Conheça todos os segredos da cozinha portuguesa! Desde pratos de peixe até aos pastéis de nata, cada um deles vai despertar o seu paladar. Há canais de televisão respeitados em todo o mundo, que criaram uma reputação tal que os torna numa referência global. A CNN é seguramente um desses canais. Recentemente, este canal centrou as atenções no nosso país com o intuito de desvendar os segredos da cozinha portuguesa.
Este canal rendeu-se à nossa comida e não só descobriu, como partilhou os segredos da nossa gastronomia. Por isso, revelou ao mundo dicas imperdíveis para dominar a nossa cozinha. São razões que justificam que Portugal deve estar na lista de qualquer viajante que seja um bom garfo, que adore comer bem.
20 segredos da cozinha portuguesa revelados pela CNN
1 – Reis do bacalhau
Como se sabe, o bacalhau é um ingrediente especial. O “fiel amigo dos portugueses” é protagonista em 1001 receitas. Este número é referido à boca cheia pelo povo. No entanto, não contabilizamos o número exato de receitas… Certo é que é preferível encher a boca com lascas de bacalhau…
2 – Ouro líquido
O azeite é um ingrediente chave na nossa gastronomia. Muitas pessoas apelidam este produto como ouro líquido. Trata-se de um produto com uma tonalidade muito particular. O azeite nacional tem grande qualidade. Por isso, é bem vendido. O azeite tem sucesso em Portugal e no mundo.
O azeite não só está na base da culinária portuguesa, como é um elemento importante da dieta mediterrânea. Além de combinar muito bem com o bacalhau, é usado em diversas receitas, até em sopas. Muitas pessoas até o consomem de forma básica: mergulham o pão num pouco de azeite temperado e colocam-no na boca.
3 – Presunto delicioso
O canal americano destacou o presunto de porco preto, marmoreado com gordura, sendo uma tentação, cheia de sabor.
4 – Riqueza em frutas
Portugal é um país rico em frutos, destacando-se as cerejas da Serra da Gardunha, as Bananas da Madeira, o abacaxi dos Açores, as peras da costa oeste, os melões do Tejo, as maçãs bravo de Esmolfe, as maçãs vermelhas de Palmela, as ameixas de Elvas, os maracujás dos Açores, as laranjas, as amêndoas e os figos do Algarve. Este é um país com muita fruta e de qualidade!
5 – Tripas à moda do Porto
No século XV, os portuenses inventaram um prato que continua a ser a assinatura da cidade: tripas à moda do Porto, que não são para todos os estômagos. Um guisado de feijão manteiga, pés de bezerro, orelhas de porco e chouriço picante e tripas de vaca.
Nota: Noutro artigo, a CNN também enaltece a francesinha, um prato da Invicta, só para os mais corajosos.
6 – Pratos regionais
Em quase todas as cidades provinciais portuguesas, há um restaurante da velha escola que prepara alguns dos pratos típicos mais populares da região. Ora, segundo o canal americano, este é um dos segredos da nossa cozinha, que consegue manter a originalidade das receitas.
7 – Doces portugueses
A CNN gostou de todos os doces portugueses que provou, nomeadamente: pastéis de nata, bolo de figo, bolo de mel da Madeira, pastéis de Tentúgal, toucinho do céu, barriga de freira, amêndoa e alfarroba do Algarve. Os doces conventuais foram muito apreciados, um sucesso.
8 – Queijo
O canal americano desconhece por que motivo os queijos de Portugal não são mais populares. Dada a qualidade que apresentam, deviam ser mais famosos. A CNN destaca os produtos da Beira Baixa, referindo um produto que apresenta uma mistura harmoniosa de leite de cabra e ovelha.
Naturalmente, também refere o queijo da Serra da Estrela, um produto delicioso feito a partir do leite de ovelhas que foram criadas na cordilheira mais alta de Portugal. Os queijos de leite de vaca pesados também são destacados. Foram feitos nas precipitadas encostas da ilha de São Jorge, nos Açores.
9 – O legado dos descobrimentos
A gastronomia de Portugal é o que é hoje também devido à dourada Era dos Descobrimentos. Nesse tempo, os navegadores portugueses conheceram praticamente os 4 cantos do mundo. Por isso, receberam diversas influências, além de terem tido acesso a ingredientes e pratos distintos.
10 – Bifana versus prego
No artigo, é pedido para se tomar nota que para fazer uma bifana, se deve fazer marinar fatias finas de porco. Na marinada, é deitado vinho branco e alho, entre outros ingredientes. Depois, deve fritar, colocar num pão e juntar mostarda.
No entanto, para um prego, há um processo semelhante. No entanto, aqui, o ingrediente principal é o bife de carne. Segundo a CNN, estes petiscos encontram-se entre os mais apetecidos. Porém, há muitos outros que merecem ser saboreados.
11 – Muito e bom vinho
Embora Portugal seja um país pequeno, revela grandeza na produção de vinho. Existe no nosso país uma variedade de vinhos incrível. São produtos excelentes. O Douro, o Alentejo e a Madeira apresentam vinhos de qualidade inegável.
12 – Mercados de rua
Existem diversos mercados de rua em praticamente todas as cidades portuguesas. Estes espaços apresentam um espetáculo diário imperdível. Há um pouco de tudo: peixe fresco, frutas e vegetais cultivados localmente. Estes mercados ajudam o país a manter a tradição de haver sempre produtos frescos numa mesa portuguesa.
13 – Arroz
Os portugueses são arrozeiros. São até os maiores consumidores de arroz da Europa. Espanhóis e italianos são superados pelo nosso povo. Há várias receitas de arroz que são verdadeiras delícias, destacando-se: o arroz de marisco, o arroz de pato, o arroz de cabidela e até para a sobremesa se pode escolher algo, um arroz-doce, por exemplo.
14 – Leitão
O leitão da Mealhada é famoso e reconhecido como o melhor de Portugal. A rua principal da Mealhada é alinhada com restaurantes de escala industrial. Estes espaços servem centenas de leitões assados diariamente.
15 – Petiscos
Há vários petiscos nacionais que podem parecer estranhos aos estrangeiros, nomeadamente: os caracóis, a lampreia, os percebes e a morcela. Apesar da sua singularidade, certo é que estes petiscos são uma delícia.
16 – Cabrito e outros tipos de carne
Existem diferentes tipos de carne que a CNN destaca, nomeadamente: o cabrito, a carne de porco, o borrego e até o javali.
Experimente preparar alguns dos melhores pratos da nossa cultura gastronómica:
- Bacalhau à lisbonense: 3 das melhores receitas
- Bacalhau à Minhota: 3 receitas tradicionais
- Tripas à moda do Porto, as melhores receitas
17 – A famosa sardinha
Nas festas dos Santos Populares que animam o país no mês de junho, o cheiro a sardinha assada anda no ar um pouco por todo o país. Nestes eventos, a atmosfera parece ter uma magia própria. Há música popular, dança, sardinha e vinho. Um bom português celebra pela noite dentro.
18 – Cozido à portuguesa
A cozinha nacional apresenta grande riqueza, sendo ainda algo robusta. Essa essência reflete-se num dos pratos mais típicos do nosso país: o cozido. O canal americano destaca as pequenas diferenças que este prato apresenta em diversas cidades ou regiões do país.
19 – Lisboa gourmet
Existe uma nova geração de Chefs que parece conseguir agitar o mercado gastronómico na capital portuguesa. Entre os grandes destaques estão Chefs jovens e talentosos como: José Avillez, Henrique Sá Pessoa ou João Rodrigues.
20 – Peixe cozinhado na perfeição
Em toda a Europa, os portugueses são dos que mais comem peixe. Apenas os islandeses superam os portugueses no consumo de peixe. No entanto, segundo o Chef da Superstar, Ferran Adria, a qualidade do português é bem melhor!