com água, apenas antes da preparação. Depois da preparação, lave o coador usando apenas água corrente e armazene-o numa vasilha com água limpa no frigorífico.

Assim, os óleos que permanecem no tecido não ressecam e, dessa forma, não irão interferir no sabor do próximo café. Mas deve trocar o coador regularmente.

Cafeteiras elétricas

Deve realizar a função de preparação apenas com água, de modo a que os resíduos acumulados possam ser eliminados.

dicas para o café perfeito
5 dicas para o café perfeito. Tome nota!

Talheres e chávenas

Use materiais exclusivamente para o café. Evite talheres e recipientes usados para outras ocasiões, pois podem ser contaminados com um cheiro forte e com outros sabores.

Borra do café

As borras de café são o resíduo da bebida que permanece no filtro. Mas as borras não devem ser atiradas pelo ralo da pia, pois podem representar um impacto ambiental indesejado no tratamento da água.

Podem ser colocadas no lixo orgânico, mas no NCultura tem artigos que permitem perceber que ela pode ser útil em diversas situações (afugentar insetos, serem usadas juntamente com adubo, eliminar maus cheiros…).

dicas para o café perfeito
5 dicas para o café perfeito. Tome nota!

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou, reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.