Em Portugal, há alguns espaços que podem amedrontar os mais corajosos… Atreva-se a visitar 16 dos lugares mais assustadores em Portugal.
Há quem goste de filmes de terror; outros optam por algo mais real como os escape rooms (são aquelas salas que apresentam desafios, em que nós encarnamos o papel de Sherlock Holmes, para através das pistas deixadas, encontrar uma saída); outros mais radicais preferem mesmo a realidade pura e dura.
Ir ao encontro daqueles espaços verdadeiramente aterradores, visitando-os à noite para penetrarem na penumbra e sentirem na pele os arrepios, os pelos eriçados, a inquietação, a tensão muscular, o coração a martelar a alto e bom som, o engolir a seco, a transpiração abundante, a necessidade de ir ao quarto de banho mais próximo… Pois, não é para todos! Para os mais bravos, temos esta recomendação: Atreva-se a visitar estes 16 locais: os espaços mais assustadores de Portugal!
Leia também: Um dos 24 lugares mais assustadores do mundo é português
Os espaços portugueses
Estes 16 locais assustadores em Portugal são necessariamente mais impactantes à noite. Estamos a falar de diferentes espaços, como locais abandonados. Outros adquiriram fama por estarem na origem de uma história trágica. Será que há fantasmas? E zombies? Extraterrestres? Tubarões voadores? Se calhar, é só o entusiasmo… Eis locais assustadores e assombrados: só para os mais corajosos!
16 dos lugares mais assustadores em Portugal
Quinta da Juncosa, Penafiel
Uma estória macabra é o mote para uma quinta assombrada. Barão de Lages era o dono da propriedade, Quinta da Juncosa. Era um marido ciumento e num impulso insano, por achar que a mulher o tinha traído, fez uma loucura cruel.
Amarrou a esposa na parte de trás de um cavalo. Depois, apercebeu-se que cometeu um erro clamoroso, por isso matou os filhos e suicidou-se. Segundo a lenda, a tragédia ainda permanece na quinta, pois esta está assombrada pelas almas perturbadas desta família.
Quinta da Pauliceia, Águeda
A Quinta da Pauliceia é um dos locais assustadores de Portugal. Esta propriedade pertenceu a uma família brasileira que conheceu uma história trágica. Neca Carneiro foi sobrevivendo a uma sucessão de membros da família que morreram com gripe.
Segundo consta, neste local que está abandonado, ainda se ouvem gritos… Será que é da agonia dos familiares? Ou será de Neca Carneiro a ser torturado por eles?
Quinta das Conchas e dos Lilases, Lisboa
Um empresário rico está na génese de uma história cruel que assombra esta quinta. Depois de ter comprado uma escrava, o empresário terá torturado a mulher. Segundo alguns relatos, ainda hoje se ouve o lamento da mulher que por lá permanece a circular.
Quinta das Lágrimas, Coimbra
A Quinta das Lágrimas é um espaço romântico, mas triste, pois está ligado (e assombrado) pela tremenda história de amor entre Pedro e Inês, muito estimada pelo povo português. O trágico desfecho dessa relação ocorreu na quinta e contribui para tornar esta quinta parte desta lista.
Segundo os ditos dos locais, Inês, que foi proclamada rainha de Portugal depois de morta, deixou o seu sangue na quinta, estando este presente nas pedras vermelhas situadas junto ao Portal Gótico…
Hotel Bela Vista, Portimão
Um hotel presente em Portimão, situado próximo da praia, não parece assustador. Mas este tem história… O quarto 108 está assombrado pelo fantasma da anterior proprietária que por lá terá morrido. Segundo consta, gemidos e choros continuam a ser ouvidos nesse quarto.
Palacete de Marques Gomes, Vila Nova de Gaia
O Palacete de Marques Gomes foi construído no final do século XIX e está assombrado e assusta alguns dos que ousam por lá passar. Uma voz fria e aguda assusta e expulsa as pessoas, ordenando: “Saiam daqui! Saiam daqui!”
Palácio de Valenças, Sintra
Os tours noturnos pela Serra de Sintra são uma experiência assustadora que revela que este é um local muito rico em histórias negras… O Palácio de Valenças está assombrado pelo espírito do Conde de Valenças, Palmira, que se suicidou depois de um amor não correspondido. O seu espírito ainda vagueia pela propriedade, ouvindo-se o seu choro compulsivo, pelo lamento de um amor não vivido.
Pousada Serra da Estrela, Serra da Estrela
No século XX, existia por ali um sanatório cujos funcionários morreram de tuberculose. Segundo a lenda, as almas destes assombram o espaço. É um pormenor macabro que mancha a bela Pousada Serra da Estrela.
Sanatório de Mont’Alto, Valongo
Neste sanatório abandonado, estão presas as almas de centenas de pessoas que morreram de tuberculose.
Teatro Lethes, Faro
O silêncio comum de um teatro sem eventos é que nada se ouve. Mas neste ouvem-se passos e o som da madeira a ranger. Segundo a lenda, são barulhos da bailarina que terminou com a vida em palco, enforcando-se.
Leia também: Turismo de terror: os lugares mais assustadores do mundo
Termas de Água Radium, Guarda
Os altos níveis de rádio foram a razão que levou à morte de várias pessoas por envenenamento nestas termas. As Termas de Água Radium são assombradas por essas almas revoltadas.
Casa Amarela, Ovar
A Casa Amarela está marcada por uma história trágica. Um pai descontente com o relacionamento da filha com outro aprisiona ambos nesta casa, em divisões distintas, proibindo assim o romance. A alma dos elementos do casal permanece a assombrar o local.
Castelo de Almourol, Santarém
Uma princesa apaixonada assombra o local, deambulando à procura do seu amor.
Castelo de São João no Estoril, Cascais
Um castelo assombrado pelo espírito de uma rapariga que se atirou (ou será que caiu ou terá sido empurrada?) dos penhascos presentes na propriedade. O espírito da menina permanece a deambular pelo espaço, o que justifica as várias tentativas de venda, mas nenhuma compra.
Cemitério dos Prazeres, Lisboa
Todos os cemitérios causam medo. Mas este é particularmente assustador. Um surto de cólera estará na origem da mística deste espaço que foi construído no século XIX. Devido a isso, por lá descansam membros proeminentes da comunidade portuguesa.
Convento de Mafra, Mafra
Ratazanas mutantes (?) habitam os calabouços do Convento de Mafra. Segundo relatos, esta é a história que torna este espaço assustador, pois elas têm uma imunidade que impede que sofram com qualquer desinfestação. Contudo, há ainda relatos que existem por ali espíritos de antigos obreiros e trabalhadores que morreram naquele local.