Início Cultura Língua Portuguesa: 10 palavras difíceis para impressionar

Língua Portuguesa: 10 palavras difíceis para impressionar

Eis algumas palavras portuguesas que têm um significado que é desconhecido por muitas pessoas, mesmo algumas sendo comuns: 10 palavras difíceis para impressionar.

palavras difíceis para impressionar
Língua Portuguesa: 10 palavras difíceis para impressionar

Eis algumas palavras portuguesas que têm um significado que é desconhecido por muitas pessoas, mesmo algumas sendo comuns: 10 palavras difíceis para impressionar.

É cada vez mais frequente as pessoas irem à internet procurar por palavras difíceis. A pesquisa realizada por palavras raras / caras/ difíceis visa procurar um enriquecimento do próprio vocabulário. É salutar procurar maximizar o próprio conhecimento. Em determinados contextos, é vantajoso conhecer certos termos mais eruditos, pois até pode permitir um destaque entre pares.

Em contextos de trabalho, pode mesmo representar uma vantagem profissional dizer a palavra certa no momento oportuno. Mesmo que seja só para uma pessoa se mostrar mais inteligente do que é na realidade, ela demonstra sagacidade. Apesar de o ato de se mostrar um domínio de certas palavras no momento adequado não representar um claro domínio da língua portuguesa, essa pessoa demonstra ambição, que é algo que se deve enaltecer.

No presente artigo do NCultura, iremos ajudar todos os que procuram enriquecer o seu vocabulário. Assim, todos aqueles que procuram essa informação nos motores de busca, procurando “keywords” como “palavras caras” ou “palavras caras para elogiar” (ou outras como ”palavras caras em português de Portugal” ou, também, “palavras caras para ofender” ou até “palavras difíceis para impressionar”, entre diversas outras) terão tudo o que precisam neste artigo ou noutros do género. Pretende tornar o seu vocabulário (muito) mais rico e diversificado. Quer saber mais? Então, leia…

Língua Portuguesa: 10 palavras difíceis para impressionar

Deletério       

Termo que vem do grego deletérios, «destruidor». Este termo é adjetivo que significa que provoca perigo de vida; que destrói. Deletério é algo nocivo à saúde.

Em sentido figurado, deletério significa também que corrompe ou desmoraliza. Deletério pode, em determinados contextos, ter como sinónimos os seguintes termos: corruptor, danoso, desmoralizador, destruidor, destrutivo, ftártico, mau, mortal, mortífero, nefasto, nocivo, pernicioso, prejudicial, ruim, terrível. Noutros contextos, podemos ver termos como benéfico, benévolo e saudável a serem considerados antónimos.

Leia também:

Desprazível

Termo que vem de “des-”+”prazível”. Desprazível é adjetivo de 2 géneros que significa que não apraz; desagradável.

10 palavras difíceis para impressionar
10 palavras difíceis para impressionar

Pernóstico

Termo que vem da palavra pronóstico. Pernóstico é adjetivo que significa           pedante; presumido; pretensioso. Pernóstico significa também que emprega palavras difíceis cujo sentido ignora. O termo pernóstico significa ainda espevitado; repontão.

Prosápia

Termo que vem do latim prosapĭa, «linhagem; nobreza». Prosápia é nome feminino que significa linhagem; ascendência; progénie; estirpe. Em sentido figurado, prosápia significa ainda vaidade; jactância; bazófia.

Prosápia pode (em determinados contextos) ter como sinónimos os seguintes termos:

bazófia, estirpe, família, geração, jactância, ostentação, presunção, procedência, progénie, tronco, vaidade. Noutros contextos, podemos ver termos como despojamento, discrição, modéstia, recato, simplicidade, sobriedade a serem considerados antónimos.

10 palavras difíceis para impressionar
10 palavras difíceis para impressionar

Acrimónia     

Termo que vem do latim acrimonĭa-, «amargor, acidez». Acrimónia é nome feminino que significa sabor acre; acidez. Em sentido figurado, este termo pode ainda significar aspereza, azedume.

Obsoleto

Termo que vem do latim obsolētu-, com o mesmo significado, particípio passado de obsolescĕre, «cair em desuso; passar de moda». Obsoleto é adjetivo que significa que caiu em desuso; ultrapassado; antiquado. Na botânica, diz-se obsoleto do órgão (ou parte deste) que se apresenta relativamente pouco desenvolvido ou, então, que se apresenta pouco nítido.

Obsoleto pode (em determinados contextos) ter como sinónimos os seguintes termos: antiquado, arcaico, fóssil, retrógrado, ultrapassado. Noutros contextos, podemos ver termos como avançado, inovador, moderno, progressista a serem considerados antónimos.

Bambúrrio    

Termo que vem do baixo latim baburru-, «inepto; tolo», provavelmente. Bambúrrio é nome masculino que significa modo fortuito, desprovido de cálculo ou estratégia, pelo qual se obtém ganho ou vitória. É um acaso feliz e inesperado. Bambúrrio é ter sorte ao jogo.

10 palavras difíceis para impressionar
10 palavras difíceis para impressionar

Apanágio      

Termo que vem do francês apanage, «pensão anual; privilégio». Apanágio é nome masculino que significa característica; atributo. Em sentido figurado, apanágio significa privilégio. Apanágio pode significar condição. Em sentido antiquado, era pensão que se dava a filhos segundos e viúvas nobres. No direito, há apanágio do cônjuge sobrevivo, que consiste no direito de o cônjuge viúvo ser alimentado pelos rendimentos dos bens deixados pelo falecido.

O termo apanágio pode (em determinados contextos) ter como sinónimos os seguintes termos: atributo, característica, direito, predicado, prerrogativa, privilégio, qualidade, regalia.

Fagueiro       

Termo que surge por via de afagueiro, de afagar. Fagueiro é adjetivo que significa que afaga ou faz meiguices. Alguém fagueiro é alguém meigo. Ser fagueiro é ser agradável; suave.

O termo fagueiro pode (em determinados contextos) ter como sinónimos os seguintes termos: afável, agradável, ameno, brando, carinhoso, meigo, suave.

10 palavras difíceis para impressionar
10 palavras difíceis para impressionar

Letargia        

Termo que vem do grego lethargía, com o mesmo significado, pelo latim lethargĭa-, com o mesmo sentido. Letargia é nome feminino que, na medicina, diz respeito ao estado patológico de sono profundo. Estado sem paragem das funções vitais e de duração variável, podendo ser causado por graves infeções que afetam os centros nervosos. Letargia é termo destinado ao sono artificial provocado quer por um medicamento (narcose), quer pela sugestão (hipnose).

Em sentido figurado, letargia pode significar inação; apatia; inércia; torpor; indiferença. Na biologia, letargia é um termo destinado a um estado de inatividade que ocorre em determinados animais, particularmente nos peixes pulmonados, durante períodos prolongados de seca ou calor.

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.

Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.