10 palavras da Língua Portuguesa que se dizem da mesma forma mas escrevem-se de forma diferente
As palavras que se dizem da mesma forma mas que se escrevem de maneira diferente são palavras homófonas. Tem dúvidas? Então este texto é para si!
As palavras homófonas (palavras que se dizem da mesma forma mas que se escrevem de maneira diferente) são o grupo que mais erros de português causa já que as mudanças na escrita são mínimas.
Tem dúvidas sobre qual a forma correta a usar em cada caso específico? Então este texto é para si!

Acento e assento
Acento refere-se ao sinal gráfico que colocamos em cima de algumas vogais para as acentuar. Já assento é um lugar onde nos podemos sentar.

Cela e sela
Cela é um espaço pequeno e confinado onde se prendem os reclusos. Já sela pode ser uma forma do verbo selar (que é sinónimo de marcar) ou um apetrecho que se coloca nos cavalos.

Cem e sem
Não é comum haver confusão com estas duas palavras mas acontece ocasionalmente. A distinção é fácil: “cem” é um número e “sem” é uma preposição que indica a falta de alguma coisa ou alguém.

Cento e sento
Cento com “c”, tal como o número, é indicativo de uma centena. Já “sento” pertence ao verbo “sentar” na primeira pessoa do singular no presente do indicativo.

Cerrar e serrar
É preciso cuidado com estas duas palavras. Afinal não vamos querer serrar os olhos ao invés de os cerrar, certo?

Cinto e sinto
Não há muito que saber: “sinto” faz parte do verbo sentir e escreve-se com “s” tal como o infinitivo do verbo. Por outro lado, um “cinto” é um objeto que usamos nas calças ou no carro.

Concelho e conselho
De todas as palavras já abordadas neste texto, esta é provavelmente aquela que mais confusões gera. Conselho é um parecer que se dá a alguém enquanto um concelho é uma reunião ou simplesmente um local geográfico constituído por várias freguesias.
Como é que podemos distinguir ambas as palavras de forma mais simples? Se olharmos para o verbo aconselhar, este escreve-se com “s” e significa dar um conselho.

Concerto e conserto
Nós não concertamos nada nem assistimos a consertos. Pelo contrário, o que fazemos é consertar coisas e ver concertos de música.

Cozer e coser
Estas duas palavras distinguem-se facilmente se pensarmos que cozinha e cozinhar se escrevem com “z” e não com “s”. Assim sendo, “cozer” com “z” refere-se ao ato de cozinhar enquanto “coser” com “s” se refere à costura.
Houve e ouve
O verbo haver é grande parte dos problemas quando falamos de erros ortográficos na língua portuguesa. Ainda assim, não é assim tão complicado fazer o exercício de substituí-lo pelo verbo existir para perceber se devemos ou não colocar o “h” no início da frase.
Autor: Lusa Language School
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Língua Portuguesa: 15 Palavras que todos falam mas poucos sabem escrever
Língua Portuguesa: 10 palavras que estão a morrer
Língua Portuguesa: 10 pleonasmos que usamos regularmente
30 dos melhores Provérbios Portugueses
_
Comentários 1