Há palavras engraçadas, algumas são mesmo capazes de nos fazer soltar uma gargalhada. Confira 25 das palavras mais engraçadas da língua portuguesa.
A língua portuguesa é bastante rica, existindo diversas palavras. Assim, há palavras mais sérias e profundas, estando mais destinadas para assuntos sérios, tratadas de forma cuidada e formal. Mas também existem palavras que devem apenas ser usadas num contexto mais informal, onde há maior proximidade com as pessoas.
Ora, as palavras são ferramentas que podem ser usadas de formas distintas, de acordo com a plateia e com as nossas intenções. Existem palavras na língua portuguesa que são divertidas ou que remetem para a diversão.
Há termos que geram um efeito surpreendente em nós, seja pela sua sonoridade, pelas parecenças com outras palavras ou pela conjugação incomum de letras. Por isso, podemos defender que elas são palavras engraçadas (embora não digam piadas…).
Se ler as seguintes palavras de português em voz alta, perante um grupo de amigos, verá como estas palavras do léxico nacional geram reações maravilhosas. O efeito é ainda mais expressivo quando há pessoas de diferentes nacionalidades ou com sotaques e pronúncias distintas.
25 das palavras mais engraçadas da língua portuguesa
1 — Trombone
Trombone é nome masculino para instrumento musical de sopro, formado por dois tubos que surgem encaixados um no outro e se alongam ou encolhem.
2 — Abrunho
Este é um nome masculino que muitos desconhecem, mas que designa o fruto (comestível) do abrunheiro. O abrunho é um fruto sumarento, de cor variável e de forma arredondada.
3 — Balofo
Balofo é um adjetivo que qualifica algo, ou alguém, como volumoso. Uma pessoa balofa é alguém que podia ser descrito como gordo, fofo, mole ou inchado; de consistência leve (de flácida).
4 — Umbigo
Umbigo é nome masculino que é referente à cicatriz abdominal, saliente ou reentrante, que está presente no ponto em que o cordão umbilical se prendia ao indivíduo durante a sua vida fetal (anatomia); umbigo é ainda depressão existente na base da concha de alguns moluscos (zoologia).
5 — Zarolho
Zarolho é adjetivo e nome masculino que descreve uma pessoa, ou animal, que não vê de um olho; assim, um zarolho é um vesgo; é uma pessoa ou animal que tem um desvio nos olhos.
6 — Paparoca
Termo de origem popular, vem “papa” + “r” + “-oca”. Paparoca é nome feminino que significa alimentação; comida.
7 — Escaganifobético
Pode parecer mentira, mas esta palavra existe mesmo. Escaganifobético é adjetivo que, no sentido coloquial, significa fora do comum; estranho; esquisito. Ainda no sentido coloquial, escaganifobético significa que é pouco hábil ou ágil; desastrado. Assim, podemos usar esta palavra para qualificar algo fora do comum; algo estranho; esquisito; desastrado.
8 — Esgrouviado
O termo é incomum, sendo engraçado, podendo até capaz de causar um certo espanto.
Este adjetivo advém da palavra “grou” (que é um tipo de ave). Esgrouviado descreve alguém que é magro e alto, com aspeto desalinhado; desgrenhado; distraído.
9 — Bugiganga
Bugiganga é nome feminino que se refere a um objeto de pouco valor; uma bugiganga é uma coisa inútil; bagatela. É muito frequente usar este termo para nomear diferentes tipos de acessórios (como brincos, colares ou anéis) sem grande valor material, ou seja, as bugigangas não são feitas com metais preciosos, como ouro ou prata.
10 — Onomatopeia
O termo vem do grego onomatopoiía, «ação de inventar palavras». Onomatopeia é nome feminino que é próprio da Linguística, sendo referente ao processo de formação de uma palavra por imitação de um som natural. Este termo é ainda um recurso estilístico pelo qual se procura sugerir a imagem auditiva de um objeto, por meio de um concurso adequado de sons.
11 — Troglodita
Troglodita é adjetivo de 2 géneros que remete para pessoa que vive em cavernas ou debaixo da terra; um troglodita é um cavernícola; pessoa rude ou grosseira. A presença das vogais “i” e “o” confere a este termo uma graça muito particular.
12 — Tontice
Termo que vem de “tonto” + “-ice”, sendo nome feminino que significa ato ou dito de pessoa tonta; disparate, tolice.
13 — Trambolho
Trambolho é nome masculino que pode significar peça (de madeira) que se fixa na pata de alguns animais domésticos (para que eles não se afastem para longe); peia; trangalho; molho grande. Trambolho pode também ser o que incomoda ou atrapalha; embaraço, empecilho. Trambolho pode ainda ser pessoa que, para outrem, constitui um encargo penoso.
14 — Escanzelado
Escanzelado é adjetivo que descreve alguém que é muito magro; um ser subnutrido.
15 — Estapafúrdio
Estapafúrdio é um adjetivo que carateriza alguém que é esquisito; excêntrico. Estapafúrdio também pode servir para descrever alguém exagerado ou para qualificar um acontecimento ou atitude como disparatado.
16 — Otorrinolaringologista
Nome de 2 géneros. Médico especializado em otorrinolaringologia. De otorrinolaringologia+-ista.
17 — Piaçaba
Termo que vem do tupi pi’a a’saba, «amarrilho». Piaçaba é nome feminino próprio da Botânica, sendo designação comum, extensiva a diferentes plantas da família das Palmáceas, de que se extraem fibras usadas no fabrico de vassouras, escovas e outros objetos. Piaçaba é fibra extraída dessas plantas. Enquanto nome masculino, o termo piaçaba é referente ao objeto próprio para limpar o interior das sanitas, constituído por um cabo longo com uma extremidade, frequentemente arredondada, dotada de fibras duras e flexíveis.
18 — Chinfrim
Chinfrim é nome masculino utilizado como sinónimo de barulho e confusão de vozes ou outros sons. Chinfrim é algazarra; banzé; balbúrdia. A repetição da sonoridade “in/im” acaba por fazer com que esta palavra de pronúncia leve e animada, seja considerada divertida.
19 — Lambão
Nome e adjetivo masculino que carateriza alguém como lambareiro. Um lambão é um glutão; preguiçoso; madraço.
20 — Chulé
Termo que é nome masculino, usado como cheiro desagradável no sentido coloquial. Chulé é um cheiro característico do suor dos pés. No sentido coloquial significa sujidade fétida formada entre os dedos dos pés. Ainda no sentido coloquial, chulé é bedum.
21 — Paralelepípedo
Paralelepípedo é nome masculino que designa um poliedro cuja superfície é constituída por 6 faces que são paralelogramos, cada 2 geometricamente iguais e contidas em planos paralelos. Normalmente, este termo (paralelepípedo) é aprendido na escola. É um termo que dá “dores de cabeça”, pois é uma palavra complicada de pronunciar. Dada a sua forma, é uma palavra curiosa e engraçada.
22 — Tino
Tino é nome masculino que significa juízo; sensatez. O termo tino também pode significar discrição; prudência. Esta palavra pode ainda significar tato. Capacidade de orientação é outro significado para o termo tino. Esta palavra pode também significar atenção. O termo pode ainda significar ideia. Existem expressões com esta palavra, tais como: não dar tino de si (que significa perder o conhecimento de si próprio) ou perder o tino (que significa desorientar-se).
23 — Faniquito
Faniquito é nome masculino, palavra cuja terminação “ito” indicia que se trata de algo pequeno ou de tamanho reduzido. Esta palavra pode referir-se a um pedaço muito pequeno de algo; uma migalha; um pequeno ganho ou lucro. Além disso, diz-se faniquito como sinónimo de desmaio; um chilique (um termo bastante engraçado que podia até estar presente nesta lista).
24 — Quinquilharia
Termo que vem do francês quincaillerie, com o mesmo sentido. Quinquilharia é nome feminino que significa pequenos objetos de pouco valor, para enfeites ou brinquedos de criança. Quinquilharia pode ainda significar objetos vários para diversos usos.
25 — Gambozinos
Gambozinos é nome masculino plural que é referente a algo que não existe, por isso, é um termo particularmente engraçado. Gambozinos remete para uma espécie de pássaros ou peixes que não existem, são imaginários ou inventados. As pessoas mandam os mais distraídos ir caçar ou apanhar gambozinos. Assim, quando se diz que alguém foi apanhar gambozinos, é dizer que essa pessoa não foi fazer nada de útil…
A escolha destas 25 palavras é subjetiva, seguramente cada pessoa fará uma lista distinta, pois todos somos diferentes. Na sua opinião, que palavra é que merecia estar nesta lista? Que palavra retiraria?
Leia também:
- Português: 30 palavras que enriquecem o vocabulário
- Dúvidas de português: O que é a família de palavras?
- 10 palavras fortes da língua portuguesa
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “25 das palavras mais belas da língua portuguesa”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…
Já conhecia praticamente todos. Mas há uma palavra que gosto muito, que é o verbo ESBARDALHAR, que significa quando alguém cai com estrondo em público e todo mundo olhou, eu costumo usar a expressão: “Esbardalhou-se todo” LOL…
Escaganifobetico nunca ouvi… mas sim escanifobetico
Quando estive a estudar no liceu de Faro ,em 1975 ,uma professora ,de “marca porco”,deu-nos um exercício para traduzir para francês, o qual continha a fraze…AS OVELHAS TOZAVAM O PANASCO MACIO ?!….isto foi no princípio do ano lectivo e eu mandei-a (à fava) e mudei a disciplina de estudo para HISTORIA! para concluir o 7°ano. Queira comentar……