10 palavras da língua portuguesa para parecer mais culto
Há termos mais eruditos e incomuns que, ao usá-los, o vão ajudar a parecer mais sabedor. Eleve a qualidade do seu discurso com estas palavras para parecer mais culto.
O nível do nosso discurso pode ser sempre melhorado, bastando para isso aperfeiçoar e enriquecer o vocabulário que utilizamos.
Para o ajudar a parecer mais culto e, também, tornar a sua comunicação mais cuidada, depurada e rica, aqui ficam 10 palavras que talvez não conheça ou não utilize no dia-a-dia, mas que podem fazer muito pelo seu discurso, no dia-a-dia.
HORRENDO
«Feio» foi uma palavra que se banalizou. Com muita facilidade ouvimos dizer que algo é feio, apenas porque não vai ao encontro dos gostos ou opiniões daquela pessoa.
«Horrendo» é, por isso, uma palavra mais forte e capaz de expressar com mais impacto o desagrado que determinada coisa provoca em nós.
DESLUMBRANTE
Dizer que algo ou alguém é ou está bonita, elegante, interessante é elogioso. Porém, o termo «deslumbrante» tem outro impacto e é capaz de retratar com mais realismo o quão maravilhosa aquela coisa ou pessoa se encontra.
SURREAL
Quando dizemos que algo é «surreal», queremos dizer que algo é absurdo, não faz sentido, foge à normalidade. Não significa que seja algo negativo.
Em alguns casos, dizer que alguém é surreal pode ter uma conotação positiva.
PECULIAR
Ser diferente é, muitas vezes, uma característica positiva e distintiva. Mas podemos usar outras palavras para o fazer em vez de dizer que essa pessoa é particular, carismática ou diferenciada.
O termo «peculiar» adequa-se muito bem a este propósito.
INCULTO
Quando queremos evidenciar a pouca inteligência de alguém, temos por hábito chamar essa pessoa de «burra» (embora esteja provado que os burros são animais particularmente espertos).
Portanto, mais adequada e menos agressiva, é a expressão «inculto».
METAMORFOSE
Qualquer transformação, mudança ou alteração é, no fundo, uma metamorfose. Um termo erudito, pouco utilizado e que enriquecerá em muito o seu discurso.
SAGAZ
A palavra «esperto», apesar de corresponder a um elogio, nem sempre tem uma conotação muito positiva no discurso quotidiano.
Na hora de qualificar um indivíduo de pensamento e ação rápidas e eficientes, usar o termo «sagaz» é mais apropriado.
OCASO
E ocaso? Será que sabe o que significa? Pois, este é um sinónimo de pôr-de-sol.
Assim, da próxima vez que for ver o pôr-do-sol com a sua cara-metade, não se esqueça de lhe dizer como é belo aquele ocaso.
INSOLENTE
Da próxima vez que queira apontar o dedo à má-educação de alguém, mas não queira dizer diretamente que aquela pessoa é mal-educada, experimente usar o termo «insolente».
Embora sejam sinónimos, talvez esta última expressão seja mais bem aceite.
PRECIOSO
Na vida, há várias coisas com valor material ou imaterial. No momento de demonstrar a alguém como algo é valioso para si, use também uma palavra valiosa como «precioso».
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Língua Portuguesa: 10 palavras com significados diferentes noutras línguas
Língua Portuguesa: 10 pleonasmos comuns que deve evitar
Língua Portuguesa: significado e origem de 6 Expressões Populares curiosas
30 dos melhores Provérbios Portugueses
Língua Portuguesa: 10 palavras fantásticas que poucos utilizam
_
Não tem essa de parecer culto, ou tú é ou não é, não adianta tentar fingir.
João Vitor, não acredito que vc nunca tenha ouvido a palavra OCASO, isso a gente aprende na escola
Afinal eu era culto e nem sabia! Jocundus sum!