Cristiano Ronaldo tem muitos recordes no Livro dos Recordes do Guinness, mas há outros. Confira os 10 recordes portugueses mais insólitos do Guinness.
Os recordes do Guinness são fascinantes. Muitos dos recordes realizados fazem-nos levantar o sobrolho, “por que raio alguém se lembrou de fazer aquilo?”. Uns recordes roçam a loucura, outros revelam-se puras excentricidades.
O nosso país pode ser pequeno, mas está associado a alguns recordes do Guinness, alguns deles são bem mirabolantes. Quer saber mais sobre eles, não quer?
Portugal e o Guinness
Ao longo da história Portugal conseguiu grandes feitos que distinguiram o nosso país dos outros. Na época dos Descobrimentos foram várias as conquistas que nos deram fama internacional. O nome de Portugal está escrito no livro do Guinness associado a diversos feitos.
O nosso país está na origem do primeiro império global do mundo. Tal aconteceu devido às colónias formadas por Portugal em diversos continentes. O feito português foi realizado entre os séculos XVI e XVII, existindo colónias na América (Brasil), em África (Angola, Moçambique e outras), Ásia (Índia e Macau) e Oceânia (Timor).
Cristiano Ronaldo
O melhor futebolista de sempre é português. Cristiano Ronaldo está sempre associado a recordes, pelo número de golos que marca é conhecido em todo o mundo. No livro do Guinness o nome CR7 surge diversas vezes, sendo ele uma das personalidades com mais recordes no famoso livro do Guinness.
O capitão da seleção portuguesa é o homem mais seguido no Instagram. Na área do futebol também tem muitos méritos, o mais emblemático é o número incrível de golos na Liga dos Campeões que continua a aumentar de ano para ano.
10 recordes portugueses mais insólitos do Guinness
1 – Jornal mais pequeno
Este recorde surge nos Açores. Foi no arquipélago dos Açores que foi criado o jornal mais pequeno do mundo. O jornal em causa trata-se de uma edição do “Terra Nostra” que apresentou o tamanho de 18,27 por 25.35 mm. Este jornal também se destacava pelo seu peso, pesava 1 grama. O jornal “Terra Nostra” foi publicado em fevereiro de 2012. A peça tratou-se de uma cópia de uma edição que teve 3000 jornais que estiveram à venda nas bancas.
2 – Maior distância percorrida em cadeira de rodas por 24 horas
Mário Trindade fez algo notável em dezembro de 2007. Este homem conseguiu percorrer 182,4 km em cadeira de rodas, um feito realizado em apenas 24 horas. Este momento impressionante aconteceu em Vila Real.
3 – Maior omelete
Uma omelete com o peso de 6.466 quilos e com 10,3 metros de diâmetro é especial, algo notável. A maior omelete do mundo precisou de 145 mil ovos para ser cozinhada e atingir estas impressionantes marcas. A omelete foi cozinhada em Ferreira do Zêzere.
4 – Maior coleção de garrafas de whisky
Alfredo Gonçalves tem a maior coleção de garrafas de whisky. Este homem não é escocês, é português e fez história com a sua coleção de uma bebida que nem sequer é tipicamente portuguesa.
A maior coleção de garrafas de whisky é de Alfredo Gonçalves. Este homem singular tem uma coleção de diferentes garrafas de whisky. A sua coleção tem algumas particularidades, existem vários formatos, mas nenhuma das garrafas surge em duplicado.
5 – Maior número de aviões de papel lançados simultaneamente
No dia 2 de novembro de 2007 aconteceu algo especial no Estádio do Dragão, na bela cidade do Porto. Nesse dia foram lançados 12,672 aviões de papel. As pequenas “aeronaves” foram lançadas em simultâneo e tinham que percorrer um mínimo de 3 metros para contar para o recorde.
6 – Maior logótipo humano
Noutro estádio de futebol português aconteceu outro feito notável. Em Oeiras, juntaram-se 34,309 pessoas no relvado do Estádio do Jamor. Foi desta forma que todos juntos conseguiram para dar vida ao logótipo do Euro 2004.
7 – Maior número de horas seguidas a tocar bateria
Carlos Santos tocou bateria durante 133 horas e 3 minutos. Este homem de Castelo Branco apresentou números impressionantes, pois não foi permitido ao baterista recorrer a qualquer tipo de improviso. Assim, durante este tempo ele tocou sem paragens.
8 – Maior onda surfada
Garrett McNamara tem a fama de colocar a Nazaré como o melhor local para surfar ondas gigantes. Contudo, o homem que surfou a maior onda de sempre foi o brasileiro Rodrigo Koxa, O momento em que o brasileiro surfou a onda gigante aconteceu em 2017, na Praia do Norte, na Nazaré. A onda media 24,38 metros!
9 – Maior número de toques numa tecla de piano em um minuto
António Domingos realizou o feito de tocar numa tecla de piano 824 vezes em apenas um minuto. O momento aconteceu na cidade de Lisboa, em março de 2017.
10 – Aplauso mais ruidoso
O aplauso mais ruidoso do mundo ocorreu em junho de 2009, ele atingiu os 111 decibéis. O momento aconteceu em Lisboa, no Parque da Bela Vista. No evento Mega Piquenique Continente o aplauso mais ruidoso do mundo surgiu num concerto de Tony Carreira.
Leia também:
- 13 Invenções portuguesas que conquistaram o mundo
- Os recordes de Cristiano Ronaldo e os 700 golos
- Portugal tem um dos 10 destinos esquecidos para ir de férias
NCultura
Se leu “10 recordes portugueses mais insólitos do Guinness” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Gostei de aprender com esta artigo. obrigado.