Início Viagem Destinos 10 lugares que não pode perder no Douro

10 lugares que não pode perder no Douro

Os sítios mais inacessíveis são os mais maravilhosos. Escondidos no interior de Portugal, estão os 10 lugares que não pode perder no Douro.

_

A aldeia de Trevões

Os 10 Lugares Imperdíveis no Douro
Trevões – 10 lugares que não pode perder no Douro

A aldeia de Trevões é mais uma aldeia vinhateira, pertencente ao concelho de São João da Pesqueira. Atualmente com cerca de 510 habitantes, chegou a ser sede de concelho entre 1159 e meados do século XIX. É uma pequena localidade perdida no monte mas com um encanto estonteante.

As suas gentes são bastante ligadas à religiosidade, e cada recanto desta aldeia é testemunha dessa fé. A pacata freguesia é constituída por um grande número de capelas e ermidas e o seu povo continua a perpetuar as ricas tradições e manifestações de índole religiosa.

Os 10 Lugares Imperdíveis no Douro
Trevões – 10 lugares que não pode perder no Douro

Numa visita a esta aldeia, não deixe de visitar a Igreja Matriz de Santa Marinha de Trevões, assim como a Capela do Mártir São Sebastião e o Nicho do Senhor da Boa Passagem.

E se viajar por altura do mês de Julho, a festa em honra da santa padroeira é uma romaria tão intensa que o vai surpreender. A aldeia de Trevões merece uma visita, assim como miradouro de São Paio, a 910 metros de altitude

Também o Museu Etnográfico de Trevões é outra visita obrigatória, onde poderá encontrar guardadas as memórias de um povo, as suas raízes e tradições. Para os amantes da caça, Trevões também é uma boa escolha, principalmente nos meses de Janeiro e Fevereiro, altura em que se realizam as montarias ao javali.

Fisgas de Ermelo – Parque Natural do Alvão

Os 10 Lugares Imperdíveis no Douro
Fisgas de Ermelo – 10 lugares que não pode perder no Douro

Localizada em Mondim de Basto, concelho de Vila Real, a cascata das Fisgas de Ermelo é uma das maiores quedas de água em Portugal. Fica situada no Parque Natural do Alvão, na freguesia de Ermelo.

O Parque Natural do Alvão é uma área protegida com cerca de 7220 hectares, com um vasto património natural e cultural. Sem dúvida nenhuma, as Fisgas de Ermelo são uma das principais atrações turísticas deste parque.

Os 10 Lugares Imperdíveis no Douro
Fisgas de Ermelo – 10 lugares que não pode perder no Douro

Numa paisagem natural de tirar o fôlego, selvagem até, uma barreira de quartzito forma um degrau com cerca de 200 metros de desnível. Ao cair desta altura, o rio Olo atravessa rápido e cortante as fragas e os penhascos. É, de facto, um desnível vertiginoso, originando este conjunto de três quedas de água.

Enquanto aqui está, aprecie a calma e o silêncio que por aqui reina. Um silêncio apenas interrompido por uma ou outra cabra selvagem que se avista ou pelo “rugido” da água que se mistura tão bem com o som da Natureza.

E se quiser gastar mais uns minutos do seu roteiro por esta zona, visite Ermelo, uma povoação de grande riqueza em arquitetura tradicional, vários conjuntos de casas de xisto, pelourinho, calvário e Igreja.

A elegante Barca d’Alva

Os 10 Lugares Imperdíveis no Douro
Barca d’Alva – 10 lugares que não pode perder no Douro

Barca d’Alva delimita a fronteira de Portugal. Mesmo ao lado de Espanha, Barca d’Alva está inserida em pleno Parque Natural do Douro Internacional. Erguida na margem esquerda do rio Douro junto à raia definida pelo rio Águeda a leste, a construção do Cais Fluvial e a proximidade com Espanha, trouxeram um novo dinamismo a Barca D’Alva.

Aqui, as amendoeiras em flor são a sua imagem de marca. Visite esta pacata e muito bonita localidade por altura do mês de Fevereiro e assista a um dos espetáculos naturais mais deslumbrantes em Portugal.

Mas para além das amendoeiras, Barca d’Alva também prima pelas suas laranjeiras e oliveiras e por ter sido o refúgio primordial, e inspirador, de Guerra Junqueiro, poeta e escritor português.

Os 10 Lugares Imperdíveis no Douro
Barca d’Alva – 10 lugares que não pode perder no Douro

Para além deste cenário idílico, desfrute da calma que reina por estes lados. Sinta o suave canto das aves e veja-as voar livremente em plena Natureza. E respire profundamente, aqui é o ambiente é tão saudável que fará bem ao corpo e à mente.

E a juntar a estas paisagens naturais magníficas, Barca d’Alva é o ponto de passagem para os cruzeiros turísticos que correm o Rio Douro. Visite esta pequena localidade através de um passeio de barco e certamente não se irá arrepender.
_

1
2
3

5 COMENTÁRIOS

  1. OLÁ !!!! VOU Pª O DOURO ESTA SEMANA!!!!! K PENA EU TENHO DE NÃO ESTAR AQUI AO PÉ DE MIM!!!! MAS AS RESPONSABILIDADES SÃO GRANDES !!!!! TENHA UM DIA FELIZ !!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.