Conheça atrações e a riqueza de destinos verdadeiramente imperdíveis. São dez locais de visita obrigatória no Norte de Portugal.
Portugal tem várias cidades, vilas e aldeias encantadoras. Existem destinos fantásticos nas ilhas e de norte a sul do país. No entanto, há algo especial no Norte. Não se trata de ser melhor que as outras regiões, mas diferente de tudo o que se encontra nas outras.
Cada região apresenta as suas riquezas. No entanto, visitar o Norte de Portugal implica viver uma série de experiências incomuns. Há destinos nortenhos que são dos mais belos que o país tem.
A beleza natural é uma das muitas qualidades que se encontra nesta região. A Natureza apresenta-se no seu máximo esplendor. Os rios e as vinhas de perder de vista destacam-se na paisagem predominantemente verde.
Fique a conhecer as atrações e a riqueza de destinos nortenhos verdadeiramente imperdíveis.
12 locais de visita obrigatória no Norte de Portugal
1 – Amarante
Amarante tem grande riqueza, desde logo pela gastronomia típica e pela doçaria conventual. Ninguém consegue resistir a tentações como: papos de anjo, aos foguetes de Amarante ou às brisas do Tâmega…
A vila de Amarante pode ser relativamente pequena. No entanto, tem grande riqueza. A dimensão reduzida permite que possa ser visitada a pé, facilmente. Existem vários pontos de interesse em Amarante. Nesta vila, pode encontrar vários monumentos.
Entre as maiores atrações de Amarante está a Ponte de São Gonçalo (e igreja adjacente), um elemento imperdível que foi considerado Monumento Nacional. Atravessar esta ponte durante a estadia é uma obrigação para todos os que visitam Amarante. A Igreja e Convento de São Gonçalo merecem uma visita. Eles estendem-se por claustros imponentes.
O Parque Florestal é outro ponto de paragem obrigatória. Quando o calor aperta, pode visitar o parque aquático da cidade. Visitar o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso revela-se outra experiência imperdível. Trata-se que um espaço que exibe obras relativas à história da cidade e da região.
2 – Caminha
Caminha é banhada pelo rio Minho. Esta é considerada por muitos uma das vilas mais bonitas de Portugal. As paisagens naturais que se encontram no cenário são arrebatadoras. Seguramente que há argumentos de defesa dessa tese.
Caminha engloba uma ilhota, a de Ínsua. Nela, destacam-se as ruínas do Forte da Ínsua. Este forte foi construído no século XV com o propósito de defender a entrada no local. Visitar as ruínas do antigo castelo é uma experiência memorável.
Em Caminha, há outros monumentos locais que merecem ser destacados, nomeadamente a Igreja Matiz, a Igreja da Misericórdia e a Torre do Relógio.
O Chafariz do Terreiro encontra-se à frente da Torre do Relógio, numa praça central cheia de esplanadas. Nos dias de verão, ao final da tarde, encontra-se por aqui o local perfeito para petiscar ou beber um copo.
As praias são outra riqueza de Caminha. Há algumas que são bem populares, tais como a praia de Moledo, a praia da Foz do Minho, a praia do Forte do Cão. Os surfistas gostam muito da praia de Vila Praia de Âncora.
3 – Chaves
A cidade de Chaves é outro destino nortenho com grande riqueza. Esta bela cidade reúne uma série vasta de atrativos. Entre os muitos encantos mais populares de Chaves, encontram-se algumas construções encantadoras.
A oportunidade de passear pela cidade permite encontrar algumas das atrações mais populares de Chaves. Passear pela cidade a pé revela-se uma experiência imperdível. Realizar uma subida à famosa torre de Menagem do Castelo de Chaves é uma das melhores formas de conhecer a riqueza desta cidade.
Chaves também permite que se visitem muitos espaços religiosos interessantes, nomeadamente a Igreja da Misericórdia e a Igreja de Santa Maria Maior. Estas são duas construções religiosas que centram as atenções de quem visita a cidade. Os turistas ficam fascinados com estes templos.
Outra experiência memorável é passear sobre a Ponte Romana de Trajano. Trata-se de uma construção com grande história. A cidade de Chaves revela também uma grande riqueza cultural, sendo uma cidade cheia de tradições.
Um dos espaços que merece uma visita é o famoso museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, um espaço fascinante. O famoso pastel de Chaves revela-se uma tentação irresistível.
4 – Douro
O Douro é uma das zonas mais bonitas do país. A sua paisagem natural é notável. No cenário de beleza deslumbrante, destacam-se as encostas vinhateiras e o mítico rio Douro.
Existem várias aldeias e vilas que permitem conhecer a beleza formidável do Douro. Visitar o Museu do Douro revela-se uma experiência obrigatória. Este espaço, presente em Peso da Régua, revela muito do que o Douro tem de melhor.
Fazer um passeio de barco em Pinhão revela-se outra experiência que deve ser realizada por todos os que visitam o Douro. O cenário que se encontra e a tranquilidade da aventura tornam o momento memorável.
O Parque Natural do Alvão encontra-se perto de Vila Real e revela-se outro ponto de interesse imperdível. Além disso, poderá encontrar vários miradouros naturais pelo caminho, nomeadamente o Miradouro de São Leonardo de Galafura.
5 – Fafe
Fafe ergue-se entre as margens dos rios Vizela e Ferro. Esta vila ainda preserva muito daquilo que os investidores emigrantes trouxeram. Na sua maioria, eram brasileiros. A sua riqueza permitiu enriquecer o cenário de forma incrível.
Os luxuosos palacetes que se encontram espalhados pelas ruas de Fafe servem de exemplo desse contributo. No entanto, em Fafe há outros pontos de interesse, como a Igreja Românica de Arões. As ruínas do Castro de Santo Ovídio são outra atração imperdível de Fafe. A aldeia do Pontido também merece uma visita.
Fafe apresenta grande beleza natural. A paisagem é fascinante. A praia fluvial da Albufeira da Queimadela é um dos locais que atrai pessoas durante o verão, embora o parque aquático de Fafe se revele outro sítio imperdível.
Um dos locais mais icónicos de Fafe é a Casa do Penedo. A beleza desta construção fez com que fosse falada em revistas internacionais.
6 – Guimarães
A cidade de Guimarães é uma das mais icónicas de Portugal. Trata-se do “berço da nação”. A sua importância histórica é inegável. Guimarães apresenta diversos pontos de interesse. Pela cidade, encontram-se espalhados diversas atrações que contam parte da sua história.
O Parque da Penha é um espaço particularmente agradável. Um local onde se pode ver uma das mais emblemáticas construções da cidade, o Santuário. O Castelo de Guimarães é o ex-libris da cidade. Naturalmente que se torna num ponto de passagem obrigatório. Este local tornou-se num símbolo de Portugal.
O Paço dos Duques de Bragança e o Largo da Oliveira são outros lugares de referência na cidade de Guimarães e não podiam faltar no roteiro.
As Festas Nicolinas realizam-se anualmente entre o final de novembro e início de dezembro. Tratam-se de um dos muitos eventos que Guimarães organiza ao longo do ano.
As festas noturnas também são bastante populares, sendo que estas são protagonizadas pelos estudantes vimaranenses. No entanto, estes são alguns dos eventos que atraem milhares de visitantes a Guimarães.
7 – Marco de Canaveses
Marco de Canaveses é uma terra encantadora, cheia de tradições. As festas e romarias são atrações que chamam muitas pessoas a este destino nortenho. Durante o verão, são realizados muitos eventos que atraem muitos a Marco de Canaveses. Entre os mais populares estão a Senhora do Castelinho, a Senhora do Socorro e as Festas em honra de Santa Marinha.
As pequenas feiras que se realizam por Marco de Canaveses são outra curiosidade que chama a atenção de quem visita este local, havendo feiras de venda de artesanato, rendas, bordados e cestaria da região.
Entre as atrações mais emblemáticas de Marco de Canaveses estão construções religiosas, como a Igreja de Santa Maria e os mosteiros de Vila Boa do Bispo e de Alpendorada. Há outros pontos de interesse em Marco de Canaveses, como a cidade romana de Tongobriga,
As Obras do Fidalgo, que se encontram integradas na Rota do Românico, também merecem ser conhecidas. O Museu Carmen Miranda é outro local imperdível. Trata-se de um espaço dedicado à popular cantora e atriz portuguesa que nasceu em Marco de Canaveses e alcançou fama internacional.
8 – Ponte de Lima
A vila de Ponte de Lima encontra-se presente no distrito de Viana do Castelo. Esta vila medieval tem o nome do rio que a banha. Ponte de Lima é um destino maravilhoso para os fãs da Natureza. Atravessar a Ponte Medieval que se encontra sobre o Rio Lima revela-se uma experiência imperdível.
Por isso, passear pela vila, indo à descoberta a pé, revela-se a melhor forma de explorar a riqueza deste destino nortenho. O centro histórico desta vila com raízes medievais revela-se um dos melhores locais para passear no norte de Portugal.
As caminhadas realizadas nesta vila medieval permitem-nos ficar a conhecer algumas das suas melhores atrações, como as construções religiosas, nomeadamente a Igreja Matriz e a Capela do Anjo da Guarda.
O Museu do Brinquedo Português é outra das atrações que não pode deixar de conhecer. A Ecovia do Lima revela-se um local perfeito para os amantes da Natureza. Ela encontra-se distribuída por dezenas de quilómetros, existindo vários troços que permitem realizar uma atividade a pé ou de bicicleta pelas margens do Rio Lima, enquanto se contempla uma paisagem memorável.
A gastronomia é outra qualidade que torna Ponte de Lima num destino memorável. O Arroz de Sarrabulho é uma das iguarias mais populares, mas existem outras tentações gastronómicas, como os tradicionais rojões com tripas enfarinhadas.
9 – Porto
A cidade Invicta não podia faltar nesta lista. A cidade do Porto é bastante elogiada internacionalmente, recebendo diversos prémios. O facto de ser uma cidade histórica com inúmeros encantos torna o seu sucesso inevitável.
Nesta cidade, há inúmeros turistas a circular diariamente. As pessoas ficam rendidas aos seus diversos encantos. O Porto tornou-se numa das cidades europeias mais procuradas na área de turismo.
O conjunto vasto de monumentos (construções religiosas, pontes) faz parte de um cenário com uma paisagem incrível, nomeadamente quando o Rio Douro se apresenta. A gastronomia da cidade do Porto é uma das melhores do país. Entre as mais populares tentações desta cidade está a francesinha.
Leia também:
- Os 5 melhores parques aquáticos do Norte de Portugal
- 10 maravilhosos pratos típicos do Porto e Norte
10 – Quintandona
Esta é uma das aldeias de xisto mais encantadoras. Esta aldeia está integrada na Rota do Românico. Quintandona pertence ao concelho de Penafiel. Esta aldeia de xisto pode muito bem ser um dos segredos mais bem guardados do país, uma vez que tem diversos encantos e não tem a mesma popularidade que outros destinos que não merecem a mesma atenção.
Há muito para explorar em Quintandona, existindo também boa gastronomia e boa bebida. A experiência de fazer provas de vinhos, na companhia de tábuas dos melhores queijos e enchidos da região, é imperdível.
Foi no início do século XXI que esta aldeia de xisto foi recuperada. Quintandona tem uma beleza sui generis: pequenas casas de família encantam todos os que visitam esta aldeia.
As suas ruas são estreitas e sinuosas. Elas encontram-se repletas de xisto, ardósia e flores em cada esquina. O Winebar Casa da Viúva é um dos restaurantes que poderá encontrar. Aproveite para se deliciar com as iguarias da aldeia.
11 – Torre de Moncorvo
Esta vila também é merecedora dos maiores elogios. Torre de Moncorvo é uma vila presente no distrito de Bragança. Este local é bastante procurado pelos amantes de enoturismo.
Em Terras de Moncorvo, existem diversas quintas e adegas. Entre as mais procuradas estão: Quinta das Aveleiras, a Quinta da Terrincha e a Adega Cooperativa de Moncorvo.
O município de Torre de Moncorvo também tem muita cultura. Não faltam museus que permitam conhecer melhor a história e os costumes desta zona vinhateira. O Museu de Arte Sacra é um dos museus mais visitados de Torre de Moncorvo. Outro espaço cultural emblemático é o Museu do Ferro.
12 – Viana do Castelo
Viana do Castelo é considerada a “pérola do Minho”. Esta cidade encantadora consegue conjugar o mar e a terra na perfeição. Viana do Castelo é uma cidade de paragem obrigatória para quem quer conhecer o que o norte do país tem de melhor.
Antes de elevada a cidade, algo que aconteceu em 1848, a então vila era conhecida por “Viana Foz do Lima”. Algumas das melhores praias do norte de Portugal encontram-se em Viana do Castelo, nomeadamente a Praia do Cabedelo, que é bastante procurada para a prática de surf.
O Santuário de Santa Luzia é uma das atrações mais populares de Viana do Castelo. Um local que oferece vistas para o mar e para a cidade. As construções religiosas da Capela da Nossa Senhora da Agonia e da Sé Catedral são alguns dos monumentos que tornam Viana do Castelo num destino maravilhoso.
O Museu do Traje é uma referência na cidade, por isso todos os que visitam Viana do Castelo devem fazer por passar deste local.
Passear pelas ruas estreitas e sinuosas (pedonais, maioritariamente) revela-se uma experiência imperdível, destacando-se as casas manuelinas que se erguem por essas vielas. Estas casas tornam a cidade de Viana do Castelo ainda mais encantadora.
Outra qualidade de Viana do Castelo está na boa gastronomia. As festas populares (e religiosas) de Viana do Castelo também atraem muitas pessoas a esta cidade, que é considerada a capital do folclore e do artesanato português.