Fique a conhecer espaços emblemáticos do nosso país. São atrações invulgares e fascinantes. Descubra 15 locais únicos em Portugal.
Portugal está na moda. A área do turismo tem tido um sucesso verdadeiramente impressionante. O nosso país é conhecido por apresentar um território verde, deslumbrante, rico em paisagens muito distintas. Em Portugal, existe uma beleza natural sedutora, das praias às montanhas. Há cidades, vilas e aldeias que apresentam centros históricos ricos em património construído pelos portugueses. Eles revelam a história e a cultura do nosso povo.
Em Portugal, há destinos que são imperdíveis. Há espaços únicos, que apresentam caraterísticas que os distinguem entre os demais. A sua beleza é inigualável. Reunimos 15 destinos imperdíveis. Tratam-se de cenários deslumbrantes.
Por isso, pode sonhar em visitá-los antes de colocá-los em agenda para as suas próximas férias. Fique a conhecer espaços emblemáticos do nosso país. São atrações invulgares e fascinantes.
15 locais únicos em Portugal. São deslumbrantes!
1 – Forte de São João Batista das Berlengas (Peniche)
Esta atração está presente na Ilha da Berlenga Grande. O Forte de São João Batista das Berlengas poderia muito bem ser o pano de fundo de qualquer série histórica, dada a sua beleza e singularidade. O acesso ao Forte de São João Batista das Berlengas é estreito, mas o local é perfeito para uma fotografia!
2 – Foz d’Égua (Piódão)
Esta aldeia apresenta as casas em xisto como uma das suas riquezas. As pequenas escadas em xisto são outra riqueza presente neste sítio único. Este é um destino fantástico para os miúdos se perderem nas suas brincadeiras. A aldeia tem muita beleza pela Natureza que a envolve…
Neste local, também se destacam as piscinas fluviais. No cenário, destacam-se ainda socalcos. A aldeia apresenta-se próxima de outra aldeia invulgar, a aldeia de Piódão.
3 – Ribeira de Odeleite
Uma fotografia aérea da ribeira de Odeleite está na origem do seu sucesso. Após ter feito furor na rede social Reddit, a ribeira tornou-se bastante popular. A sua imagem correu o mundo. Desde esse momento, a ribeira de Odeleite ficou conhecida como “dragão azul”.
Esta fotografia deu fama à ribeira de Castro Marim, no Algarve. A beleza singular da ribeira (em forma de dragão) chegou até à China.
Ora, na China o dragão é bastante valorizado, ele simboliza várias qualidades positivas. Por exemplo, significa poder, força e boa sorte. Por isso, muitos elementos deste povo visitam esta ribeira.
4 – Ponta da Piedade (Lagos)
Esta atração faz lembrar Capri! Este destino turístico surge-nos na cabeça quando chegamos à Ponta da Piedade… Nesta Capri portuguesa, encontramos rochas gigantes e recortadas. Além disso, as águas que se encontram aqui são cristalinas. Os barcos e a beleza épica tornam este lugar memorável!
5 – Mata do Bussaco (Aveiro)
Este lugar revela-se outro espaço emblemático. A Mata Nacional do Bussaco destaca-se pelo seu ambiente. Trata-se de um local envolto numa atmosfera de contos de fadas. Além disso, neste local, encontra-se um vasto património natural.
Na Mata Nacional do Bussaco, existem cerca de 250 espécies de árvores e arbustos. A experiência de estar neste local pode ser verdadeiramente mágica, um espaço onde se pode respirar ar puro, enquanto se realizam experiências únicas e se fazem atividades memoráveis, como os piqueniques de domingo.
6 – Casa da Pedra (Fafe)
Esta casa “parece da Idade da Pedra”. No entanto, está datada dos anos 70. A Casa da Pedra (também conhecida como Casa do Penedo) tem um aspeto sui generis. Esta casa encontra-se em Fafe, nas freguesias de Várzea Cova e Moreira do Rei.
A casa do Penedo foi construída entre quatro rochas de elevadas proporções. Esta construção singular tornou-se numa atração bastante popular.
7 – Miradouro do Portinho da Arrábida (Sesimbra)
Este é um espaço mítico. Todos querem conhecer os seus encantos. O Miradouro do Portinho da Arrábida revela-se um espaço perfeito para ver o pôr do sol. Por isso, muitos escolhem este local para os passeios de fim de semana!
8 – Ponte da Misarela (Gerês)
Esta construção é também conhecida como a Ponte do Diabo. A Ponte da Misarela tem 13 metros de vão. A experiência de atravessar este ponto equivale a fazer uma viagem no tempo. É como se se estivesse a fazer a travessia até à Idade Média.
A Ponte da Misarela encontra-se sobre o Rio Rabagão, num desfiladeiro. Está presente num cenário de rara beleza, rodeada de rochas e arvoredo cerrado.
9 – Algar de Benagil (Algarve)
O Algar de Benagil encontra-se em Lagoa, no Algarve. Esta atração situa-se perto da praia que tem o nome, Benagil. O Algar de Benagil é a imagem que melhor retrata a beleza do Algarve. No entanto, é difícil o acesso a este local.
O Algar de Benagil consiste numa cavidade rochosa que apresenta um formato curioso. A abertura circular que se encontra no topo da gruta possibilita a entrada da luz do sol. Este é um lugar especial e mágico devido a essa abertura que permite que se crie um jogo de cores impressionante.
O aspeto do Algar de Benagil é encantador. Trata-se de uma atração que foi moldada ao longo dos tempos, pela ação da Natureza.
10 – Praia de Santa Cruz (Torres Vedras)
A praia de Santa Cruz prova que o Oeste também tem praias magníficas. Aproveite a presença neste local para tirar fotografias em família. Se for acompanhado pela cara-metade, aproveite bem os bancos localizados na esplanada romântica, com vista sobre o mar. O ambiente da praia de Santa Cruz transportará os seus visitantes para as estâncias balneares dos anos 50.
11 – Ilha da Culatra (Olhão)
Enquanto de um lado o se encontra mar, do outro lado apresenta-se a Ria Formosa. Neste espaço, poderá encontrar a privacidade que se deseja, mesmo quando se está em pleno verão. A cidade piscatória de Olhão faz parte do cenário. Por isso, visitar este local revela-se uma experiência imperdível.
12 – Ponta do Sossego (S. Miguel, Açores)
Este é um lugar especial. Todo o arquipélago dos Açores tem uma beleza deslumbrante. No entanto, este espaço em particular é mágico. Além da beleza singular das paisagens incomuns, os coloridos jardins que circundam a área tornam o local numa atração memorável.
Leia também:
- Cascata das Fisgas do Ermelo e PN Alvão (mapa do trilho PR3)
- Ponte da Misarela, a mítica ponte do Diabo
- Foz d’Égua: uma aldeia Hobbit em Portugal
13 – Fisgas de Ermelo (Vila Real)
Este local é perfeito para uma pessoa se refrescar durante o verão tórrido. As Fisgas de Ermelo são uma atração imperdível do interior norte do país. A cascata de Fisgas de Ermelo é um autêntico tesouro natural. Muitos aproveitam este local para praticarem desportos radicais.
14 – Cascata da Portela do Homem (Gerês)
A Cascata da Portela do Homem é um dos locais mais exóticos que se encontra no Norte de Portugal. Esta cascata tem ainda como bónus a piscina natural. As águas podem ser frias, mas também são límpidas. Quando se está no Parque Natural da Peneda-Gerês em pleno verão, a Cascata da Portela do Homem é uma atração imperdível.
15 – Miradouro dos Balcões (Ribeiro Frio, Madeira)
Este miradouro proporciona uma experiência maravilhosa. O cenário que se encontra por aqui torna o Miradouro dos Balcões numa das atrações mais fantásticas do nosso país.
Este local conjuga um conjunto de caraterísticas incomuns, além da beleza colossal e arrebatadora, há o silêncio! A partir do Miradouro dos Balcões podemos contemplar a vista sobre o vale da Ribeira da Metade. Além disso, também é possível avistar a Cordilheira Central da ilha.