Uma aventura inigualável pelo nosso país! Conheça 10 lugares mágicos em Portugal que contam histórias fascinantes e oferecem experiências autênticas. O nosso país tem uma riqueza invejável. Existem vários locais portugueses fantásticos para se visitar. Além dos destinos mais populares, há outros menos conhecidos que apresentam uma beleza fascinante.
Reunimos um conjunto de lugares que tem mesmo de conhecer. Por isso, se se encontra a planear uma escapadinha, poderá avaliar esta lista que iremos apresentar-lhe com lugares que todos os portugueses deveriam conhecer. Estes locais são tranquilos, encantadores, com história e tratam-se de lugares que asseguram momentos memoráveis para todos, independentemente do modo como se viaja, seja sozinho, em família ou com amigos.
10 lugares mágicos em Portugal de visita obrigatória
1 – Curral das Freiras, Madeira
A Ilha da Madeira é um paraíso formidável. A aldeia de Curral das Freiras pertence à freguesia de Câmara de Lobos, encontrando-se a cerca de 15 km da capital da ilha do Funchal. Esta aldeia revela-se um destino fascinante que merece ser destacado como um dos pontos turísticos mais incríveis da ilha.
Esta aldeia apresenta-se encastrada numa colina de socalcos verdes. A aldeia de Curral das Freiras está rodeada de montanhas. Neste espaço esplendoroso, podemos encontrar um panorama singular, especialmente para quem parte até ao Miradouro da Eira do Serrado e tem a oportunidade de contemplar a beleza única a partir deste lugar.
Foi no século XVI que a aldeia de Curral das Freiras nasceu. Como o nome sugere, o nascimento desta aldeia surgiu a partir de um convento de freiras. Elas estabeleceram-se neste local para conseguirem escapar aos piratas que atacavam o Funchal. A altura mais animada para visitar a aldeia de Curral das Freiras é em novembro, na Festa da Castanha, que acontece anualmente. Este lugar pacato transforma-se, ficando ainda mais encantador.
2 – Bordeira, Aljezur
Este é um dos destinos maravilhosos de Portugal que se encontra escondido no litoral. A Bordeira é um dos lugares mais tranquilos e encantadores que se pode visitar no nosso país.
Tem uma praia fabulosa e proporciona uma experiência memorável. Todos os que visitam este local nunca mais se esquecem.
A Bordeira integra o concelho de Aljezur, estando presente na ponta sul da Costa Vicentina. Esta aldeia foi uma das candidatas às 7 Maravilhas de Portugal. O enquadramento da aldeia da Bordeira é singular. Tanto se pode usufruir da praia maravilhosa, como de uma Natureza verdejante.
Por isso, este destino é bastante atrativo. Um dos produtos mais cultivados por esta região é a batata-doce. Existem diversas especialidades com este alimento que são deliciosas.
3 – Misarela, Montalegre
A Misarela é uma aldeia que está presente na freguesia de Ferral. Ela encontra-se integrada no concelho de Montalegre. Este destino maravilhoso revela um encanto difícil de igualar, sendo praticamente impossível de superar.
A Ponte de Misarela é uma construção mítica. Ela permite ligar o lugar à freguesia de Ruivães, já em Vieira do Minho, estando ligada a uma lenda irresistível.
Além do mito associado à ponte, esta construção tem ainda a riqueza de apresentar um cenário verdadeiramente deslumbrante. Provavelmente terá servido de inspiração de muitas mentes criativas ao longo da história.
A esta passagem de origem medieval foi atribuído um caráter sagrado. Ao longo de várias gerações, várias lendas e mitos foram ligados a esta construção. Por exemplo, segundo a crença popular, quando uma gravidez não se encontra a correr bem, a mulher deve ficar uma noite debaixo da ponte. Assim, a grávida ficará protegida.
A primeira pessoa que atravessar a ponte de manhã deve ser convidada para ser o padrinho ou a madrinha do bebé. O nome da criança também deve ser escolhido de imediato. Se for menino, deverá chamar-se Gervásio. Se for menina, deverá chamar-se Senhorinha.
4 – Vilarinho de Negrões, Montalegre
Esta é seguramente uma das aldeias mais fascinantes de Portugal, sendo um dos destinos mais marcantes desta lista. A aldeia de Vilarinho de Negrões destaca-se devido à curiosa implantação, estando presente numa península estreita que desemboca na Albufeira do Alto Rabagão, em Montalegre.
Quando se avista o povoado da aldeia de Vilarinho de Negrões de longe, a imagem transmitida é tão incrível que se duvida, apresentando um lado quase surreal. Esta aldeia está frequentemente presente em listas e rankings das mais bonitas aldeias do país.
A aldeia de Vilarinho de Negrões apresenta-se como uma modesta povoação. Esta aldeia contém uma população envelhecida com muitas histórias para partilhar. Parte da experiência que se vive na aldeia consiste em deambular pelas ruelas e contactar com o povo.
O casario em granito está presente rente à água, num cenário tão belo quando inesquecível. A atmosfera bucólica da aldeia de Vilarinho de Negrões é singular. Neste local, destacam-se vários elementos, nomeadamente alguns espigueiros, os pequenos muros de pedra e a capela.
5 – Fraga da Pena, Arganil
A Fraga da Pena é uma atração imperdível no concelho de Arganil, presente no distrito de Coimbra. Esta queda de água muito fotogénica pode ser contemplada na Mata da Margaraça, que integra a Área Protegida da Serra do Açor.
A cascata com mais de 20 metros de altura deslumbra pelo cenário único, apresentando uma vegetação viçosa, que irrompe das rochas de xisto. Este local singular revela-se um lugar incrível, conjugando frescura e tranquilidade.
6 – Loriga, Serra da Estrela
Esta aldeia especial está presente na montanha mais alta de Portugal continental. Loriga apresenta uma praia maravilhosa com águas cristalinas e uma paisagem deslumbrante, apresentando socalcos e pequenas lagoas.
Embora, a afluência de pessoas à praia fluvial aconteça sempre no verão, o que retira um pouco do seu encanto, a beleza do local é inegável. O cenário é magnético, digno de um filme de Hollywood.
Uma atividade memorável consiste em percorrer a Garganta de Loriga, num percurso feito da Torre, ao cume da Serra, até à povoação. Apesar de ser uma caminhada exigente, a experiência revela-se mágica.
Este é um cenário onde reina a beleza, a calma e a paz. Neste lugar de sonho, encontrará uma perfeita ligação com a Mãe-Natureza. Por isso, o esforço é devidamente recompensado.
7 – Cabroelo, Penafiel
A aldeia de Cabroelo encontra-se por terras do Vale do Sousa, integrada na Serra da Boneca, presente no vale do ribeiro de Entre Águas, designado também como rio Mau, o que acontece devido à força das suas águas no inverno.
O enquadramento natural da aldeia de Cabroelo convida-nos a fazer caminhadas exploratórias, partindo à descoberta dos seus diversos pontos de interesse, destacando-se entre eles a Capela de São Mateus. Outra atração local está na Casa Alves, uma construção datada de 1805.
O Museu da Broa está presente a dez minutos de carro. Este espaço é original e encantador. Neste local tranquilo, poderá viver maravilhosas experiências. Este lugar está circundado por uma Natureza de grande beleza.
Existem vários moinhos antigos em pedra pelo espaço que foram recuperados. Eles acompanham o curso do ribeiro e tornam o cenário imperdível.
8 – Quintandona, Penafiel
Esta aldeia encontra-se a apenas a meia hora de carro da cidade do Porto. A aldeia de Quintandona integra o concelho de Penafiel. A revitalização desta aldeia tornou-a num destino memorável.
A reconstrução das casas permitiu que nos últimos anos esta aldeia de xisto se tornasse numa referência, num lugar mágico. As ruas estreitas desta aldeia serpenteiam o casario que se apresenta implantado numa zona rural. Esta aldeia pitoresca proporciona uma experiência bastante agradável. Quem a visita procura repetir.
Setembro é uma boa altura para visitar a aldeia. Neste mês, ocorre a Festa do Caldo. Este evento realiza-se anualmente e tem contribuído para divulgar a beleza singular desta aldeia. Muitas pessoas são atraídas até este lugar fantástico.
No entanto, pode visitar noutra altura que viverá sempre momentos incríveis. O Winebar Casa da Viúva está presente num ambiente pitoresco deslumbrante. Este local tornou-se num espaço icónico, um local onde se come muito bem.
9 – Gimonde, Bragança
Este pequeno paraíso está presente no concelho de Bragança. Gimonde é uma aldeia situada no Parque Natural de Montesinho. A pacata aldeia carateriza-se pelas edificações centenárias, nomeadamente a sua Ponte, de origem romana. Além disso, a forte presença da Natureza é outro elemento que contribui para tornar o cenário idílico.
Neste espaço maravilhoso, poderá fazer caminhadas memoráveis. Além disso, para recuperar as forças, poderá usufruir de refeições deliciosas. As experiências gastronómicas são simplesmente inesquecíveis. O restaurante Abel é reconhecido como um espaço de referência em toda a região. Os seus pratos de carne são definidos como divinais.
Conheça mais destinos que vale a pena visitar:
- 10 fantásticas praias portuguesas de água quente
- 15 melhores destinos de férias em Portugal
- Praia: os 10 melhores destinos de férias baratos em Portugal
10 – Rio de Onor, Bragança
Esta é uma aldeia diferente de todas as outras. Rio de Onor é atravessada pela fronteira com o país vizinho. Portanto, num lado da aldeia está a população que pertence a Portugal, enquanto o outro lado integra Espanha. O Parque de Campismo é uma das formas de se alojar por aqui. No entanto, poderá encontrar outros locais para poder usufruir deste espaço acolhedor.
Esta aldeia presente na bela região de Trás-os-Montes tem peculiaridades incríveis. Por exemplo, os habitantes de Rio de Onor desenvolveram um dialeto específico, o “rionorês”, que consiste numa mistura de português e castelhano.
Existem várias atrações encantadoras nesta aldeia. O forno e a forja são elementos comunitários, que espelham a cultura local. Outras construções emblemáticas são a igreja matriz e a ponte romana. As edificações de Rio de Onor apresentam um valor histórico e social elevado. Estes pontos de interesse conferem à aldeia um ambiente singular.