Esta região rica em tradições, oferece uma panóplia de aldeias charmosas para descobrir. Conheça 5 aldeias em Trás-os-Montes que deve visitar! Trás-os-Montes, uma região de Portugal impregnada de autenticidade e beleza natural, guarda consigo tesouros intemporais – as suas fantásticas aldeias pitorescas. Cada uma dessas aldeias é um testemunho vivo da rica história, tradições profundas e hospitalidade calorosa que caracterizam esta região montanhosa. Descubra a beleza singular de Trás-os-Montes através da visita a estas aldeias encantadoras
Cada aldeia em Trás-os-Montes conta uma história única, proporcionando uma viagem no tempo e uma imersão nas tradições e beleza que tornam esta região tão especial. Explore estas pérolas pitorescas e descubra a autenticidade de Trás-os-Montes em cada esquina.
5 aldeias em Trás-os-Montes de visita obrigatória
1 – Pitões das Júnias
Esta aldeia é encantadora. O mosteiro de Pitões das Júnias é uma das várias atrações imperdíveis deste destino rural. Ele foi erguido no século XII. O mosteiro revelou-se um elemento de grande importância para a povoação. Por isso, está na origem do nome dado à localidade. No momento da sua fundação, o mosteiro era conhecido por Senhora das Unhas. Este Mosteiro Benedito preserva o seu traçado original. O Mosteiro de Santa Maria das Júnias apresenta um estilo românico. Este mosteiro encontra-se classificado como Monumento Nacional.
O Miradouro da Cascata de Pitões das Júnias é outra atração bastante popular, podendo ver-se a queda de água que apresenta uma singular beleza. A cascata e a paisagem envolvente formam um cenário mágico. A queda de água encontra-se num espaço deslumbrante, com uma envolvência verdejante que fascina todos os que visitam o local.
A aldeia tem nesta incrível cascata uma das atrações imperdíveis. São as águas da Ribeira de Pitões que alimentam esta cascata que apresenta vários níveis de altura. A água límpida desagua num lago magnífico que se situa junto a um carvalho com séculos de História. Nos dias de calor, dar uns mergulhos neste local é uma experiência tão singular que se guarda para a vida toda…
2 – Picote (Miranda do Douro)
Esta aldeia encontra-se situada em pleno Parque Natural do Douro Internacional. A aldeia do Picote está integrada no concelho de Miranda do Douro. Esta região é conhecida por falar a segunda língua oficial de Portugal, o mirandês. A língua mirandesa entra pelos ouvidos com estranheza, mas é um património cultural que devemos preservar.
A aldeia de Picote apresenta-se numa região que também é conhecida pelo pezinho para as danças tradicionais. Neste território, foi construída uma barragem, culminando num estrangulamento do rio impressionante. Esse cenário tornou este espaço num dos principais pontos turísticos da região.
As casas desta aldeia foram feitas em granito. Estas habitações encontram-se bem preservadas. Na aldeia de Picote, podemos encontrar mais algumas atrações imperdíveis. Além das casas, temos os edifícios religiosos medievais. Entre os templos da aldeia encontram-se: a Capela de Santo Cristo, a Igreja Matriz de Picote e a Capela de Santa Cruz.
Há ainda alguns elementos na aldeia que nos contam um pouco da vida rural. Os moinhos em água e os lagares de azeite são elementos arquitetónicos que nos recordam o tempo antigo. No território onde a aldeia está situada, foram encontrados os vestígios rupestres que permitem tirar várias conclusões sobre o passado deste local que, antes de fazer parte de Portugal, teve muita história. Visite a aldeia e fique a conhecê-la.
3 – São Joanico (Vimioso)
Este destino rural proporciona uma experiência bastante agradável e bucólica. São Joanico é uma aldeia tipicamente transmontana. Esta povoação está situada nas margens do rio Angueira, mais precisamente no concelho de Vimioso.
Esta aldeia apresenta-nos um cenário verdadeiramente deslumbrante. Além da beleza natural que circunda a aldeia, há outros motivos de interesse. São Joanico tem um património histórico valioso. Entre as suas maiores atrações está uma ponte românica, um edifício encantador, com muita história. Esta construção revelou-se bastante útil para os habitantes da aldeia ao longo do tempo.
Os moinhos comunitários são outra construção importante da aldeia. Estes elementos arquitetónicos também revelam toda a sua utilidade. Estas construções eram o espaço no qual o grão para fazer o pão era moído. A igreja paroquial é outra atração presente na aldeia de São Joanico. Esta construção religiosa está datada do século XIII. Este templo é merecedor de uma visita.
4 – Gimonde
Este destino rural assegura-nos belos momentos. Esta aldeia encontra-se presente no concelho de Bragança. Existem vários pontos de interesse em Gimonde. Esta aldeia encontra-se inserida num contexto de grande beleza. A paisagem local é deslumbrante. A Natureza apresenta-se no seu máximo esplendor. Além das atrações naturais, existe um património importante nesta aldeia.
Gimonde apresenta-nos um cenário idílico. Esta aldeia é um destino rural pitoresco que proporciona uma experiência extremamente agradável. Passear pelas ruas de Gimonde significa conhecer parte do melhor que Trás-os-Montes tem para oferecer. O Castro de Gimonde é uma das atrações imperdíveis da aldeia. Este destino rural destaca-se pelas edificações centenárias, nomeadamente a sua Ponte, que é bastante antiga.
A Ponte de Gimonde é outra construção imperdível. Trata-se de uma atração imperdível de origem romana. Estes são apenas dois dos maiores atrativos de Gimonde. Estes elementos servem de exemplo da riqueza do património histórico e cultural desta aldeia. Esta aldeia também é conhecida por representar bem a gastronomia da região. Fazer uma visitar ao restaurante Abel, após realizar umas caminhadas, permite-nos conhecer os seus tentadores pratos típicos. Além disso, tem como mais-valias o seu delicioso fumeiro e saborosas compotas.
Fique a conhecer o que o Norte de Portugal tem para lhe oferecer:
- Estenda a toalha nas 15 melhores praias do norte de Portugal
- 5 locais escondidos para descobrir no norte de Portugal
- 12 locais de visita obrigatória no Norte de Portugal
5 – Penas Roias
Esta aldeia proporciona-nos momentos bastante agradáveis. O Castelo de Penas Roias revela-se a grande atração local, o ex-libris. A origem da construção desta fortaleza Roias não é certa. No entanto, os historiadores apontam para 1172 ou 1181.
Na região de Trás-os-Montes, encontram-se 6 castelos que eram comunicantes. São eles: Algoso, Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Penas Róias, Vinhais. Estas fortificações tiveram um papel importante e ajudam a explicar um pouco da riqueza histórica da região. Esta proximidade entre os castelos era valiosa na época medieval. Ela permitia lançar o alerta em caso de perigo. Assim, se fosse necessário, uns poderiam ir em auxílio dos outros.
Infelizmente, o Castelo de Penas não foi preservado devidamente. Do emblemático castelo apenas subsiste a torre de menagem, que apresenta planta em losango. Há ainda a destacar os restos de um cubelo circular que integrava o castelejo. Neste espaço, ainda é possível ver alguns troços da muralha desta fortaleza que se encontra a nascente.
Penas Roias também tem construções religiosas que são merecedoras de uma visita. A Igreja Paroquial de Penas Roias é uma delas. Este templo é uma das atrações imperdíveis da aldeia. A Capela da Misericórdia de Penas Roias é outro edifício que merece ser destacado. Uma recomendação comum a quem visita esta aldeia é passar pela Fraga do Castelo. Trata-se de um espaço onde se encontra a “Fraga da Letra” (arte rupestre, Pré-história Recente).