Início Cultura 10 palavras fortes da língua portuguesa

10 palavras fortes da língua portuguesa

Um conjunto de palavras que demonstram a riqueza da nossa língua. Venha daí conhecer 10 palavras fortes da língua portuguesa.

palavras fortes
10 palavras fortes da língua portuguesa

Reunir 10 palavras fortes é um desafio interessante e aliciante que podia muito bem ser realizado em muitas escolas ou mesmo em algumas empresas. A palavra “forte” pode ter diferentes interpretações, pelo que qualquer outra pessoa, perante o mesmo desafio, poderia optar por outras 10 palavras. Tal deve-se à riqueza da língua portuguesa.

Sob determinados contextos e por diferentes razões, estas são 10 palavras fortes da língua portuguesa. Fique a conhecê-las e diga-nos quais juntaria à lista.

10 palavras fortes da língua portuguesa

Amor

Do latim amöre. Sentimento que predispõe a desejar o bem de algo ou alguém. Amor é um sentimento de afeto ou de extrema dedicação. Apego. Sentimento que nos impele para o objeto dos nossos desejos. Atração, paixão. Inclinação. Relação amorosa, aventura. Adoração, veneração, devoção.

10 palavras fortes da língua portuguesa

Compro

Do verbo comprar. Termo que vem do latim clássico comparāre, pelo latim vulgar comperāre, “comparar, comprar”. Adquirir (bem, serviço) mediante pagamento. Conseguir, alcançar (algo) como resultado de uma ação ou situação. Dar dinheiro ou valores a (alguém) em troca de algo ilegal ou condenável; subornar.

Em certos jogos, tirar ou pedir (uma ou mais) cartas do baralho. Acreditar em algo ou alguém, aceitar (desculpa ou explicação). Expressão “Quem desdenha, quer comprar.”. Diz-se das pessoas que mostram desprezo por alguma coisa que, na realidade, gostariam de ter.

10 palavras fortes da língua portuguesa

Garra

Do céltico *garra, “parte da perna”. Nome feminino, garra é unha forte, curva e pontiaguda de alguns animais (em especial, de certas aves e de alguns mamíferos); gadanho. No sentido figurado, garra pode ser, unha, mãos ou dedos. Ainda no sentido figurado, garra pode ser qualquer objeto ou peça em forma de gancho, usada para agarrar ou fixar algo. Também no sentido figurado, garra é força de vontade, ânimo, genica, determinação, tenacidade.

No plural, pode significar pelos compridos na parte inferior dos membros de algumas cavalgaduras. No plural, e no sentido figurado, garras podem significar influência nociva de algo ou alguém; domínio nefasto e intransigente. Existem expressões como “mostrar as garras” (revelar-se agressivo, aquele que parecia inofensivo) ou “ter garra” (força de vontade, ter talento, ser muito competente).

palavras fortes
10 palavras fortes da língua portuguesa

Liberdade

Condição do ser que pode agir consoante as leis da sua natureza. Direito que qualquer cidadão tem de agir sem coerção ou impedimento, segundo a sua vontade, desde que dentro dos limites da lei. Na política, condição de autodeterminação de um povo ou de uma nação; estado do país que não está dependente de um poder estrangeiro. Ausência de restrições ou constrangimentos. Licença, permissão.

Na filosofia, é a capacidade própria do ser humano de escolher, de forma autónoma, segundo motivos definidos pela sua consciência. Livre arbítrio. Estado de quem não está preso, detido ou em cativeiro. Existem diferentes liberdades: de consciência, de imprensa, individual, poética.

palavras fortes
10 palavras fortes da língua portuguesa

Obrigado

Do latim obligāto, particípio passado de obligāre, ligar, empenhar, comprometer. Obrigado, enquanto adjetivo, tem como significado demonstrar-se grato, agradecido.

Imposto por lei, pelo uso ou pelas circunstâncias. Que não pode deixar de ser, nem ser de outro modo; necessário, inevitável, forçoso. Forçado, constrangido, contrariado. Enquanto nome masculino, obrigado é no Direito pessoa sujeita a uma obrigação.

“Obrigado!” é uma exclamação que exprime agradecimento (com flexão de género, “obrigada!”).

palavras fortes
10 palavras fortes da língua portuguesa

Paciência

Do latim patientĭa. O nome feminino paciência significa capacidade de suportar contrariedades, incómodos e dificuldades com calma e tranquilidade; resignação (“O João tem muita paciência.”). Qualidade de quem não desiste facilmente; persistência; perseverança (“É necessário paciência para resolver estes problemas matemáticos.”).

Passatempo que consiste em formar diferentes combinações possíveis com as cartas de um ou mais baralhos. Na culinária, paciência é um biscoito redondo, achatado e de pequenas dimensões, geralmente com sabor a limão.

Paciência! (exclamação que indica resignação perante algo); Paciência de Job/santo (grande capacidade para aguentar contrariedade); Haja paciência! (exclamação que indica que alguém está no limite da sua capacidade de suportar contrariedades, incómodos e dificuldades, não sendo capaz de aturar muito mais; equivalente a “por/pelo amor de Deus!”); Perder a paciência (irritar-se, exasperar-se); Torrar a paciência a alguém (aborrecer, irritar alguém até ao limite).

palavras fortes
10 palavras fortes da língua portuguesa

Planificação

Ato ou efeito de planificar. Organização de acordo com um plano. Na matemática, é a aplicação de uma superfície sobre um plano.

palavras fortes
10 palavras fortes da língua portuguesa

Poder

Do latim vulgar *potēre, do latim clássico, posse. É um verbo transitivo. Ter a possibilidade de ou ter a faculdade de algo. Ter autorização para algo. Ter direito de algo. Arriscar-se a. Ter razões para algo. Ter força ou coragem para algo. Ser capaz de algo. Ter ocasião ou oportunidade de algo. Enquanto verbo intransitivo, ter possibilidade, influência ou força.

Poder enquanto verbo auxiliar (usado com valor modal): haver possibilidade; ser possível.

Poder, nome masculino, facto de dispor de meios que possibilitam uma ação. Faculdade ou possibilidade. Capacidade legal de fazer algo, direito. Capacidade de agir sobre algo; autoridade; domínio; força; influência. Recursos, meios. Característica física de uma substância, potência, eficácia. Força física ou moral. Manifestação dessa força. Situação dos que detêm autoridade, jurisdição. Força política na sua relação com o cidadão, soberania. Exercício ou manifestação dessa força política. Conjunto de órgãos que asseguram a administração de um Estado; governo de um estado. Força militar.

No plural, poderes, autorização de uma pessoa ou uma entidade recebe de outra para agir em seu nome, delegação, procuração, mandato.

Existem muitos poderes: de compra, espiritual, executivo, judicial, legislativo, resolutivo,…

palavras fortes
10 palavras fortes da língua portuguesa

Sonhar

Do latim somniāre. Verbo transitivo e intransitivo: ter sonhos (sobre); ver em sonhos.

Verbo transitivo: Desejar intensamente, ansiar por. Prever, supor, estar à espera.

Verbo intransitivo: Entregar-se a fantasias ou devaneios; fantasiar; imaginar. Existem expressões como “sonhar acordado” (alhear-se da realidade, distrair-se); “sonhar alto” (pensar em coisas ambiciosas ou difíceis de alcançar). No sentido popular, dizer “sonhar com o pai” significa embriagar-se.

palavras fortes
10 palavras fortes da língua portuguesa

Superação

Do latim superatiōne. Ato ou efeito de superar. Excesso, demasia. Vantagem. Superar além de, exceder. Ultrapassar. Ser melhor do que. Ficar superior a. Vencer, subjugar. Transpor, galgar. Levar vantagem.

3 COMENTÁRIOS

  1. Para mim, “liberdade” é a palavra das palavras.
    Acrescentaria a palavra “respeito” que, infelizmente, está a cair em desuso…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.