Conheça alguns pratos típicos do Porto e Norte, verdadeiras tentações gastronómicas que são típicas desta região. Verdadeiramente irresistíveis! No Norte, há muitos atrativos, sendo uma região especial. A cidade do Porto é uma das cidades portuguesas mais procuradas por turistas, tendo um encanto particular, um charme que a torna única.
No Norte, não faltam atrativos, havendo muitas razões para se visitar a região. Além da beleza natural, do património arquitetónico e da arte em geral, há cultura que encanta. Mas há algo mais que torna a região particularmente apetecível, a gastronomia.
No Norte não se passa fome. Come-se bem, em qualidade e em quantidade! São muitas as pérolas da gastronomia da cidade Invicta e da região Norte que ficam no nosso imaginário, depois de se experimentarem os seus ricos sabores. Reunimos alguns dos pratos típicos na construção de uma lista de fazer água na boca!….
10 maravilhosos pratos típicos do Porto e Norte
1 – Enchidos
O fumeiro do Norte é famoso. Por isso, os enchidos tinham mesmo de marcar presença nesta lista. Até podem ficar bem como prato principal, numa tábua de enchidos.
A alheira com ovo (a popular alheira de Mirandela faz jus à sua fama) é outra refeição que fica na nossa memória. Seja para petiscar, seja integrada numa feijoada ou num cozido à portuguesa, os enchidos fazem parte da história da gastronomia do norte do país.
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer este petisco:
A Adega
Morada: Av. 25 de Abril 866, Mirandela.
O Pote
Morada: R. Alexandre Herculano 186, Bragança
Tábua Rasa
Morada: Rua da Picaria 68, Porto
2 – Bacalhau à Braga
O Bacalhau é um símbolo da gastronomia portuguesa. Os portugueses gostam tanto do “fiel amigo” que muitas pessoas não o dispensam na noite de Natal. Uma das pérolas da gastronomia do Norte que é feita com bacalhau é o Bacalhau à Braga.
Nesta receita o bacalhau é frito com molho de cebolada, sendo acompanhado com batata frita em cama de azeite. Esta refeição revela-se uma experiência espetacular, cheia de sabores fortes.
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer este petisco:
Arcoense
Morada: Rua Engenheiro José Justino Amorim, 96.
Adega Malhoa
Morada: Rua D. Paio Mendes 19 | Sé Braga, Braga 4700-424, Portugal.
Casa Das Hortas
Morada: Campo das Hortas, Braga 4700-210, Portugal.
3 – Tripas à moda do Porto
A história deste prato é interessante, mas não pode ser explorada nestas linhas (veja, aqui). Este é um prato que se tornou num símbolo da cidade Invicta, revelando o espírito solidário e resiliente dos portuenses.
As tripas à moda do Porto são um prato que leva muito mais do que as tripas que dão nome ao prato. Entre os ingredientes que integram esta refeição estão: as carnes, a orelheira, a mão de vaca, o salpicão, a chouriça e o feijão. Normalmente, as tripas são acompanhadas com arroz branco.
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer este petisco:
Abadia
Morada: R. do Ateneu Comercial do Porto 22, Porto.
A Cozinha do Manel
Morada: Rua do Heroísmo 215, Porto.
Pombeiro
Morada: R. do Cap. Pombeiro 218, Porto.
4 – Lampreia
A lampreia é um prato típico do Alto Minho, existindo festivais dedicados a esta iguaria que é cada vez mais popular. O Arroz de Lampreia é a forma mais comum de se comer lampreia, sendo um prato que tem cada vez mais admiradores.
Existem pessoas que não arriscam experimentar este prato, mas não sabem a experiência que perdem. Quem experimenta, torna-se adepto e pretende repetir o momento.
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer este petisco:
Casa das Lampreias
Morada: EN 106 – Torre, Entre-os-Rios.
O Gaveto
Morada: R. Roberto Ivens 824, Matosinhos
O Moinho
Morada: Largo do Corro 1, 4980-614 Pte. da Barca
5 – Posta à Mirandesa
A Posta à Mirandesa é um prato que é tradicional no interior Norte do país, mais precisamente na zona de Trás-os-Montes. Este prato típico geralmente consiste num bife de novilho, cortado com 3 cm de altura, aproximadamente.
Depois, é grelhado e temperado com sal na grelha, juntando-se-lhe o molho com alho e pimenta. O bife é frequentemente servido malpassado, sendo a batata a murro e os legumes salteados o seu acompanhamento por excelência.
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer este petisco:
O Mirandês
Morada: Rua Dom Dinis 7, 5210-244 Miranda do Douro.
Restaurante O Abel, Bragança
Morada: En 218 N 3838, 5300-351 Bragança.
Restaurante Roma, Porto
Morada: R. de Santo Ildefonso 310 4000-301 Porto.
6 – Rojões
Os rojões são um prato feito em várias regiões do país, mas são mais tradicionais os do Minho. Este prato é uma explosão de sabores, sendo a carne de porco servida aos pedaços (sem osso). Os rojões têm muitas calorias, mas também muito sabor!
A acompanhar a carne de porco estão as chouriças de sangue, as tripas enfarinhadas e o sangue do porco cozido. O arroz branco também é servido, mas a experiência é elevada a outro patamar, quando é servido com arroz ou papas de sarrabulho.
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer este petisco:
Casa Nanda
Morada: Rua da Alegria 394, Porto
Camelo
Morada: Rua de Santa Marta N.119, Estrada Nacional Nº. 202, Portuzelo, Viana do Castelo
Restaurante Cruz Sobral
Morada: Campo das Hortas 7/8, Braga
7 – Feijoada à Transmontana
É no norte de Portugal, mais precisamente em Trás-os-Montes, mais para os lados de Vinhais, que se encontra a origem desta comida tradicional. Muitos escolhem esta refeição ao fim de semana, quando se reúne a família para deliciosos petiscos.
Como manda a tradição, o feijão encarnado cozinha-se com as carnes, sendo um prato rico em gorduras e em legumes, não podendo faltar os enchidos e as couves. Normalmente, como acompanhamento, escolhe-se arroz branco ou arroz de forno.
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer este petisco:
O Buraco
Morada: Rua do Bolhão 95, Porto.
O Nordeste Transmontano
Morada: R. da Rasa 834, Vila Nova de Gaia.
Restaurante El Rei D. Afonso
Morada: Praça de São Tiago 20, Guimarães.
8 – Sarrabulho
O sarrabulho é um prato tradicional que se tornou num símbolo nacional, sendo que o que se faz em Ponte de Lima é especial. Esta refeição pode ser feita em forma de arroz ou de papas, encontrando-se sempre associada a momentos de convívio seja com a família e/ou com os amigos.
Na sequência da matança do porco, o sangue do animal é guardado, sendo usado “os miúdos” do porco, o coração, o fígado, a língua ou a goela. Além disso, ainda se recorre a um forte tempero à base de cominhos, tornando-o num prato pesado, quente e farto e que, não sendo para todos, conquista muitos apreciadores!…
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer este petisco:
O Açude
Morada: Centro Náutico de Ponte de Lima, Arcozelo, Ponte de Lima.
Casa de Pasto Maria de Perre
Morada: Rua Viana 118, Viana do Castelo.
Taxca
Morada: Rua da Picaria 26, Porto.
9 – Bacalhau à Gomes de Sá
O Bacalhau à Gomes de Sá foi uma invenção de Gomes de Sá, que foi um comerciante do Porto (século XIX). Este chef adorava receber os amigos em casa. Normalmente, apresentava-lhes bolinhos de bacalhau e eles adoravam. Mas, um dia, decidiu surpreendê-los com um bacalhau diferente…
A receita foi retirada de um manuscrito da autoria de Gomes de Sá, que foi partilhada com um amigo. Bacalhau em lascas, azeite, dentes de alho, cebolas, azeitonas grandes pretas, salsa muito picada e rodelas de ovo cozido. Estes são os ingredientes de um prato que deve ser servido “quente, muito quente” (como escreveu Gomes de Sá ao seu amigo).
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer este petisco:
Abadia do Porto
Morada: R. do Ateneu Comercial do Porto 22
Casa Guedes
Morada: Praça dos Poveiros 130
Café Santiago
Morada: R. de Passos Manuel 226
10 – Francesinha
A Francesinha é um símbolo da cidade do Porto, uma sanduíche que é uma autêntica tentação. Leva diversos ingredientes calóricos e um molho delicioso.
Entre os ingredientes tradicionais estão carne de vaca, linguiça, salsicha fresca, queijo, mas é o molho que torna a experiência em algo verdadeiramente mágico. Pode ainda levar ovo por cima e ser acompanhada com batatas fritas, mas estas são adições populares que só surgiram mais tarde.
Eis alguns dos melhores restaurantes onde pode comer este petisco:
Café Santiago
Morada: R. de Passos Manuel 226, Porto.
Cervejaria Brasão
Morada: R. de Passos Manuel 205, Porto.
Taberna Londrina Porto
Morada: Estrada Exterior da Circunvalação – em frente ao Hospital de S.João.
NCultura
Se leu “Sabia que o minuto de silêncio é uma invenção portuguesa em honra a um brasileiro?” e gostou desta curiosidade, deixe-nos um comentário. Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente.
Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…
Boa noite!
Tenho acompanhado as notícias e novidades da NCultura e o assunto de hoje sobre me trouxe lembranças de um prato que avô, nascido em Nelas, fazia sempre quando eu era criança. Ele chamava de papa portuguesa, era feito com fubá, verduras e várias carnes. Vocês conhecem? Adoraria saber como se faz para apresentar à minha família! Grande abraço e gratidão! Meu nome é Eunice Gaspar, e falo de São Paulo, Brasil.