Prepare-se para revelações que realmente transformam a vida para melhor. Conheça 15 segredos de cozinha que mudarão a sua vida.
A cozinha é uma das partes mais importantes da casa e implica muito trabalho diário para quem a usa frequentemente, para quem faz em casa as suas refeições diárias. E existem pequenos truques e dicas que facilitam muito a nossa vida na cozinha.
São meras sugestões para a vida prática de quem pretende ser o mais eficaz e rápido na cozinha. São informações partilhadas com toda a estima e que são como preciosos segredos que contribuem para um dia melhor, de forma a que tenha mais tempo.
Muitas destas ideias foram muito importantes nas casas das avós e foram generosamente partilhadas dentro da família. Algumas aparecem em livros de culinária antigos. São segredos úteis que permitem poupar tempo e dinheiro. Conheça 15 segredos de cozinha que mudarão a sua vida!
Leia também: Truques e dicas de cozinha
15 segredos de cozinha que mudarão a sua vida
Ovos bons
Saiba se os seus ovos estão frescos, colocando-os numa taça com água. É fresco se afundar. Se boiar, deite fora.
Legumes sempre frescos
Se pretende ter os legumes frescos, coloque na gaveta dos legumes folhas de papel absorvente (para absorver o excesso de humidade que faz os legumes apodrecerem). Coloque bem no fundo, de forma a forrar toda a área. É um truque simples que permite manter os seus legumes frescos por mais tempo.
Bananas amarelas por mais tempo
As bananas possuem um processo de amadurecimento relativamente rápido, mas você pode contribuir para que este processo abrande, mantendo-as por mais tempo juntas no cacho. Assim, elas ficarão amarelas por mais tempo.
Nota: deve manter o mesmo tipo de fruta unido entre si e separado do resto. Não misture a fruta. Separe as bananas numa taça, as maçãs noutra, as laranjas num outro local. Assim, garantirá maior longevidade para a sua fruta.
Limões sem oxidar
Evite cortar o limão ao meio, se só precisa algumas gotas do seu limão. O limão oxida com facilidade, por isso terá em pouco tempo um limão impróprio para consumo. A melhor estratégia para retirar um pouco de sumo, sem perder o limão, é simples e prática.
Role e pressione o limão (resulta com outros citrinos) em cima do balcão, para ele libertar mais sumo. Posteriormente, faça-lhe um furo com um espeto de metal. Depois, só tem que espremer, de forma a retirar o sumo de que necessita. Não se esqueça de guardar o limão numa caixa hermética!
O mel não se estraga
Sabia que o mel não se estraga? É verdade! É a única substância alimentar não-perecível. Mesmo quando o mel cristaliza ficando com aspeto turvo, ele não está estragado, por isso é um erro colocá-lo no lixo.
Basta levar o mel ao microondas e aquecê-lo a uma temperatura média (a cada 30 segundos, repetindo o processo sempre que necessário). Verá que ele recuperará facilmente o ponto desejado.
Espumante sempre a borbulhar
Um segredo ótimo de se aprender, pois é útil pelo menos uma vez por ano. A passagem de ano faz com que tenhamos sempre espumante e uvas passas, certo? Logo anote este segredo: pode preservar o gás do espumante colocando duas uvas passas dentro da garrafa.
Os açúcares naturais da fruta atuam nesse sentido permitindo que usufrua da qualidade do espumante por mais tempo. Um truque útil que pode usar sempre que sobrar espumante das festas preparadas lá em casa.
Cogumelos frescos e bonitos
Pode evitar a textura viscosa com que os cogumelos ficam ao serem refrigerados diretamente. Só tem de os embrulhar em papel de cozinha, antes de os refrigerar.
Leia também: Todos os segredos do Molho Francesinha
Carnes mais tenras
Pode tornar a carne mais tenra com uma simples marinada, pois as enzimas e ácidos irão atuar nesse sentido. Prepare uma marinada para a carne recorrendo aos seguintes ingredientes: cerveja, papaia, sumo de ananás, vinagre, limão.
Ervas frescas por mais tempo
Ter ervas frescas é ótimo para dar sabor e perfume aos cozinhados. Se pretende ter ervas frescas por mais tempo, pode guardá-las dentro de sacos plásticos. Coloque aí os ramos lavados, sele os sacos e ponha-os no congelador. Sempre que necessitar de usar os ramos, escolha a quantidade desejada e coloque no tacho.
Acabou-se o queijo duro
O queijo é um ótimo alimento, mas passado algum tempo endurece. No Natal, por vezes, compra-se mais do que um e a quadra natalícia passa e ficam alguns no frigorífico que acabam por endurecer.
Mas é possível evitá-lo. Eis o segredo: barra as laterais do queijo com um pouco de manteiga (ou, em alternativa, margarina), pois assim conseguirá selar e manter a humidade.
Amadurecimento das frutas
Por vezes, compramos fruta muito verde para durar mais tempo, mas precisamos que algumas amadureçam mais rápido, para irmos gastando a fruta.
Uma forma rápida de o fazer (nomeadamente o abacate), é guardar a fruta num saco de papel, juntamente com uma maçã (o gás etileno permitirá acelerar o processo de amadurecimento).
O fim do mau cheiro no plástico
Os recipientes de plástico ficam com odores com facilidade. Mesmo depois de lavados, o mau cheiro pode permanecer. Tal acontece, porque eles são porosos.
Para evitar os maus cheiros, guarde os recipientes com uma folha de papel de jornal no interior. Tal permitirá que o jornal absorva os odores. Assim, os recipientes estarão livres desse mau odor. Não se esqueça é de lavar os recipientes, antes de os usar.
Limpeza do aço inoxidável
Um pouco de álcool num pouco de algodão permitirá limpar as áreas afetadas do aço inoxidável, removendo aquelas manchas que detestamos ver.
Ómega 3 instantâneo
Ómega 3 é uma gordura boa, por isso é importante para a saúde. Essa gordura boa está presente em alguns alimentos, nomeadamente: robalo, polvo, salmão, bacalhau ou sardinha. O problema é que eles são caros.
Contudo, por que é importante contar com ómega 3, temos de ter em conta alternativas mais acessíveis. Por exemplo, anchovas em conserva. Uma forma simples e prática de as incluir na sua alimentação é integrá-las num refogado. Simples, prático e delicioso!
Recuperação de uma panela queimada
Ter tachos com o fundo queimado é daqueles problemas que surge e que para o qual muitos pensam não haver solução. Mas há!
Coloque no fundo do tacho bicarbonato de sódio e acrescente cinco colheres de sopa de sal. Depois, cubra com água. Deixe de um dia para o outro, para dar tempo para atuar. Depois, basta raspar com uma espátula de borracha os restos carbonizados.