Cada um melhor que o outro! São vinte maravilhosos doces tradicionais portugueses aos quais ninguém resiste! Muitos portugueses adoram tomar o pequeno-almoço no café. Mesmo o lanche, de manhã ou de tarde, revela-se uma altura indicada para uma visita a uma confeitaria. Comer um bolo e beber um café faz parte do quotidiano de muitos de nós. Pode não ser um hábito saudável, mas permite-nos conhecer a vasta riqueza que existe em Portugal na área dos bolos e pastéis. Eis uma lista com os melhores doces portugueses…
20 maravilhosos doces tradicionais portugueses
1 – Queijada da Graciosa
A Queijada da Graciosa é uma das boas opções de doces e sobremesas tradicionais das ilhas. Esta tentação típica da Ilha da Graciosa apresenta um formato incomum: em forma de estrela. Este doce tem uma casquinha crocante e um recheio cremoso. O seu recheio é feito a base de ovos e leite.
2 – Pastel de Tentúgal
A massa do Pastel de Tentúgal apresenta qualidades indescritíveis. O recheio é feito com doce de ovos, tornando esta tentação numa verdadeira maravilha. Este pastel pode ser encontrado em várias pastelarias de Coimbra. Este doce só pode ser produzido numa área delimitada, nas vilas de Tentúgal e Montemor-o-Velho, nos arredores de Coimbra.
3 – Frutos de Amêndoa
Esta iguaria típica da região sul de Portugal é feita apenas com maçapão (base de amêndoas) e fio de ovos. O Doce Fino do Algarve é também conhecido como frutos de amêndoa. Esse doce algarvio tem uma origem árabe. Este doce usa bem as amendoeiras presentes na região desde esse período.
4 – Torta de Azeitão
Esta torta tem o ovo como estrela da receita. A canela dá um toque especial à torta de Azeitão. Existem várias pastelarias e confeitarias especializadas nesse doce na Vila Nogueira de Azeitão.
5 – Queijada de Évora
Este doce apresenta uma casquinha crocante deliciosa, porque após ser mordida surge um recheio delicioso feito à base de ovos. O queijo fresco de ovelha é outro elemento importante neste doce que faz crescer água na boca!
6 – Guardanapo
O curioso nome deste doce deve-se ao seu formato. Parece um guardanapo de limpar a boca. Contudo, em vez de a limpar, este doce revela na boca um sabor fascinante. A sua popularidade cresceu tanto que o guardanapo se tornou num clássico das pastelarias de Portugal. A massa do bolo é fofa, sendo recheada com doce de ovos.
7 – Pudim da Batalha
A vila Batalha é conhecida pelo seu Mosteiro, que é reconhecido como um dos mais incríveis do país. O Pudim da Batalha revela-se uma experiência bastante agradável. Apesar das parecenças com a queijada, a textura deste pudim é diferente. É um doce bem molhadinho. Os pedacinhos das amêndoas que se misturam com a massa fazem-se sentir.
8 – Tarte de Amêndoa
Esta tarte pode ser encontrada em diversas pastelarias portuguesas, havendo tartes deliciosas em vários sabores, nomeadamente chocolate, morango, limão… No entanto, a tarte de amêndoas é uma versão tradicional, crocante, deliciosa.
9 – Ovos Moles de Aveiro
Este é um doce típico de sabor incrível. Os ovos-moles são um doce tradicional de Aveiro. A sua constituição é atrativa, feita numa massa composta por gema de ovo, açúcar e água, que depois é envolvida por uma película que se assemelha a hóstia.
O formato deste doce é inspirado em temas marinhos, geralmente animais e conchas. Estes doces só podem ser produzidos lá em Aveiro, segundo a receita original.
10 – Bola de Berlim
Esta bola de Berlim é inspirada na famosa Berliner, que se trata de um doce típico alemão. Por isso, tem este nome. A Bola de Berlim chegou ao nosso país pelas mãos das famílias judaicas que tiveram de fugir da Alemanha com a Segunda Guerra Mundial.
No recheio, há um delicioso creme a base de ovos, o famoso creme de pasteleiro. Nas praias portuguesas, há a obrigação de saborear uma tentação destas…
11 – Salame de Chocolate
Esse é um doce tradicional que é feito um pouco por todo o país. Este doce é feito com chocolate, bolacha do tipo Maria, manteiga, açúcar e, claro, gemas. O suficiente para algo fantástico.
12 – Sericaia
Este doce é um clássico da região do Alentejo. A Sericaia é um bolo bem cremoso e molhado. Ele revela-se uma experiência agradável, devido à mistura perfeita de ovos, limão, farinha, leite, açúcar e canela.
13 – Cornucópias
Este doce é originário da cidade histórica de Alcobaça. As cornucópias são um doce de origem conventual. Elas têm um formato de cone açucarado crocante. No entanto, o grande destaque vai para o recheio de doce de ovos.
14 – Brisa do Lis
Brisa do Lis é um doce típico português da cidade de Leiria. Esta tentação é feita com 3 ingredientes. São eles: gemas de ovos (ou ovos inteiros), açúcar e amêndoas.
15 – Pastel de Feijão
Este pastel é produzido é várias cidades e vilas. Contudo, este doce típico é confecionado em Torres Vedras, desde os finais do século XIX. A receita pode variar um pouco consoante o fabricante. Os ingredientes-base da receita deste pastel são a amêndoa e o feijão branco cozido.
16 – Pão de Ló
Este bolo é uma receita que leva vários ingredientes comuns, nomeadamente: ovos, farinha de trigo e açúcar. Existem variações da receita que podem incluir outros ingredientes, tais como: leite, água, manteiga, entre outros.
17 – Travesseiro de Sintra
Este pastel apresenta-se na forma de um travesseiro. O Travesseiro de Sintra é parecido com a almofada com que costumamos dormir. Por isso, tem este nome curioso.
Este doce é uma tentação, porque é confecionado à base de massa folhada, creme de ovo e amêndoa e, naturalmente, tem ainda o ingrediente secreto que o torna num dos bolos mais apetecíveis desta região…
Atualmente, este é um dos doces mais conhecidos de Sintra (e do país).
Aprenda a preparar:
- 3 receitas de pudim caseiro. Uma verdadeira tentação!
- As melhores receitas de pudim francês estão aqui!
- O melhor pudim de pão à moda antiga. Melhor não há!
18 – Telha de Amêndoas
A telha de amêndoas faz-nos sentir uma agradável crocância das amêndoas laminadas (as vezes misturam amendoim) que ficam “ligadas” com açúcar. As Telhas de amêndoa acabam por acompanhar gelados de verão em muitas gelatarias do Algarve.
19 – Queijada de Sintra
Outro doce popular de Sintra é a Queijada, que quando é feita na vila de Sintra apresenta outra qualidade. É a par do Travesseiro o doce estrela da doçaria tradicional local.
20 – Pastel de nata e Pastel de Belém
Este doce é o pastel mais popular do país e combina perfeitamente com um café. Por isso, o hábito de muitos portugueses é pedir café e um pastel de nata. A versão mais saborosa é conhecida por Pastel de Belém. O pastel que inspirou o pastel de nata e que se espalhou pelo país.
O pastel de Belém é famoso. A sua receita é produzida pela Pastelaria de Belém. Este doce é feito na antiga confeitaria de Belém que foi fundada em 1837. Os restantes pastéis são feitos em qualquer ponto do país. São conhecidos como pastéis de nata.
Parabéns !!!!! por mencionar os doces portugueses. Realmente são deliciosos !!!!