Início Cultura Língua Portuguesa: 10 palavras para conhecer e aplicar na altura certa

Língua Portuguesa: 10 palavras para conhecer e aplicar na altura certa

Conheça 10 palavras e embarque no desafio de as usar ainda esta semana!... No total são 10 palavras para conhecer e aplicar na altura certa.

10 palavras para conhecer
Língua Portuguesa: 10 palavras para conhecer e aplicar na altura certa

Conheça 10 palavras e embarque no desafio de as usar ainda esta semana!… No total são 10 palavras para conhecer e aplicar na altura certa.

A língua portuguesa tem um leque vastíssimo de palavras interessantes. Revela-se um património de uma riqueza ímpar. Naturalmente só conhecemos uma reduzida parte das palavras que existem e dessa pequena porção que conhecemos, usamos apenas uma pequena parte. São muitas as palavras que merecem ser conhecidas e mais usadas.

Estrangeirismos, arcaísmos, neologismos são alguns dos tipos de palavras que comprovam uma vasta diversidade de palavras. Existem palavras que podem ser destinadas a um uso mais coloquial; outras devem ser usadas num discurso mais eloquente; outras devem ainda ser usadas no sentido mais figurado.

As palavras que integram um discurso devem ser pensadas de acordo com o público a que se destinam, adequando as melhores palavras ao nível de compreensão que haja para as receber. Se falamos com crianças, aplicar um discurso eloquente não é uma boa estratégia. Se temos um público mais erudito, não podemos falar de forma infantil… O que é certo é que devemos procurar conhecer o máximo de palavras e conhecê-las da forma mais aprofundada possível.


Leia também: Dúvidas de Português: 52 palavras parecidas com significados diferentes


Comunicar revela-se uma ferramenta essencial para fazermos vingar as nossas ideias. Por isso, é extremamente importante saber comunicar de forma eficaz, pois permite dar-nos a conhecer, partilhar quem somos e o que pretendemos. Saber comunicar de forma eficaz permite-nos ter sucesso quer no trabalho, quer na vida. Saber comunicar de forma eficaz  permite-nos o destaque entre os pares, entre os nossos colegas da escola ou universidade. Entre diversas outras vantagens, o domínio da língua portuguesa revela-se um instrumento importante para alcançarmos a melhor versão de nós próprios.

Língua Portuguesa: 10 palavras para conhecer e aplicar na altura certa

Pirético

Termo que vem do grego pyretós, “febre”, + -ico. Na medicina, este termo é relativo a febre. O adjetivo pirético significa “que tem febre”; febril. É antónimo de apirético.

Deferir

Termo que vem do latim deferĕre, por deferre, “conceder”. Como verbo transitivo, significa despachar favoravelmente. Conceder; outorgar. Condescender; concordar com. ceder. Confrontar: diferir.

Forrobodó

Este nome masculino tem origem onomatopaica e, no sentido coloquial, significa festança; pândega. Também no sentido coloquial, forrobodó significa confusão; trapalhada. Ainda no sentido coloquial, forrobodó significa falta de regras ou disciplina. No Brasil, o mesmo termo é empregue para baile popular.

Sedição

Este nome feminino advém do latim seditiōne-, com o mesmo significado. Sedição significa levantamento popular; motim; rebelião.

Cáfila

Termo que vem do árabe qâfila, “caravana”. Este substantivo feminino significa caravana de mercadores. Também significa grande quantidade de camelos que transportam mercadorias. No sentido figurado, ainda significa bando, súcia, corja.

Deletério

Termo que vem do grego deletérios, «destruidor». Este adjetivo indica algo que provoca perigo de vida; que destrói. Deletério significa que é nocivo à saúde. No sentido figurado, deletério também significa que corrompe ou desmoraliza.

Apático

De apatia+-ico. O adjetivo apático é referente a alguém que expressa apatia, insensibilidade, indiferença. O termo significa que não é sensível a; que é indiferente. Logo, também identifica alguém sem ânimo, sem energia; alguém desanimado.

Alguém cujas reações afetivas (e atividade) estão abaixo do nível médio. Exemplo: A Maria ficou triste, pois o João manteve-se apático com o seu sofrimento.

Messalina

Este nome feminino significa mulher considerada licenciosa ou dissoluta. Prostituta.

Este termo advém de Messalina, antropónimo, mulher do imperador romano Cláudio, 10 a.C. – 54 a.D.


Leia também: 10 palavras da Língua Portuguesa com diferentes significados


Indelével

Este termo advém do latim indelebĭle, com o mesmo significado. Este adjetivo significa indestrutível, algo que não se pode extinguir ou destruir. Identifica algo que não pode ser apagado (tinta indelével).

Este termo também significa, no sentido figurado, algo que o tempo não corrói; permanente: recordação indelével.

Presunçoso

Este termo advém do latim praesumptuōsu, com o mesmo significado. Este substantivo masculino identifica quem tem uma opinião excessivamente boa, positiva e elevada sobre si próprio ou se julga melhor que os demais; alguém que é presumido. É um sujeito vaidoso; pretensioso.

Este adjetivo caracteriza alguém que tem presunção ou vaidade, que é um presumido. Exemplo: O comentador tem a mania. É um presunçoso do pior.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.