Aprenda uma palavra por dia. Há muito para escolher das mais de 306.949 palavras portuguesas! Confira 10 palavras em português pouco conhecidas.
O ser humano tem a possibilidade de aprender todos os dias. A sua capacidade de aprendizagem é impressionante. A leitura ajuda a que se tenha uma capacidade de aprender notável. A língua portuguesa é uma ferramenta importante nesta aprendizagem contínua, mas tem de haver ambição, determinação e esforço.
Aprender uma palavra por dia ajuda-nos a estar munidos de mais recursos para comunicar e para nos afirmarmos no mundo. Se tivermos a capacidade de aprender uma palavra por dia, num espaço de um ano são mais 365 novas palavras que adicionamos aos nossos recursos, seja para ter uma maior capacidade de leitura, seja para ter uma maior capacidade de comunicação. Temos 10 palavras novas para lhe apresentar.
10 palavras em português pouco conhecidas
Impalatável
Termo que vem de “im-”+”palatável”. Impalatável é adjetivo de 2 géneros que significa desagradável ao paladar. Impalatável, no sentido figurado, significa desagradável; inaceitável.
Leia também: Quais são as palavras mais feias da Língua Portuguesa?
Froixo
Forma do verbo froixar. Froixo é ainda adjetivo e nome masculino, como frouxo. Frouxo é termo que vem do latim flūxu-, «frouxo; mole». É adjetivo que significa que não está suficientemente tenso ou esticado; lasso; bambo; folgado.
Frouxo significa também pouco intenso; brando. Significa sem energia; fraco; débil. Significa indolente; mole. É nome masculino que se refere a indivíduo sem energia, fluxo; enquanto a frouxo significa abundantemente.
Alarde
Termo que vem do árabe al-ard, «revista militar». Alarde é nome masculino que significa atitude exibicionista; aparato; ostentação. Alarde também significa atitude de quem se gaba; vaidade; gabarolice. Quando se diz “fazer alarde de” significa gabar-se de.
Estorvilho
De “estorvo”+”-ilho”. Estorvilho é nome masculino que significa pequeno obstáculo, empecilho, estorvo.
Vínculo
Termo que vem do latim vincŭlu-, com o mesmo significado. Vínculo é nome masculino que significa tudo o que serve para prender ou atar; atilho; laço; nó; vencilho. Vínculo é ligação entre pessoas estabelecida por lei, como é o caso da filiação, do casamento, dos contratos laborais, etc..
Vínculo significa também ligação moral ou afetiva; relação; liame. Vínculo significa ainda grupo de bens inalienáveis que se transmitem sem serem divididos; morgadio.
Sorna
Temo que vem do provençal antigo sorn, «escuro», pelo castelhano sorna, «indolência; velhacaria». Sorna é nome feminino que significa grande preguiça, indolência, inércia. É manha de velhaco. No sentido popular, é cama.
Sorna é nome de 2 géneros que significa pessoa indolente ou vagarosa, pessoa preguiçosa. É pessoa manhosa. Quando se diz “estar com a sorna”, queremos dizer estar com preguiça, não fazer caso.
Deslumbrativo
Termo que vem de “deslumbrar”+-”tivo”. Deslumbrativo é adjetivo que significa capaz de deslumbrar; deslumbrante.
Hausto
Termo que vem do latim haustu-, «ação de sorver água». Hausto é nome masculino que significa ato ou efeito de haurir. É sorvo, gole. Hausto é aspiração.
Autocrata
Termo que vem do grego autokratés, com o mesmo significado. Autocrata é nome de 2 géneros que significa soberano absoluto. É também adjetivo de 2 géneros que significa independente.
Leia também: Língua Portuguesa: diz-se Obrigado ou Obrigada
Safra
Termo que vem do francês safre, com o mesmo significado. Safra é nome feminino que é próprio da agricultura e significa colheita.
Safra também significa período do ano em que se faz a pesca de determinada espécie. É ainda faina; azáfama; trabalho intenso.
Na química, safra é pó amarelado de um óxido de cobalto, empregado no fabrico do vidro azul.
É também nome feminino que significa bigorna grande, só com uma ponta. Neste sentido, é termo de origem obscura.
Muito interessante, vou aderir isso.