Deixe-se encantar pela língua portuguesa e perceba a vasta riqueza do português aprendendo hoje novas palavras. São tantas palavras na nossa língua que é normal que haja palavras portuguesas que poucos conhecem.
Sabia que há mais de 306.949 palavras portuguesas?… É um número incrível. No Dicionário de Moraes (1948), há 306.949 entradas, espaços onde podemos descobrir inúmeros termos.
Mesmo sendo esta a melhor fonte para avaliarmos o número de palavras da língua portuguesa, a verdade é que desde essa edição já foram integradas novas palavras no nosso léxico como, por exemplo, Covid-19.
É ainda possível que existam palavras que, estando presentes noutros dicionários, não estejam neste em particular. Há palavras que se perdem e novas palavras que surgem. Por isso, torna-se difícil definir com exatidão o número. Mas há muitas e devemos fazer um esforço por conhecer o máximo de palavras em português. Conheça algumas palavras portuguesas que poucos conhecem.
10 palavras portuguesas que poucos conhecem
Pudicícia
Termo que vem do latim pudicitĭa-, com o mesmo significado. Este nome feminino significa qualidade de pudico. Este termo significa ainda pureza do corpo e da alma; castidade. Pudicícia significa ainda, em antiquado, honra feminina.
Leia também
- Língua Portuguesa: 10 palavras portuguesas usadas em todo o mundo
- Língua Portuguesa: as 20 palavras mais estranhas
- As 100 palavras mais estranhas da língua portuguesa e o seu significado
Sofreguidão
Este nome feminino significa qualidade ou modos de quem é sôfrego. Este termo significa ato de comer ou beber com avidez. Esta palavra significa ainda desejo, imoderado, em sentido figurado. Ainda em sentido figurado, sofreguidão significa ambição desmedida.
Em determinados contextos, este termo pode ser considerado sinónimo das seguintes palavras: ambição, avidez, cobiça, edacidade, esganação, ganância, glutonaria, sofreguice, voracidade.
Exício
Termo que vem do latim exitĭu-, «morte violenta». Nome masculino que significa ruína; prejuízo; estrago. Este termo significa ainda morticínio.
Mitigação
Termo que vem do latim mitigatiōne-, com o mesmo significado. Este termo é nome feminino que significa ato ou efeito de mitigar, de atenuar ou de tornar mais brando. Este termo significa ainda limitação da severidade ou dos efeitos nefastos de algo. Mitigação significa ainda alívio; consolo.
Na Medicina, há ainda “fase de mitigação”, um conceito que significa estágio secundário na resposta a um surto epidémico, em que já se estabeleceram cadeias de transmissão local e de transmissão comunitária.
Exasperar
Termo que vem do latim exasperāre, «tornar áspero; exasperar». Este termo é verbo transitivo que significa causar ou sentir irritação.
Exasperar significa tornar mais agudo, mais intenso; exacerbar. Pode usar-se o verbo da seguinte forma: exasperar(-se), como desesperar(-se). Por exemplo: “O ruído da vizinha exaspera qualquer pessoa!”
Doctiloquia
Termo que vem do latim doctilŏquu-, «que fala bem». Este nome feminino significa qualidade de quem é doctíloquo; eloquência. É ainda adjetivo que significa que fala douta ou eloquentemente.
Volição
Termo que vem do latim escolástico volitiōne-, do latim vulgar volēre, «querer». Este nome feminino significa ato de querer ou escolher. Este termo significa poder de escolher.
Volição significa, também, primeiro movimento voluntário. Em sentido figurado, volição significa veleidade.
Nolição
Termo que vem do latim nolle, «não querer» +-ção. Este nome feminino significa ato ou efeito de não querer; recusa; oposição.
Opulência
Termo que vem do latim opulentĭa-, com o mesmo significado. Opulência é nome feminino que significa riqueza extraordinária. Opulência significa abundância. Este termo significa também sumptuosidade, magnificência. Em sentido figurado, opulência significa “ricaços”.
Indulgência
Termo que vem do latim indulgentĭa-, com o mesmo significado. Este nome feminino significa qualidade de quem é indulgente. Indulgência é termo que significa benignidade; bondade. Indulgência significa ainda tolerância.
Indulgência significa também perdão. Indulgência é termo próprio da religião, significando remissão da pena temporal (pena essa originada pela ofensa à ordem estabelecida e aos direitos dos outros), que só pode ser obtida na sequência do perdão da culpa (originada pelo pecado que feriu a relação com Deus).
Em determinados contextos, este termo pode ser considerado sinónimo das seguintes palavras: benevolência, benignidade, bondade, brandura, clemência, complacência, desculpa, doçura, indulto, misericórdia, perdão, remissão.
Em determinados contextos, este termo pode ser considerado antónimo das seguintes palavras: aspereza, dureza, inclemência, inflexibilidade, rigidez, severidade.
O presente artigo tem como objetivo estimular o gosto pela aprendizagem. Visa estimular o gosto pela língua portuguesa. Dar a conhecer a vasta riqueza da nossa língua de modo a que as pessoas procurem aprender cada vez mais.
Assim, este artigo do N Cultura tem ainda outro objetivo, levar a que os portugueses se façam acompanhar de um dicionário. Uma ferramenta muito útil, que deve estar sempre por perto, de modo a esclarecer no imediato as dúvidas, mal estas surjam, estejam as pessoas a ver televisão, a pesquisar na internet ou a ler um livro, a ler uma revista ou a ler um jornal.
NCultura
Se leu “10 palavras portuguesas que poucos conhecem” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…